Decoração com estilo industrial

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
industrial por Studio Fabrício Roncca, Industrial
Loading admin actions …

O estilo de decoração industrial nunca esteve tão em alta como no momento. Talvez por ser uma reflexo da era pós-industrial, que nos deixou como legado uma infinidade de galpões abandonadas, essa estilo têm sido levado para dentro de muitas casas modernas ao redor do mundo. Suas origens também possui raiz na escola de design Bauhaus, uma das correntes mais famosas do mundo e que influencia de muitas madeiras a maneira como entendemos o design nos dias de hoje. Capitais do novo mundo, como Nova York, são epicentros de uso dessa maneira de decorar um espaço.

Quando pensamos no estilo industrial aplicado na decoração, logo nos vêm à cabeça lofts improvisados à partir de lugares não mais utilizados pela indústria. Paredes com tijolo à vista, mobiliário de concreto cru e peças metálicas são a grande marca do estilo. Se você andar pelas ruas de cidades modernas, como Berlin, poderá ver nitidamente o estilo sendo utilizado na decoração de cafés, bares e clubes. Se você está planejando sua casa nova ou a reforma da já existente, não deixe de pesquisar mais sobre o assunto, para assim trazer alguns toques interessantes e diferentes para dentro de sua casa. E para te ajudar nessa pesquisa, nós selecionamos alguns exemplos de arquitetos e designers brasileiros que foram influenciados pelo estilo para criar cômodos que são exemplo de modernidade e bom gosto. Confira à seguir e, mais uma vez, inspire-se!

Parede de tijolos

América Arquitetura é o nome do time por trás desse belíssimo projeto da foto. Segundo os responsáveis, o planejamento e execução da obra visou minimizar os impactos causados no meio ambiente, a partir da reapropriação de estruturas e de materiais de demolição. A parede de tijolos à vista é quase um ícone do estilo industrial, e aqui funciona perfeitamente ao ser combinada com elementos mais modernos e minimalistas.

Parede de tijolos II

Mais um ângulo dessa grande sala de estar com inspirações industriais. O escritório da América Arquitetura localiza-se em Porto Alegre, na região sul do país.

Concreto

Como já citamos, o concreto também é muito utilizado nesse estilo. Na cozinha da foto, as paredes foram mantidas cruas e a própria cobertura da pia também utiliza concreto em sua estrutura. O mix com os eletrodomésticos tecnológicos traz um charme super especial ao cômodo.

Concreto II

A mesma cozinha vista de um outro ângulo nos mostra também que os demais elementos dela utilizam carregam um ar minimalista e que super combina com o estilo, que foi muito bem pensado pelos arquitetos da PM Arquitetura, de São Paulo.

Concreto III

Saindo da cozinha e indo diretamente para a sala de estar, vemos que o estilo se perpetua pelo novo cômodo, que deixa o concreto exposto de forma mais passiva. Os móveis aqui criam uma combinação moderna e de tirar o fôlego, com destaque para a mesa de jantar e a mesa de centro espelhada.

Sala de TV

Apartamento IM, 285au 285au Salas de estar industriais

O escritório 285 Arquitetura se dedica à pesquisa e desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo no Brasil – projetos residenciais, interiores, comerciais e institucionais, assim como execução e acompanhamento de obras. Como já ilustramos nos exemplos anteriores, aparatos tecnológicos criam um contraste fabuloso com paredes no estilo industrial, como podemos ver nessa foto. O móvel em amarelo traz vida e vibração ao ambiente.

Fachada I

A foto ilustra claramente uma residência que utiliza uma mistura equilibrada do estilo industrial e do estilo moderno em sua fachada. As placas de concreto cru causam um impacto super positivo na obra. Misturar estilos e assim dar vida à projetos ecléticos também é uma grande tendência da arquitetura contemporânea! O Studio Fabrício Roncca, responsável pela residência, atende em grande parte do país, como foco nas regiões sul e sudeste.

Gostou? Continue sua pesquisa aqui!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista