Casas de pássaros criativas para instalar no seu jardim

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Com a Primavera e o bom tempo chega também o canto dos pássaros. É por isso preciso proporcionar-lhes um lar. Que melhor local do que o seu jardim?

Se prefere deixar os passarinhos visitarem o seu jardim, em vez de os adoptar como animais de estimação, este artigo é para si. Não lhe vamos falar de gaiolas, mas de ninhos temporários para os seus amigos voadores, destinados a protegê-los, a eles e aos seus filhotes recém-nascidos, mas não só. As casas de pássaros, ou birdhouses, para usar a expressão inglesa, vão muito além da sua função utilitária — são objectos giríssimos para decorar a sua casa, a sua varanda, o seu jardim.

Inspirados pelo chilrear dos passarinhos, hoje preparámos um livro de ideias encantador. Acompanhe-nos neste passeio primaveril pelo jardim e, entre as nossas propostas criativas e modernas, escolha a birdhouse que melhor combina com o seu.

Funcional

Jardim  por Radius Design
Radius Design

Piep Show Home

Radius Design

A Radius Design traz cor e design para o seu jardim com esta PIEP SHOW HOME. O buraco de entrada e madeira adequa-se a quase todas as espécies de pássaros a caixa de nidificação é revestida a alumínio, um material muito resistente a intempéries. A correia torna a sua instalação muito fácil e não agride a árvore. Além disso, a sua arquitectura inclinada e a pequena abertura tornam mais fácil a limpeza. Na imagem vemos o modelo em prateado, mas está também disponível em preto, cor de laranja, branco e verde.

Em cerâmica

Já esta semana lhe falámos sobre o quão especial pode ser uma peça em cerâmica. Esta foi desenhada a pensar nos pequenos pássaros como os champim-real e o champim-azul, duas espécies muito comuns dos bosques portugueses, protegendo-os dos pardais. A estrutura concebida pelo atelier holandês Reisgeurts favorece a colocação fácil no chão do seu jardim, debaixo de uma árvore ou outro local abrigado. Um objecto de design simples, moderno e criativo, disponível em dois formatos diferentes. Lavável apenas com água quente.

Chegou o carteiro!

Ao longe parecem caixas do correio, mas são mesmo casinhas de pássaros. O difícil vai ser escolher a cor.

Upcycling

Jardim  por Jam Furniture
Jam Furniture

MILK CARTON INSPIRED NESTBOX / BIRDHOUSE

Jam Furniture

Por falar em design criativo, espreite este magnífico ninho inspirado num pacote de leite. Directamente do atelier Jam — especialistas em reaproveitar a madeira e produzir peças giríssimas — esta casa de pássaros é absolutamente irresistível. Como se não bastasse o seu desenho original, é um objecto verdadeiramente sustentável. Os materiais: restos de madeira reutilizados e peças de aço provenientes de máquinas de lavar roupa e louça, deitadas ao lixo. Existem ao todo quatro modelos, com diâmetros de abertura diferentes, de acordo com as espécies que mais visitam o seu jardim.

Cor, cor, cor!

Para combinar com as cores alegres da estação, nada melhor do que estes PICTO, do portfólio do Birds for Design. Um ninho suspenso, de linhas simples e em várias cores. Para além de giro é espaçoso: tem uma abertura consideravelmente larga para facilitar a limpeza do interior e uma porta vidrada nas costas, que permite observar os pequenos habitantes sem os perturbar.

Bed & Breakfast

Jardim  por LA PIOTE DESIGNERIE
LA PIOTE DESIGNERIE

Bed & breakfast

LA PIOTE DESIGNERIE

O mesmo estúdio, a mesma graça, outros materiais. Desta vez, usaram a argila, a fazer lembrar os potes artesanais de outros tempos e prometem Pensão completa com B & B!, fazendo referência ao bebedouro/comedouro desta pequena casa de pássaros.

Little Brother

Jardim  por LA PIOTE DESIGNERIE
LA PIOTE DESIGNERIE

Little Brother

LA PIOTE DESIGNERIE

Esta caixinha que aqui vê instalada como uma câmara é nem mais nem menos do que uma casa para acolher os passarinhos que sobrevoam o seu jardim na Primavera e ajudá-los a nidificar.  Este Little Brother — o nome é uma brincadeira com o Big Brother, pois claro — pertence à colecção muito divertida Dessine-moi un nid (desenha-me um ninho, em português) do estúdio La Piote Designerie.

E porque a originalidade também está nas coisas simples…

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

A portuguesa MUDA Home Design propõe: simplicidade.

Conte-nos... Qual destes ninhos ficava bem no seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!