6 coisas que as cozinhas modernas têm em comum

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Cozinhas modernas. Começamos este artigo a lançar para cima da mesa estas duas palavras e por lhe fazer uma pergunta: a sua cozinha de sonho é ou não uma cozinha moderna? Temos muitas dúvidas que a sua resposta possa ser negativa já que  o mundo das cozinhas modernas é simplesmente incrível e exerce sobre qualquer um, uma espécie de poder que nos faz querer saltar para dentro dela e criar as mais divinas iguarias. Bom, entusiasmo à parte – se bem que ser entusiasmado é sempre bom! – estaremos de acordo ao admitir que uma cozinha moderna nos proporciona uma qualidade de vida sem igual. Começando por todas as tecnologias que nos rodeiam, passando pelas opções decorativas bastante minimalistas e terminando nas ilhas – as ilhas de cozinha! – é impossível não sentir imediato fascínio ao depararmos-nos com cozinhas modernas.

O nosso artigo de hoje vem precisamente mostrar-lhe o que estas cozinhas têm em comum, já reparou com certeza que existe uma espécie de padrão e que todas elas são – dentro de estilos diferentes – muito parecidas. Abracemos a modernidade e continuemos a leitura!

Chão industrial

Cozinhas modernas por ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL
ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL

ARTS & CRAFT BY PEDINI ARTE CUCINE

ARTE CUCINE/ PEDINI SAN ANGEL

O chão de cozinha industrial é o mais comum nas cozinhas modernas e pelas razões que vamos passar a enumerar é a escolha mais prática para uma cozinha actual. Em primeiro lugar o material utilizado faz com que o chão seja muito fácil de limpar, uma vez que pelo facto de ser impermeável não permite que os resíduos se entranhem demasiado e depois sejam difíceis de tirar. Ainda ao nível do material, este oferece uma excelente resistência química e térmica, sendo ainda isento de solventes voláteis e sem cheiro. Para além de tudo isto o seu acabamento liso ou anti-derrapante permite que se mova em segurança dentro desta divisão. Uma opção que à partida pode não lhe fazer o maior sentido mas que com o tempo começará a apreciar.

Ilha de cozinha

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO  I MORADIA CANEIRO: Cozinhas modernas por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN
PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO I MORADIA CANEIRO

PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

As ilhas de cozinha são um dos grandes pontos a favor da modernização desta divisão da casa e não nos podiam agradar mais, é essa a grande verdade. Na cozinha tudo, ou quase tudo gira em torno do acto de cozinhar e precisamente por essa razão, faz mais do que sentido que no centro de tudo esteja aquilo que necessitamos para a criação das mais saborosas iguarias gastronómicas. No exemplo que lhe mostramos na imagem, como pode ver, toda a cozinha apesar de muito moderna, é simples e sem grandes artimanhas decorativas, mas a verdade é que qualquer um de nós – mesmo os menos dotados para a culinária – se imagina a preparar uma refeição aqui. Parece ser tudo mais fácil quando de repente nos vemos perante uma área de forma rectangular, onde tudo aquilo que precisamos está à distância de um braço. Ilhas na cozinha, sim por favor!

Iluminação delicada

A iluminação é sempre algo a que damos extrema importância e de facto é mais do que justificável tal fascínio pela iluminação dos espaços. Um espaço bem iluminado é um espaço agradável no qual nos sentimos bem e não temos dificuldade em permanecer. No caso das cozinhas modernas há uma tendência para que a luz seja sempre delicada, sendo que delicada não é sinónimo de fraca, é antes sinal de harmonia. Por todos os electrodomésticos que esta pode ter, pelo uso do cromado – que é de resto uma outra característica das cozinhas modernas – é quase imperativo que a luz atenue este lado industrial e confira personalidade ao espaço. Uma distribuição equilibrada da luz é sempre uma boa técnica e o resultado, como podemos constatar pela fotografia – onde para além do candeeiro de tecto, temos a iluminação horizontal que provém dos armários – resulta em pleno.

Prateleiras abertas

As prateleiras abertas têm uma série de vantagens e talvez apenas uma desvantagem. Começando precisamente pela desvantagem – é sempre melhor deixar as vantagens para o fim! – é necessário termos as prateleiras minimamente organizadas ou então a nossa cozinha parecerá sempre uma divisão desarrumada. Agora é um facto que não tendo uma parte da cozinha ocupada por armários ela vai parecer muito maior e menos atravancada, principalmente se não tiver uma cozinha muito grande. Depois – e talvez esta seja uma vantagem que tem mais que ver com gosto pessoal – as mercearias, latas e latinhas, frascos e garrafas são elementos super coloridos que dão à cozinha vida e alegria, no fundo elementos decorativos que estão sempre a mudar!

Foco no frigorífico

O frigorífico é provavelmente – a seguir ou antes do fogão? – um dos electrodomésticos mais importantes da cozinha. O exemplar que vemos na imagem é simplesmente uau! De forma quase quadrada nele encontramos três portas e uma saída de gelo! Quem é que nunca sonhou em pleno verão chegar à beira do frigorífico e simplesmente com um toque, ter o copo cheio de gelo?! É de facto qualidade de vida – então se for na estação quente! – e uma característica que muito bem ilustra o que é um frigorífico moderno. Grande, com mais que duas portas e uma saída de gelo é este o tipo de frigorífico do momento.  

Tecnologia

Já fomos referindo ao longo do artigo a importância da tecnologia no contexto das cozinhas modernas. Este é evidentemente, mais um aspecto comum a todas elas. E porquê? precisamente porque para pessoas modernizadas é imprescindível que a tecnologia esteja presente para facilitar ao máximo o dia a dia e é indiscutível que na cozinha os electrodomésticos são os melhores amigos do homem, não concorda? Qualquer tarefa se torna mais simples se soubermos que podemos contar com a preciosa ajuda de um bom fogão eléctrico e de um potente exaustor que elimine de imediato todos os odores provenientes do acto de cozinhar. A tecnologia é regra geral um grande pró na vida do ser humano e na cozinha não é excepção. A nossa vida pode ser bastante mais simples se tivermos a ajuda certa! Cozinhas modernas, mais por favor!

Encantado com as cozinhas modernas?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!