7 truques que triplicarão o tamanho da sua sala

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Salas de estar mediterrânicas
Loading admin actions …

Para que uma sala pequena pareça maior basta, por vezes, aplicar alguns truques de ilusão de óptica que nos façam percepcionar uma realidade distinta. O objectivo é que nos sintamos cómodos e que a área social, umas das principais da casa, não seja claustrofóbica e que apele ao convívio. 

Neste livro de ideias, vamos apresentar-lhe exemplos com alguns truques para decorar salas pequenas. Esteja atento à luz, às cores, ao volume dos móveis e à distribuição das peças. 

Venha daí. 

1. Planifique uma distribuição adequada segundo o tamanho dos móveis e do espaço

Analise qual a melhor distribuição para cada elemento, considerando o tamanho e a forma do espaço. Se for necessário, faça um rascunho num papel com a escala equivalente para se certificar da posição de cada móvel. Nesta sala, como vê, prevalecem os tons claros e uma parede azul que traz profundidade ao ambiente.

2. Para espaços limitados, use móveis multifuncionais

homify Salas de estar clássicas

Pode resolver o problema de espaço recorrendo a móveis multifuncionais com armazenamento incluído. Centros de mesa que se abrem, sofás que permitam guardar coisas no seu interior, móveis auxiliares que ocupam pouca profundidade e são horizontais. Estes são alguns exemplos.

3. Jogar com uma cor diferente nas paredes laterais

Se a sua sala for estreita, uma boa maneira de a alargar é pintando as paredes laterais com uma cor mais escura e adicionando outra mais alegre que reflicta a luz natural e artificial. A iluminação também conta. Neste projecto, os candeeiros horizontais no tecto e nas paredes, na vertical, ampliam o espaço em ambos os sentidos. 

4. Sofás pequenos para salas pequenas

Ganhe mais espaço para se sentar com sofás baixos e lineares dispostos ao redor de uma mesa baixa e pequena. Para ganhar espaço de armazenamento, acrescente uma pequena espaço. Privilegie, ainda, as cores claras e a luz natural.

5. Cores claras e o mobiliário necessário

Uma maneira conhecida de conseguir que um espaço pareça mais amplo é escolhendo cores neutras como o branco ou tonalidades cinza. Este costume é proveniente da decoração escandinava que prioriza a luz acima de tudo. A luz, como é normal, amplia os espaços e contraria a temível sensação de que estes pareçam demasiado fechados. Claro que pode sempre acrescentar cor, mas faça-o nos detalhes ou só numa parede. De resto, aconselhamo-lo a usar pouco mobiliário. Escolha o suficiente para uma sala confortável e funcional.

6. Mesas abertas

homify Salas de estar mediterrânicas

Reiteramos, novamente, a ideia de que o branco ajuda a ampliar os espaços e a trazer-lhes luminosidade. As riscas, tal como vê na imagem, são uma boa opção para conseguir verticalidade. São, por isso, uma boa solução para divisões com um pé direito baixo. A mesa de centro e a mesa auxiliar são totalmente abertas. É uma boa escolha, pois as peças volumosas pesam mais e fazem os espaços parecer mais cheios e, por conseguinte, mais pequenos.

7. Móveis modulares que abarquem a parede completa

Para espaços pequenos, móveis pequenos. Foi o que dissemos. Mas, por exemplo, um sofá com chaise-longue encostado à parede, não ocupa assim tanto espaço e pode servir como cama para receber os seus convidados.

Saiba mais sobre sofás de canto e peça ajuda a um decorador para o ajudar a organizar melhor o seu espaço.

Vai pôr alguma destas dicas em prática? Deixe-nos a sua opinião! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista