Casa amigavelmente vegan

LuciPais – homify LuciPais – homify
Google+
Loading admin actions …

Sentir paz, enquanto se contempla a natureza e se protege tudo que integra. Ser vegano é uma opção de milhões de pessoas por tudo o mundo. Também em Portugal são cada vez mais as pessoas que optam por este estilo de vida. O vegano, e usando o dicionário, não utiliza ou não consome produtos derivados de animais. Tudo o que consome são alimentos de origem vegetal, mesmo ovos, mel e laticínios.

Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais. Um estilo de vida que se prolonga nos seus lares, nos quais não é permitida a entrada de objectos, artigos ou peças que tenham origem animal. Seda, couro e penas são substituídos por elementos de origem vegetal.

Os profissionais da homify, trabalham para todos os gostos e estilos de ida. Há um conjunto de propostas vegans à sua espera. Acompanhe-nos nesta leitura.

Como ter uma casa vegan

Duas casas em Monção: Casas modernas por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

Ter ou construir uma casa em plena comunhão com a natureza, é um dos grandes anseios de qualquer vegano. Se não conseguir concretizar este sonho, aproveita qualquer momento para passear ao livre, sentir os raios de sol, o vento ou mesmo a chuva. Opta por utilizar o que a natureza oferece, sem impingir dor.

É em Monção, no distrito de Viana do Castelo, que pode encontrar esta casa inesquecível. É muito mais do que uma casa contemporânea, é uma habitação que alia o bom gosto à paisagem natural e ao que Portugal tem de melhor para oferecer. Uma habitação perfeita no terreno envolvente perfeito.

Razões para ter uma casa vegan

Duas casas em Monção: Jardins modernos por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

As razões para ter uma casa vegan, confundem-se com as próprias razões pelas quais as pessoas optam por ser vegano. Por um lado, porque amam os animais e tentam evitar o seu sofrimento. Face a esta razão, nenhum dos artigos ou objetos que a decoram têm elementos animais. Acrescenta-se ainda a necessidade de manter um planeta mais verde.

Ao contrário do que muitos pensam, o veganismo não se trata apenas da alimentação, é um estilo de vida. Ao ter uma casa amiga do ambiente, rodeada do melhor que a natureza pode oferecer, o vegano sente-se mais conscientes do que está aem seu redor e  das consequências das suas ações. Uma casa como esta, oferece paz, tranquilidade e sensação de bem-estar.

Almofadas livres de seda

Almofadas cortiça: Sala de estar  por Creative-cork
Creative-cork

Almofadas cortiça

Creative-cork

A cortiça pode substituir todos os artigos em pele, dada a sua resistência e qualidade. Além disso, é responsável pela beleza que confere a centenas e centenas de peças e artigos. Os veganos, pelo respeito que têm para com os animais, não usam seda nas suas almofadas. A cortiça, como tão bem fazem os portugueses Creative-Cork, é a opção ideal para tornar as almofadas em peças sedutoras e irresistíveis. 

A cortiça, dada a sua versatilidade, substitui a pele dos animais e está a ser usada na criação de diferentes objetos. Portugal é o maior fornecedor mundial de produtos de cortiça. Um produto que cria artigos intemporais, usando apenas a matéria prima que os sobreiros oferecem.

Tapetes livres de seda

A luz que entra por esta casa de banho, confere-lhe identidade. Os olhos percorrem esta bela área que tem no seu topo uma banheira oval. Um espaço no qual se pode contemplar o melhor que a natureza tem para oferecer. As folhas verdejantes que espreitam pela janela e que também garantem privacidade. 

Artigos em peles, couro, lã, seda, camurça ou outros materiais de origem animal, (como pérolas, plumas, penas, ossos, pêlos, marfim, não entram na lista dos veganos, dado que implicam a morte e/ou exploração dos animais que lhes deram origem. Também o tapete desta casa de banho, é livre de seda. Sisal, fibra extraída dessas plantas, é sempre a opção.

Sofás livre de couro

Sala de estar  por Campbell Watson
Campbell Watson

Tufty Time Sofa by B&B Italia

Campbell Watson

Um sofá que capta olhares, com uma parede fantástica como pano de fundo. Talvez seja o seu vermelho ou, então, a disposição em que se encontra. Um belo sofá de família, no qual se podem encostar ou deitar várias pessoas ao fim do dia. A sala de estar é sempre um espaço de reunião, de convívio. Uma família vegan gosta de conforto, sem que para tal tenha de explorar animais.

Couro é palavra que qualquer vegano abomina. Encontram em diferentes elementos naturais, razões para viver em paz. Se antigamente as imitações em couro não eram cativantes, hoje o couro sintético evoluiu, perdendo aquela característica de material de plástico, como era no passado. Quando se fala em sintético ainda existem consumidores que tem ideia de que é um material de plástico e pouco resistente. 

Almofadas livres de penas

Para quê usar penas, se se há algodão. Os veganos não usam penas para o seu bem-estar. Vestem-se de tecidos de origem vegetal, como algodão ou linho. Também nos elementos que constituem e decoram as suas casas, acontece o mesmo. Crie o modelo que mais adora, depois é só procurar produtos que não tenham origem animal.

Um quarto moderno, bem ao estilo mediterrâneo. A cama, e os seus tecidos em algodão, em tons da terra, são o que mais chamam a atenção. O soalho em madeira torna este quarto único. Dê asas à imaginação e tenha um quarto 100% natural, sem que para tal se sacrifiquem animais. 

Velas livres de cera de abelha

Entender que não se coma carne, para muitos é fácil, mas quando o tema são abelhas e o seu mel, o tom de conversa pode mudar. Muitas são as pessoas que criticam o facto dos veganos também não consumirem mel e laticínios. Para os veganos, é inconcebível usar mel na produção de velas ou mesmo na alimentação, dado que há outras formas de obter os mesmos resultados.

As velas,à base de parafina vegetal, criam sempre ambientes fantásticos, nomeadamente à noite. Este é um ambiente que se pode reproduzir com facilidade em casa. Use parte de um tronco cortado, junte-lhe um arame, as suas velas ecológicas e voilá.

Se é vegano, conte-nos a sua história? Que ambiente escolheria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!