Clínica da fala – um espaço de terapia

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Nem só de habitações a homify se debruça e a prova está em mais um artigo em que o seu interior é muito mais do que um simples interior habitacional. Aqui, tratam-se pessoas com dificuldade de comunicação e por isso todo o espaço, desenho, materiais e luz, foram pensados de forma aprofundada com o objectivo de melhorar a vida de cada individuo afectado com este problema. 

MMVARQUITECTO foi o estúdio de arquitectura responsável por este projecto de interiores. Já falámos de Miguel Marques Venâncio anteriormente quando também lhe demos a conhecer outra clínica, a dentária. Pode ainda rever como ficou solucionado esse projecto e como foi possível despistar medos e fobias com um espaço com uma atmosfera tão calma e serena - aqui! Mas o artigo de hoje é apenas sobre a clínica da fala em Lisboa o espaço de terapia que foi projectado cheio de bom gosto e objectivos fortes intrínsecos. É entendida como um local de aprendizagem, de concentração, onde o som e a imagem são elementos obrigatórios. Acompanhe-nos!

Créditos fotográficos: Fernando Guerra, FG+SG Architectural Photography

Um local de aprendizagem

​CLÍNICA DA FALA:   por MMVARQUITECTO
MMVARQUITECTO

​CLÍNICA DA FALA

MMVARQUITECTO

A Clínica da Fala, localizada no piso térreo de um bloco habitacional na cidade de Lisboa e tem como intuito o de lançar uma nova imagem e conceito de clínica na cidade. Partindo de um orçamento reduzido, o desafio baseou-se no reformular de um espaço existente, numa clínica de terapia da fala para uma jovem terapeuta. O programa desenvolve-se num único espaço, onde se articula o espaço de entrada com um gabinete de correcção da fala, onde a presença de um espelho é elemento integrante das secções de terapia.

A materialidade

​CLÍNICA DA FALA:   por MMVARQUITECTO
MMVARQUITECTO

​CLÍNICA DA FALA

MMVARQUITECTO

Optou-se por uma escolha de materiais vulgares e desprovidos de qualquer nobreza, como resultado de uma experimentação que faz referência à arquitectura imaterial: o espaço. A utilização de paredes em vidro potencia os reflexos e vibrações da luz, criando uma atmosfera em constante mutação.

Diversas sensações

​CLÍNICA DA FALA:   por MMVARQUITECTO
MMVARQUITECTO

​CLÍNICA DA FALA

MMVARQUITECTO

A clínica é entendida como um local de aprendizagem, de concentração, onde o som e a imagem são elemento obrigatórios. O desafio trata-se da sua integração num espaço já existente.

Captar o ritmo das palavras, a pausa entre elas, ruído, silêncio, cheio e vazio, torna-se a ideia principal do projecto. A partir destas premissas e da análise do espaço desenha-se um tecto paisagem, que vibra como a cadência dos rirmos das natureza. Este mecanismo equilibra-se com a robustez e simplicidade do todo. O filtro deixa passar o ar e define o som, a massa contem ambos. As sensações de profundidade, transparência, opacidade e fluidez dão dadas pela organização subtil dos materiais.

O silêncio e a sua importância

​CLÍNICA DA FALA:   por MMVARQUITECTO
MMVARQUITECTO

​CLÍNICA DA FALA

MMVARQUITECTO

O espaço apela a uma nova imagem, capaz de despertar novas sensações e uma melhor atmosfera de trabalho. O desejo foi o de criar um espaço diferente na cidade, mais calmo, contemplativo, e reflexivo, que chamasse a atenção para a importância do silêncio e para os espaços aparentemente vazios.

Mecanismos vs mobiliário

​CLÍNICA DA FALA:   por MMVARQUITECTO
MMVARQUITECTO

​CLÍNICA DA FALA

MMVARQUITECTO

A possível compartimentação destes espaços é feita apenas por um único plano deslizante - porta de correr. Tendo em conta a polivalência de um espaço único, propôs-se um tecto permeável constituído por lâminas que ocultam e controlam todos elementos técnicos necessários para o funcionamento da clínica: iluminação, climatização, sistema de segurança e som.  Este mecanismo para além de controlar estes elementos, tem como principal função criar uma sensação de profundidade e vibração que caracteriza o espaço. 

O resultado é entendido como um vazio onde o mobiliário é moldado na mesma matéria, sendo parte integrante de um todo – repare no banco integrado na parede.

Que achou do espaço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!