Casas ecológicas que inspiram

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Um tema que começou a ser falado nos anos 70, com a expressão inglesa ''green house'', quando o preço do petróleo subiu abruptamente e os custos do transporte de materiais subiram excessivamente, fazendo com que se tornassem inacessíveis à maioria das pessoas. Nos dias que correm, é um tipo de arquitectura corrente e muitas vezes muito requisitada.

Sabemos que são muitos os factores que ajudam na criação de um edifício sustentável: a ventilação natural,  painéis solares, boa orientação solar, sistema hidráulico que separa os diferentes tipos de utilização de água, entre outros… Esses recursos podem parecer um tanto distantes do leitor,  mas a sua importância e popularização aumentam com o passar do tempo. Nesse artigo de hoje, iremos apresentar alguns exemplos de casas sustentáveis para inspirá-lo para mais um dia de trabalho!

Um projecto eficaz

Terraços  por Designcubed
Designcubed

Courtyard House – East Dulwich

Designcubed

Nesta proposta dos Designcubed,  todo o exterior da casa foi revestido com madeira, e vários foras os materiais reciclados no interior. No entanto, o maior desafio que encontraram foi o de descobrir uma maneira eficaz que permitisse a entrada da luz na morada. Com isto, um grande pátio surgiu no projecto, e agora dá acesso aos principais quartos, gerando um ganho solar e grande ventilação.

Reabilitar para economizar

Casas modernas por AR Design Studio
AR Design Studio

AR Design Studio- The Boat House

AR Design Studio

Reabilitar uma casa já existente é sempre a forma de intervenção mais sustentável no campo da construção. Procure utilizar os materiais disponíveis no local e  reutilizar as peças antigas. A foto mostra uma casa  que foi reabilitada recentemente. A inclinação da cobertura permite uma ampla absorção solar durante o dia, garantindo que a casa fique mais quente no Inverno e mais fresca no Verão.  As grandes portas de vidro de correr, podem ser abertas com a intenção de captar a brisa da água.

O lado sustentável

Casas modernas por Forrester Architects
Forrester Architects

Pond House_Passive House (Passivhaus)

Forrester Architects

Esta casa surpreende pela sua firmeza e sustentabilidade. É assim uma construção que não requer sistemas de aquecimento ou refrigeração convencionais, pois está completamente isolada a nível térmico. Para além de estar voltada a Sul, há também um sistema de captação de água da chuva e painéis solares.

Inspiração tropical

Casas  por LIJO.RENY.architects
LIJO.RENY.architects

The Green Roof Residence

LIJO.RENY.architects

Será bem provável que a terra seja o melhor isolante térmico que existe e este recurso, quando bem utilizado, ajuda a diminuir as temperaturas urbanas, absorve o som e retém a água da chuva.  A vegetação existente contribui para a biodiversidade de animais e plantas da área.

A contribuição da natureza

Localizada numa floresta isolada, esta casa tem um grande sistema de ventilação: ambos os lados da casa se abrem, permitindo que todos os espaços ''respirem'' o ar exterior. O betão é também um óptimo isolante térmico, e faz com que a casa fique fresca durante os meses de Verão.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!