Especial sobre arquitectura tropical brasileira

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Do país sul americano que viu nascer grandes arquitectos, chegam-nos alguns projectos que nos inspiram e que transformam o dia a dia da sociedade contemporânea. Desde das formas geométricas e ângulos únicos que formam um estilo modernista projectado pelo atelier SPBR, passando pelo inspirador Flávio Castro ao mais conhecido e tropical Márcio Kogan, e terminando com M+P Arquitectura, o desenho cosmopolita passa por uma transformação com raízes tropicais, quase de genética,  do nosso ''país irmão''.  Todos estes arquitectos  orbitam sobre o tema ''natureza e arquitectura'' nas suas obras. As  formas reflectem uma inspiração sem precedentes, e em muitos de seus projectos, as ideias exibem uma simetria e originalidade praticamente inigualável. Obviamente destacamos também o nome de Márcio Kogan, pois é actualmente um dos maiores nomes da arquitectura contemporânea brasileira, tendo sido por várias vezes reconhecido com prémios nacionais e internacionais, participado com frequência de exposições. 

Deixe-se levar pela paixão tropical da arquitectura brasileira e descubra alguns dos nomes que estão passando pela homify!

Um atelier chamado SPBR

A SPBR é um dos escritórios mais conhecidos no actual cenário da arquitectura brasileira. Esta residência no litoral norte de São Paulo é o projecto que agarra uma marca única e original. Rodeada pela beleza exuberante da vegetação local, o terreno usado para construir esta residência possui 50 metros de profundidade, com o objectivo de não danificar a paisagem existente. Angelo Bucci e a restante equipa SPBR valorizam o conceito de viabilidade económica, explorando pontos de vistas inovadores no campo da arquitectura.

Linguagens tropicais com Márcio Kogan – MK27

Márcio Kogan já é um dos conhecidos cá na homify! Neste projecto que apresentamos, o conceito pode ser descrito numa só imagem: um volume longitudinal com grandes portas de vidro deslizantes, que sustentam uma caixa de madeira delimitada por lajes de betão. A simplicidade conceptual e o programa da casa fundem-se numa estrutura igual e simplificada. Abrindo as portas de vidro do piso térreo, todo esse espaço se torna aberto e se funde com o jardim.

Um interior único

O interior deste estúdio fotográfico desenvolve-se para o jardim lateral e para o meio urbano, estabelecendo assim uma continuidade espacial entre a praça e o edifício. Os materiais usados fazem transparecer uma estética única, apropriada para o uso intenso de um estúdio fotográfico, que precisa de ser transformado constantemente.

Geometrias com Flávio Castro

Casas modernas por FCstudio

Flávio Castro é um apaixonado por arquitectura e hoje, com experiência em projectos práticos e teóricos, o seu reconhecimento internacional é notável. Deixamos para si o projecto Casa Planalto como exemplo da sua obra.  Esta residência possui um excelente sistema acústico, para além de estar localizada numa área urbana. O design aplicado à este projecto completa-se por um estilo moderno, onde os espaços ganham vida e harmonia. Os espaços amplos são uma marca forte deste projecto, e através das diferentes texturas e formas, a residência torna-se assim um ponto de referência na arquitectura brasileira.

Madeira no interior

Casas modernas por FCstudio

Ainda no atelier Flávio Castro, destacamos o projecto da casa em Maranhão, onde num primeiro olhar é possível perceber a escolha minuciosa do mobiliário, na sua relação com a arquitectura existente. Sendo um projecto de arquitectura com uma inspiração modernista, a decoração do interior foi pensada com um excelente valor estético e com peças de design moderno e contemporâneo. 

Orgânico com MP Arquitectura

A arquitectura brasileira sempre foi de grandes excentricidades nas suas linhas e o tem Oscar Niemeyer como o seu maior representante. Nesta imagem apresentamos M+P Arquitectura, com um projecto habitacional em Angra dos Reis. Esta casa mostra uma forte relação com a natureza que o rodeia e o estilo de vida tranquilo neste paraíso perto do Rio de Janeiro. Nesta tentativa bem sucedida de se ligar ainda mais com a natureza, observamos uma fantástica cobertura que se mistura com a vegetação envolvente. Projectada para proteger do sol, a sua estrutura é construída com madeira de eucalipto, revestida com pequenos pedaços de pinho. Uma maneira única de fazer com que este projecto seja realmente um dos destaques entre as demais casas de praias da região.

Forma e interiores que inspiram

Esta é sem dúvida, uma solução arquitectónica simples e eficaz, onde se respira tranquilidade. Nesta imagem é possível observar o detalhe do piso que se liga perfeitamente ao jardim, devido à sua estrutura subtil e ao cuidado que foi dado à escolha dos materiais – sobretudo à madeira.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua opinião na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!