ANTES e DEPOIS: Incrível reabilitação

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Se há projectos que nos emocionam são certamente os de reabilitação. A grande vertente emocional adjacente a este tipo de intervenções, faz com que a ligação histórica e temporal torne um projecto em algo sublime. 

Esta habitação que hoje lhe iremos mostrar é o exemplo perfeito de como a memória pode permanecer no tempo e no espaço e perdurar através da criação de intervenções que vão ao encontro da reabilitação. No entanto torna-se também relevante ressaltar a importância da readaptação dos espaços antigos aos usos contemporâneos e é precisamente neste âmbito que este projecto se destaca, fazendo uma aproximação contemporânea sem esquecer a componente histórica e tradicional da habitação original.

O projecto que hoje lhe iremos mostrar é da autoria dos profissionais bAse arquitectura e consistiu numa abordagem incrível que proporcionou uma intervenção única numa habitação histórica. Não deixe de verificar o resultado final!

Uma fachada com história

Casa em Chaves: Casas clássicas por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

A fachada é claramente histórica e neste sentido a intervenção procurou precisamente preservar essa característica. Uma vez que o edifício já se encontrava em grande estado de degradação e já tinha sofrido inúmeras alterações ao longo do tempo, a intervenção dos arquitectos passou pela reconstrução do edifício original aproveitando todos os elementos que ainda se encontravam em bom estado.

Também os vãos da fachada principal foram reabilitados preservando no entanto a sua forma e localização original.

Antiga ou moderna?

Casa em Chaves: Casas clássicas por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

A habitação que foi objecto desta intervenção data do final do século XIX e situa-se precisamente no centro histórico da cidade de Chaves em Portugal. Como é possível observar na imagem, a habitação encontra-se parcialmente construída sobre a muralha medieval da cidade. 

O projecto foi definido segundo algumas linhas orientadoras, uma delas era de facto a de reabilitar os ambientes  interiores da habitação conferindo-lhes uma capacidade de resposta a novos usos e modos de vida contemporâneos. 

Era necessário responder com uma intervenção que pudesse de facto proporcionar um grande conforto à família mas claro sem esquecer a configuração tipológica antiga e pre-existente.

Interiores luminosos e incríveis

Casa em Chaves: Corredores e halls de entrada  por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

Passamos agora directamente para o interior da habitação. A primeira impressão é que de facto, os interiores são um lugar incrivelmente luminoso e arejado. A iluminação natural torna-se assim no principal protagonista deste lugar mágico. 

De modo a clarificar a organização espacial interior procedeu-se à separação formal através da caracterização funcional dos espaços. Este é um local de passagem que não necessita de quaisquer elementos decorativos pois a arquitectura fala por si.

Sala de estar

Casa em Chaves: Salas de estar modernas por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

Como já reparámos no interior a sensação é realmente única. O pavimento em madeira contrasta com o ambiente minimalista que ali se faz sentir, criando uma aura acolhedora e confortável. 

Podemos de certa forma afirmar que de facto, a intervenção procurou unificar a atmosfera interior da habitação criando assim espaços interiores modernos e contemporâneos em contraste com a atmosfera exterior do edifício.

Sala de jantar minimalista e moderna

Casa em Chaves: Salas de jantar modernas por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

A sala de jantar é um local incrivelmente harmonioso onde o ambiente conformado transmite uma grande serenidade e leveza. As linhas estéticas seguem a mesma linguagem minimalista e despojada realçando apenas o essencial. 

Neste espaço surge uma pequena surpresa que cria uma nova dinâmica espacial que é precisamente a carpete preta. Este elemento não só define e caracteriza a atmosfera desta divisão como também, consegue de uma forma subtil e discreta, delimitar a área destinada a refeições.

Uma escadaria distinta

Casa em Chaves: Corredores e halls de entrada  por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

A materialidade que caracteriza esta habitação é maioritariamente constituída de elementos naturais como é o caso da pedra natural e da madeira. Neste local essa relação é visivelmente explorada através da criação de uma escadaria moderna e fantástica. O design é realmente incrível e contrasta com as paredes originais de pedra natural do edifício. Embora o design seja efectivamente distinto, o facto de estas escadas possuírem uma materialidade natural, acentua a sua conexão com a construção tradicional em pedra.

No piso superior…

Casa em Chaves: Corredores e halls de entrada  por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

Ao subirmos as escadas encontramos um espaço moderno e minimalista que se caracteriza pela presença de uma pequena clarabóia superior que efectua a iluminação necessária para este local de passagem. Este exemplo mostra-nos como realmente existem sempre soluções arquitectónicas adequadas para uma boa intervenção a nível de iluminação natural.

O pátio

Casa em Chaves: Jardins modernos por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

O edifício pré-existente possuía um pátio ao nível do primeiro andar e uma das premissas fundamentais do projecto de reabilitação seria precisamente o de criar uma relação única e estreita entre os espaços interiores com aquele pátio, clarificando assim esta relação e aproveitando, desta forma, todas as múltiplas vantagens que este espaço exterior poderia oferecer, nomeadamente condições excelentes de iluminação e ventilação natural e também vistas cruzadas para a paisagem exterior.

Do exterior para o interior

Casa em Chaves: Jardins modernos por bAse arquitetura
bAse arquitetura

Casa em Chaves

bAse arquitetura

Ainda no exterior a sensação é a de que estamos de facto perante uma construção rural num meio natural e sobretudo muito sereno. A iluminação quente emanada pelos interiores da habitação convidam qualquer um entrar e desfrutar deste local magnifico.

Se gostou deste projecto de reabilitação certamente irá adorar esta intervenção incrível num edifício pombalino! Não deixe de verificar!

Gostou desta intervenção regenerativa? Qual o seu espaço de eleição? Conte-nos tudo através de um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!