Mesas lindas e completas para o Réveillon

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
VOLTAIRE , BEAUVILLE BEAUVILLE Salas de jantar clássicas
Loading admin actions …

Da mesma forma que se preocupa com a decoração de Natal, as mesas para as festas de Réveillon também são muito importantes para a celebração. Sendo uma dos pontos principais deste evento, a arte de decorar a mesa de Réveillon tem truques que podem fazer toda a diferença no resultado final da festa. As cores típicas da decoração das mesas no Natal podem funcionar unidas à ceia de Réveillon, mas com cautela para não exagerar e não perder a identidade de Ano Novo.

É importante remover alguns dos adornos muito marcantes ou característicos de Natal. Principalmente, se estes se estiverem deixando o ambiente com muitos detalhes, já que a decoração da noite de Réveillon vai por um lado mais sóbrio e elegante. O vermelho pode continuar na composição, aparecendo através das velas ou guardanapos. O importante, sempre, é que a base seja em branco.

Para não interferir na interação dos convidados e familiares, é preciso evitar o excesso de enfeites. Nessa ocasião, destacam-se as cores mais leves. Branco, bege, dourado e prateado são as cores clássica para essa data. É interessante usar variações dessas cores ou mesclar o branco com algum matiz forte. Apenas é válido sempre lembrar que esse é um momento de leveza e harmonia. Ou em outras palavras, as cores mais escuras e fechadas devem ser evitadas ou, caso estejam presentes, não devem ser predominantes. 

Selecionamos aqui algumas dicas para te ajudar a decorar sua mesa de Réveillon de forma prática e bonita. Atente-se aos detalhes e divirta-se!

Harmonia

VOLTAIRE , BEAUVILLE BEAUVILLE Salas de jantar clássicas Mesas

Básica, elegante, formal ou informal, a mesa do Ano Novo é um local onde se reúne as pessoas que mais próximas para celebrar todas as coisas boas que o ano que passou trouxe e começar uma nova etapa com boas  energias. Um dos pontos chave para preparar uma mesa de Réveillon bonita e de sucesso, é se certificar de que a decoração transpareça todos os bons sentimentos que quer transmitir para sua família e para os convidados que estarão na celebração. Seguir uma paleta cromática que envolva matizes claros e materiais como tecidos orgânicos ou confortáveis para a tolha de mesa pode ser uma ótima solução.

Taças

Em muitas das vezes, ocasiões como o Réveillon, o comum é recorrer a fórmulas clássicas para não correr riscos de fazer uma composição pesada ou exagerada. Os elementos que ocupam a mesa podem ser acessórios básicos. Principalmente, utilizando tons de prata, branco e dourado. Castiçais, velas pequenas e velas grandes podem preencher a mesa com estilo e elegância. As taças do tipo Martini são peças que podem servir outros tipos de bebidas e são muito bem vindas para este tipo de ocasião. Abrigar o espumante em um balde com gelo próximo a lenços estampados em uma mesa revestida por uma toalha branca e plantas pode ser uma solução charmosa e com personalidade para a sua festa.

Arranjo de flores

A criatividade na hora de arrumar a mesa é sempre um detalhe que faz toda a diferença! Além de decorar de acordo com o tema da data, pode-se também aproveitar o ambiente em que a comemoração está sendo feita. Se está na praia, por exemplo, pode investir em enfeites tropicais, como palha, flores e folhas. Da mesma forma, se estiver no campo, aproveite para incluir acessórios que sejam conectados com a natureza, proporcionando verde e o colorido das flores para sua mesa. Aproveite as belas garrafas para compor a decoração do ambiente, que fica muito acolhedor ao se utilizar folhas desidratadas, trigo e flores. Esta mesa de jantar que está presente no projeto de sala de jantar do escritório Msaviarquitetura conta com um belo arranjo de flores. As flores brancas dispostas no belo vaso ganham toda a atenção do ambiente.

Cores

Cores como o azul, o verde e até o vermelho podem ser bem aplicados à sua mesa de Réveillon e ao ambiente como um todo na hora de decorar a sua festa. Apenas é muito importante levar em conta que normalmente o branco é a cor predominante. As outras cores devem aparecer nos detalhes e não desvirtuar o intuito desta ocasião. A fórmula de sucesso mais comum para a noite de Réveillon é mesmo a dupla branco e dourado. Esta mistura proporciona elegância e um clima mágico para a sua mesa. Nesta mesa ao lado, temos as bordas dos castiçais e dos pratos em dourado, enquanto o fundo da louça de mesa e outros detalhes são brancos. O guardanapo e o jogo americano seguem em um vermelho tomate que traz charme ao ambiente. 

Louça

Os talheres para a mesa de Ano Novo podem variar nos formatos e cores, mas o mais recomendado é escolher sempre a simplicidade e os elementos básicos. O infalível branco, preto e tons de cinza, além do tradicional prata são as melhores pedidas para este tipo de ocasião. Uma louça temática pode ser adicionada, mas é valido prestar atenção antes de tudo para não exagerar e deixar o ambiente carregado demais. Procure balancear para não deixar a mesa recheada de detalhes que vão atrapalhar o jantar.

Iluminação

Na decoração da mesa do Réveillon, tente trabalhar bem a iluminação direta e indireta no local de forma que o ambiente fique mais agradável e aconchegante. Principalmente, se a mesa de jantar ficar localizada na sala de jantar ou em outro ambiente mais íntimo. Geralmente, para grandes festas ou espaços maiores, a dica é dividir os espaços e iluminar de acordo com as características de cada local. No entanto, a mesa de bebidas e comidas precisa ser sempre mais clara, para facilitar a circulação e o uso do espaço. Enquanto mesas de canto e lounges devem ter a iluminação mais intimista. Para mais ideias e dicas referentes à mesas de jantar confira 7 tipos de mesa para a sua sala de jantar.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista