5 Casas com fachadas curvilíneas

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Estamos acostumados a ver edifícios desenhados a partir de ângulos rectos, mas quase sempre questionamo-nos: haverá espaço para as formas curvilíneas? Menos frequentes na arquitectura funcional, a linha curva é uma raridade e ao mesmo tempo,  surpreendente. Incrivelmente bela, usamos as palavras do arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer para abrir o nosso tema de hoje: « Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas, no corpo da mulher preferida.» Inspirador, não acha?

Assim sendo, hoje olhamos precisamente para estes belos edifícios cujas fachadas estão para além do convencional, e onde só há espaço para as formas curvilíneas.

O poder das curvas

Museus  por Marcela Grassi Photography
Marcela Grassi Photography

Museo de Arte Contemporaneo en Niteroi.Oscar Niemeyer

Marcela Grassi Photography

Começamos este artigo sobre fachadas curvas falando de Oscar Niemeyer e um dos seus edifícios emblemáticos: o MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil. Para entrar no edifício, um prédio branco completamente circular, deverá fazê-lo através de uma rampa, e como não poderia deixar de ser, este elemento também ele sinuoso e cheia de curvas que vão buscar a bela paisagem marítima!

Uma cabana diferente

O arquitecto polaco Robert Konciezcny apresenta-nos um projecto fantástico, onde nos faz acreditar que até mesmo as cabanas de madeira podem ser curvilíneas.  Claramente pensamos que este projecto é único e não se assemelha a uma típica cabana. Construída em madeira através de um sistema de pré-fabricação, esta casa não só demonstra as vantagens do design sustentável, tal como é marcante para quem a vê e para quem a vive.

Um projecto futurista

Este projecto para nós uma visão vincadamente futurista, projecto impressionante criado pelo arquitecto italiano Luca Curci para os Emirados Árabes Unidos. A partir da criação destas formas orgânicas, são projectados uma série de edifícios que albergam áreas residenciais, comerciais, inclusive com marcas de luxo.

Efeitos ópticos

Casas  por Jakob+MacFarlane
Jakob+MacFarlane

Hérold – 100 logements sociaux // Paris

Jakob+MacFarlane

Será uma proposta com curvas ou fachadas normais? A nossa resposta é quase óbvia. É um truque de design exterior da fachada: as superfícies das varandas são projectadas de tal forma, que a partir de uma certa distância os prédios assemelham-se a uma forma circular!

Pequenas intervenções na fachada

Podemos incluir fachadas curvas em casas, sem que elas tenham a necessidade de atingir todo o edifício.  Neste último exemplo,  terão sido adicionados alguns elementos curvilíneos para um prédio rectangular clássico, obtendo um efeito surpreendente e marcante.

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!