Casa moderna com interiores surpreendentes

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Situada numa das zonas com maior qualidade de vida do nosso país, hoje apresentamos-lhe uma habitação unifamiliar que se diferencia da sua envolvente através das linhas modernas que a caracterizam. Desenvolvido pela equipa do JPS Atelier – Arquitetura, Design e Engenharia, esta projeto é dedicado aos amantes da arquitetura contemporânea que pretendem viver perto da cidade sem perder o conforto de um espaço mais amplo com uma área exterior para relaxar. 

Lugar e programa

O lote disponível para construção integra-se num bairro composto por moradias unifamiliares do município de Oeiras. Seguindo a tipologia construtiva da sua envolvente, o projeto pretendia incorporar as funções inerentes a uma habitação dedicada a um casal jovem com dois filhos. A equipa optou por rentabilizar ao máximo a área disponível criando um espaço exterior com qualidade suficiente para servir de apoio à vida familiar. 

Intervenção

Partindo do contexto arquitectónico e das exigências programáticas os arquitetos desenvolveram o projeto através de quatro ideias fundamentais. Em primeiro lugar a vontade de articular um espaço moderno com o programa tradicional de uma habitação. Em segundo, a tentativa de criar uma distinção clara entre a zona social e a zona íntima da habitação. Em terceiro, a exploração da relação interior/exterior através do sistema de circulação e do esquema de vistas. E finalmente, em quarto lugar, a inclusão de uma piscina que criasse uma zona privilegiada na zona de estar exterior.

Arquitetura

Em termos volumétricos o projeto seguiu formas ortogonais que se assemelham a um paralelepípedo com algumas adições e recortes que lhe conferem um caráter mais dinâmico. Esta escolha de planos e alinhamentos retirados da sua envolvente permitiram criar um conjunto contemporâneo sem comprometer a sua integração no bairro. 

Janelas

Outro elemento que permitiu quebrar a monotonia de uma volumetria simples e ortogonal foi a diversidade no desenho dos vãos. Além das grandes aberturas que garantem uma relação forte com o exterior, foram ainda criadas algumas janelas que seguindo o conceito de caixa da própria casa, conformam um efeito visual muito interessante. A monotonia do betão revestido a branco é interrompida pelo metal destes vãos que assumem cores e reflexos diferentes conforme a luz natural. 

Organização

Constituído por três pisos e uma cave, o esquema funcional da habitação organiza-se segundo um sistema vertical. O piso térreo além de integrar as divisões mais sociais da casa como o hall de entrada, a sala de estar e a cozinha é ainda responsável por grande partes das relações entre os diferentes espaços. Integrando também um espaço de trabalho mais reservado, este piso materializa uma importante relação entre o exterior e o interior do projeto. Os dois pisos superiores conformam três quartos e, naturalmente, as instalações sanitárias de apoio. Enquanto o quarto principal que integra a sua própria casa de banho e quarto de vestir é virado a poente, os outros dois quartos são iluminados por luz nascente.

Escadas

O elemento responsável por esta circulação vertical materializa-se através de um vão de escadas especialmente bem desenhado. Através da manipulação de simples planos, as escadas constituem-se como um elemento de desenho minimalista que além de desempenhar um papel funcional, assume um caráter escultórico no centro da habitação.

Interiores

O desenho dos interiores caracteriza-se pela escolha de materiais simples de acordo com todo o desenvolvimento do projeto. Ainda assim, foram integrados alguns elementos e materiais mais quentes que além de contrastarem com a contemporaneidade da habitação, criam uma atmosfera mais calorosa de acordo com os ambientes familiares. 

Cozinha

Na cozinha foram escolhidos tons neutros que refletem a iluminação natural do espaço criando um ambiente amplo e agradável. As suas linhas modernas fora contrapostas pela madeira mais tradicional dos pavimentos.

Exterior

O tratamento do espaço exterior da habitação foi desenvolvido em volta da piscina que assume um papel preponderante na sua configuração. O pavimento foi concebido em passadiços de madeira, que em conjunto com algum mobiliário exterior criam um ambiente ideal para relaxar e conviver ao ar livre.

Completo

Desde a sua volumetria, à escolha de materiais e ao desenho dos vãos, o projeto é caracterizado por uma contemporaneidade que se equilibra através da introdução de detalhes mais tradicionais. Um espaço moderno que se destaca da sua envolvente sem criar contrastes dramáticos. O trabalho desenvolvido pelos arquitetos revela, acima de tudo, uma grande preocupação com a família que ocupa o espaço criando uma habitação muito completa e agradável para qualquer idade.

Conte-nos a sua opinião. Também queria uma casa assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!