Cozinhas portuguesas modernas

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Cozinhas, o paraíso dos aspirantes a chefs, a divisão preferida dos foodies, o possível refúgio de um dia agitado de trabalho, o lugar onde a família se encontra para partilhar as histórias do dia, o sítio onde se guardam e preparam as coisas mais deliciosas.


Pode decorá-la em vários estilos, experimentar nela cores, padrões, materiais diferentes… No final, sejam quais forem os ingredientes, a receita certa é sempre aquela que resulta numa divisão bonita, elegante, organizada e confortável. Ah! E personalizada, claro — esse é o ingrediente secreto!

Hoje na homify fomos espreitar sete cozinhas portuguesas que respiram modernidade e bom gosto. E enquanto escrevemos este artigo está um bolo no forno. Imagine-as com esse aroma apetitoso e acompanhe os nossos especialistas nestas cozinhas de sonho. Portuguesas, com certeza!

Perfeição vintage

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Por onde se começa com tantos detalhes bonitos? Pronto, talvez pelos mosaicos que revestem o piso desta cozinha ensolarada. O designer de interiores Tiago Patrício Rodrigues descreve este apartamento como “Um espaço de tempos e memórias. Um apartamento T6 Belle Époque, procura a sua memória inicial a par de uma nova vivência contemporânea.” E é essa a sensação que temos quando entramos nesta cozinha. Uma divisão onde bonitas histórias e objectos do passado se cruzam com apontamentos e funcionalidade contemporâneos. Uma perfeição vintage, dizemos nós!

Tudo se transforma

Apartamento na Av. Roma: Cozinhas modernas por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Onde durante anos morou uma cozinha sem graça e escura, os especialistas do gabinete de arquitectura Atelier da Calçada fizeram nascer uma divisão banhada pela luz natural, uma tela imaculadamente branca e neutra, combinada com um piso autonivelante de cor castanho avermelhado. Espreite aqui o “antes” e surpreenda-se com este milagre do design de interiores!

Trendy com sotaque alfacinha

Uma cozinha pequena e elegante, harmoniosamente integrada na mesma divisão da sala de estar. Este foi o resultado do projecto Home Staging Factory para a remodelação deste apartamento na baixa lisboeta. Os materiais base? Mármore e mosaico hidráulico portugueses, obviamente! A acompanhar a atmosfera trendy e sofisticada que se repete em todo o apartamento.

Branca e luminosa

A opção de uma paleta cromática neutra é sempre associada a um estilo moderno ou minimal. Bem como a funcionalidade — uma das grandes vantagens de uma cozinha clara e luminosa. Desta, que pertence ao portfólio da empresa portuguesa Barboa & Guimarães, destacamos a imensa luz natural e a ilha central, guardiã dessa funcionalidade, com inúmeras opções de arrumação, espaço para refeição e área de trabalho.O branco é, para além disso, uma cor que associamos a higiene e limpeza, a um ambiente imaculado e, por isso, a escolha cromática perfeita para uma cozinha.

Mármore lusitano

Chalé das Três Esquinas: Cozinhas ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Tiago do Vale escolheu precisamente a cor branca, como tema visual para este seu projecto, o Chalé das Três Esquinas. Nesta cozinha bracarense, o branco é sistematicamente repetido nas paredes, tectos, nos armários, mesas, nos candeeiros. Depois, o arquitecto opta por pequenos detalhes contrastantes: o exaustor a cinzento, o chão em madeira e o revestimento da ilha da cozinha em Mármore de Estremoz. Um projecto muito português.

Open Space minimal

Minimalismo e neutralidade parecem ser uma escolha recorrente dos nossos especialistas nacionais. No caso deste open space assinado pelo estúdio  Santiago | interior design studio a composição é dominada pelo betão, pelos cinzas e os vários tons de branco.

Olá cor!

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Aproveitando que estamos na Primavera, resolvemos terminar este nosso de livro de ideias com cor. A culpa é desta cozinha colorida — um projecto que pertence ao portfólio de Tiago Patrício Rodrigues. Se a fachada do edíficio onde se instala este apartamento evoca o período da Arte Nova, esta cozinha (arriscamos nós) aproxima-se mais de uma viagem até à pop art.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!