As cabanas dos tempos modernos

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Tal como a pedra, a madeira também foi um material fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento da espécie humana. Sociedades primitivas descobriram a utilidade da madeira para se aquecer, cozinhar, fabricar armas e utensílios domésticos, construir barcos e casas. Portanto, a madeira é provavelmente o mais antigo material de construção que conhecemos! Com o Verão a aproximar-se, muitos de nós optamos por sair da cidade e embarcar num tipo de refúgio pessoal. As tradicionais cabanas acabaram por perdurar no tempo e hoje ainda são muitos os que preferem a construção com esse material! Assim sendo, neste artigo apresentaremos alguns projectos de casas em madeira que nos fascinam e deixaremos que o leitor encontre a inspiração necessária, que o levará a procurar um refúgio confortável, agradável e belo.

Encontro com a floresta

  por Woodlands Rainforest Retreat
Woodlands Rainforest Retreat

Australian Rainforest Retreat

Woodlands Rainforest Retreat

Para quem sonha com a simplicidade e tranquilidade de um refúgio de madeira no meio da natureza, cercado de uma excelente sombra, com uma varanda espaçosa e coberta com algumas folhas secas, este projecto parece o ideal. A edificação é engolida pela paisagem e o seu luxo reside na simplicidade do seu desenho arquitectónico.

Cruzando morfologias

As formas tradicionais e consagradas da arquitectura, como a tipologia da cabana primitiva de Vitrúvio, ainda são válidas para a arquitectura contemporânea. Neste projecto, apesar da típica construção e estética a uma escala diferente, todos esses pontos contribuem para a transformação do projecto. Construído num bloco único em madeira (com excepção da esquina revestida em pedra) a imagem assemelha-se a uma grande escultura. Um excelente exemplo de arquitectura que reúne a tradição, qualidade material e uma harmonia entre ambientes construídos.

Para grandes famílias

Casas modernas por homify
homify

Sam's Creek

homify

Para lá do refúgio, a cabana de madeira pode ultrapassar as barreiras do seu próprio significado e utilização. Sabemos que seria fantástico vivermos numa casa como esta, mas para isso seria preciso um grande esforço financeiro e capacidade para ocupar os seus espaços. Mas se ainda está indeciso sobre as qualidades deste material, anote o seguinte: para além das qualidades estéticas únicas e inequívocas, a madeira possui qualidades relacionadas com o conforto ambiental, apresentando também boas condições de isolamento térmico e absorção acústica. Este material tem óptimo desempenho estrutural, superior, em alguns aspectos, ao do betão. Neste projecto moderno de linhas rectas e formas simples, a madeira suaviza a abstracção volumétrica do edifício e faz o contraponto com os planos envidraçados. O interior também toma por emprestado, as qualidades materiais físicas e estéticas da madeira.

Combinações simples entre materiais

Casa  por Bruno Rubiano
Bruno Rubiano

Casa Painel

Bruno Rubiano

Neste projecto, ideal para os apreciadores de uma estética limpa de adornos, consegue combinar a simplicidade entre materiais de aspecto natural e industrial, como a estrutura metálica e o vidro com as superfícies externas revestidas com madeira. Todos eles garantem uma unidade ao conjunto da habitação e contrastam com os materiais industrializados. É importante salientar que, quando comparada a outros materiais, a madeira possui algumas desvantagens. É combustível e vulnerável a agentes externos, humidade, fungos e bactérias. Portanto, em casos como este, quando utilizada como revestimento de superfícies, principalmente externas, expostas a estes agentes, é necessário a adopção de tratamentos especiais como a impermeabilização.

Um chalé de madeira

Para finalizar, não deixamos à parte o tradicional chalé em madeira pode servir tanto como refúgio quanto como espaço para encontros com amigos e familiares. Estando disposto como um anexo da residência principal, este projecto, que para além do seu aspecto natural na estrutura, revestimento e móveis de madeira, a sua cobertura feita de palha  reforça a simplicidade e o aspecto rústico do chalé.

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe o seu comentário na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!