Crie o seu próprio jardim holístico

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O artigo de hoje é um pouco diferente daqueles que normalmente encontra na homify. E porque diferente pode e deve ser bom, no sentido em que nos permite descobrir outros caminhos, hoje temos para si um artigo sobre jardins holísticos. Sabe do que lhe falamos ou está de alguma forma familiarizado com o conceito? Se a resposta é não, não tem absolutamente nada com que se preocupar uma vez que está prestes a desvendar os segredos mais bem guardados sobre este tipo de jardim.

Há uma lado muito espiritual inerente a este conceito e se for um dos cépticos  que tem sempre alguma dificuldade em acreditar nestas coisas vai ver que muito daquilo que lhe vamos dizer mais do que espiritual é somente senso comum. Ainda baralhado? Pois bem, vamos começar o artigo por lhe explicar de uma forma clara o que é um jardim holístico e prosseguiremos com o artigo com algumas sugestões, no caso de ter ficado com vontade transformar o jardim de sua casa num lugar onde o bem estar é sentimento dominante. Curioso? Vamos a isso!

O que é um jardim holístico

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin Principal

Terra

É importante começarmos por referir que a natureza é tão vital para o corpo do ser humano, como os alimentos que ingerimos, o ar que respiramos e a água que bebemos. E ainda que acredite pouco em energias não poderá negar que através do sol, do ar, da terra e da água, recebemos um certo conforto que nos apazigua e nos transmite bem estar. Por esta razão é importante termos sempre em mente que do nosso dia a dia deve fazer parte um contacto mais ou menos regular com a natureza. E que sítio é melhor para isto do que o jardim da nossa casa? Para que acredite em nós fique a saber que actualmente as grandes empresas criaram para os seus funcionários jardins holísticos, onde estes podem estar em contacto com a natureza. Desta forma os jardins holísticos existem para que as pessoas se sintam melhor física e emocionalmente. Se quisermos entrar por um caminho mais espiritual podemos mesmo afirmar que este tipo de jardim permite não só cuidar no nosso corpo, mas também da nossa alma. De um jardim destes fazem parte cores, aromas, formas, plantas e sons que no seu todo pretendem recriar um recanto natural o mais completo possível ou seja, fazer-nos sentir em comunhão com a natureza. Mais esclarecido? Prossigamos então!

Jardim com paisagem

Como lhe dissemos anteriormente é importante que um jardim holístico estimule os nossos sentidos, pois só chegando a eles numa primeira instância, é possível partir para a exploração do bem estar. Um dos sentidos mais privilegiados que temos é, claramente, a visão e por isso mesmo é essencial que o seu jardim seja bonito e permita o seu olhar divagar por diferentes espaços. Na imagem que vemos, temos um jardim com dimensões mais amplas do que aquelas que são comuns, o que pode ser muito bom não só para os passeios, mas também para desafogar a vista. Um jardim que nos envolva numa paisagem única faz-nos sempre sentir que respiramos um ar mais puro e isso torna-se desde logo algo que nos faz sentir melhor. 

Cheiros no jardim

Os cheiros que podemos experienciar na natureza são por si só algo de muito especial. Determinadas plantas, flores ou simplesmente aquilo a que chamamos o cheiro a verde proporcionam-nos sensações olfactivas únicas, contudo a dica que lhe queremos dar para o seu jardim holístico tem que ver com a adição de outro tipo de cheiros, nomeadamente aqueles que se obtêm a partir de velas perfumadas. Não lhe estamos a dizer para sair do espectro natural – claro que não! – contudo há aromas muito suaves cujo propósito é precisamente o de criar ambientes zen, ou seja de paz e tranquilidade. Experimente conjugar os cheiros das velas com aqueles que já existem no seu jardim. Acredite que será surpreendido pelo melhor de dois mundos!

Sons no jardim

A audição é provavelmente o segundo sentido mais privilegiado e capaz de despertar em nós uma série de sentimentos e sensações. Os sons da natureza são sem dúvida maravilhosos, o vento a bater nas árvores, as folhas secas que pisamos, o chilrear que ouvimos ao longe. São tudo sons que nos fazem ter vontade de fechar os olhos e simplesmente sentir. Contudo há ainda mais um som que se puder juntar a esta sinfonia natural lhe trará uma paz única: o som da água em movimento. Há poucas coisas mais hipnóticas e relaxantes do que o som da água. Por isso se tiver oportunidade de ter um pequeno lago como o que vemos na imagem, vai ver que o partido que irá tirar dele será inigualável.

Ao seu gosto

Porque a parte estética é sempre condicionante do nosso bem estar – sim, o mundo da decoração não está confinado ao espaço que tem dentro de casa! – é importante que também o seu jardim holístico seja agradável ao seu olhar. A primeira sensação que terá ao chegar ao seu jardim, será precisamente aquilo que os seus olhos apreenderem. A forma – conceptualmente falando – é sempre a primeira coisa a ser apreendida e por isso mesmo é importante que o seu jardim num breve olhar lhe pareça logo, o mais perfeito jardim. Por exemplo, no jardim que vemos na imagem percebemos que houve um cuidado extremo no que diz respeito à construção do mesmo: a disposição em círculo, o uso de seixos, a escolha das plantas e suas respectivas cores, foram certamente alvo de muito pensamento e o resultado está à vista, este será um recanto que lhe proporcionará momentos de prazer, quer no que diz respeito à contemplação, quer no que diz respeito à manutenção, não esqueçamos o quanto terapêutico pode ser cuidar de um jardim.

Vida selvagem

OPORTO LOFT - ART HOTEL | OPORTO | PORTUGAL: Jardins ecléticos por Bastos & Cabral - Arquitectos, Lda. | 2B&C
Bastos & Cabral – Arquitectos, Lda. | 2B&C

OPORTO LOFT – ART HOTEL | OPORTO | PORTUGAL

Bastos & Cabral - Arquitectos, Lda. | 2B&C

Por fim a vida selvagem. Ela existirá sempre, não é algo que possa – e duvidamos que queira! – controlar. Contudo há opções que podem ser tomadas e a vida selvagem que existe no seu jardim pode ter ainda mais vida. Um dos nossos exemplos favoritos é o das plantas de água, o efeito que criam aqueles seres que flutuam docemente é incomparável e de uma beleza singular. No caso de ter um recanto com água, acrescente este toque ao seu jardim, será assim uma espécie de nenúfar no lago – que é como quem diz cereja no topo do bolo – e acredite em nós quando lhe dizemos que um jardim holístico pode mudar a sua vida.

Conte-nos! Que tal lhe parecem estes jardins?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!