homify 360º – Escola secundária Braamcamp Freire

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
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Tem filhos? Preocupa-se com a escola em que eles andam? Gostaria de poder escolher pelo aspecto a mais indicada ao seu filho? Seria uma óptima ideia.. até lá vamos mostrando-lhe bons exemplos do que de bom se vai fazendo em Portugal existindo a preocupação eminente pela sociedade e pelos espaços sociais.

O atelier CVDB Arquitectos é o responsável pelo projecto que a homify lhe vai mostrar hoje. A equipa é formada por Cristina Veríssimo, Diogo Burnay e desde 2007, também por Tiago Filipe Santos. O atelier fica na capital e dedica-se a desenvolver projectos públicos e privados, urbanos, novas edificações e remodelações de edifícios antigos e interiores, focando-se maioritariamente no papel social da arquitectura de carácter público. São da opinião que cada projecto é entendido como um campo de experimentação aberto a todos os intervenientes envolvidos no processo e na sua pesquisa inerente. O seu reconhecimento é não só, a nível nacional como também a nível internacional, tendo sido já alvo de atribuições de prémios e da sua presença ser constante em exposições onde são publicados os seu trabalhos.

O projecto de hoje é sobre a Escola Secundária Braamcap Freire e acredito que vai ficar surpreendido com o que é possível  criar-se com a junção de bom gosto aliado ao  muito conhecimento da área. Até já..

Créditos fotográficos: invisiblegentleman

O 1º contacto

Escola Secundária Braamcamp Freire: Escolas  por CVDB Arquitectos
CVDB Arquitectos

Escola Secundária Braamcamp Freire

CVDB Arquitectos

A intervenção na Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha em Lisboa, teve como premissas a reorganização do espaço escolar a partir da articulação dos diferentes sectores funcionais, de modo a garantir condições para o seu funcionamento integrado, promovendo igualmente a sua abertura à comunidade exterior.

O projecto consistiu na reorganização a tipologia de pavilhão existente, num novo e único edifício. Os espaços de permanência e de estudo informal são valorizados, integrando o conceito de “learning street”, fomentando a proximidade entre o aluno e os vários programas educativos e a toda a comunidade escolar. 

A escola estrutura-se em torno de uma praça central, cuja relação com os restantes espaços de recreio permite uma adequada integração na topografia do território e na paisagem. 

O edifício materializa-se no seu exterior,  com betão à vista e betão pré-fabricado, com o objectivo de minimizar custos de possíveis manutenções.

Os interiores

Escola Secundária Braamcamp Freire: Escolas  por CVDB Arquitectos
CVDB Arquitectos

Escola Secundária Braamcamp Freire

CVDB Arquitectos

No interior são utilizados materiais resistentes tal como foi optado no exterior. Querem-se materiais resistentes adequados à utilização forçada e  numerosa dia após dia. A manutenção dos mesmos também foi tida em conta como também foi pensado anteriormente em relação aos materiais exteriores. O betão continua em grande maioria. O espaços e zonas de acesso, como corredores e escadas são amplos e de boas dimensões, proporcionando uma fácil movimentação em toda a escola.

As cores fortes aplicadas de quando a quando dão o ar alegre e divertido que uma escola e os seus alunos necessitam para uma maior criatividade e alegria no trabalho.

O caminho certo

Escola Secundária Braamcamp Freire: Escolas  por CVDB Arquitectos
CVDB Arquitectos

Escola Secundária Braamcamp Freire

CVDB Arquitectos

Mais uma zona de passagem que guia os alunos de um lado ao outro da escola, marcada por muita luz natural, muito betão e muito azul aplicado na parede em todo o comprimento da mesma. Nesta parede a luz artificial não foi esquecida e foram colocados rasgos de luz de forma vertical, iluminando o caminho em dias mais escuros e ao anoitecer.

O amarelo

Escola Secundária Braamcamp Freire: Escolas  por CVDB Arquitectos
CVDB Arquitectos

Escola Secundária Braamcamp Freire

CVDB Arquitectos

amarelo é uma cor carregada de boas energias, disso já todos sabemos. Mas aplicar amarelo num tecto, numa estrutura geométrica onde entre as várias arestas é formada uma zona vazia que deixa entrar luz natural, é ouro sobre azul – é o aproveitar e o tirar o máximo partido dos materiais e de toda a envolvência.

As condições estão reunidas

Escola Secundária Braamcamp Freire: Escolas  por CVDB Arquitectos
CVDB Arquitectos

Escola Secundária Braamcamp Freire

CVDB Arquitectos

Um auditório ou uma boa sala de apresentações é necessário numa escola de boas condições. É importante que alunos de secundário, apesar da ainda tenra idade, se habituarem a se sentirem pressionados e o centro das atenções, quando os mesmo apresentam trabalhos e dão o melhor de si. Assim sendo, este espaço de óptimas dimensões foi resolvido da melhor forma. As paredes e o planeamento de tecto ajudam em relação à acústica e à necessidade de uma limpa percepção de sons. É também equipada com sistema de som, não deixando escapar nenhuma informação a alunos na última fila.

A experiência de vida

Escola Secundária Braamcamp Freire: Escolas  por CVDB Arquitectos
CVDB Arquitectos

Escola Secundária Braamcamp Freire

CVDB Arquitectos

Convém desde pequenos, estes pequenos adultos experienciarem diferentes tipos de conhecimento, assim sendo as salas de aulas mais práticas deverão ser também elas mais adequadas. Secretárias e bancos mais altos facilitam na hora de fazer experiências cientificas, testar materiais ou simplesmente desenhar. A bancada com lava loiça ajuda na hora de colocar tudo em ordem. Os vários armários com arrumação de tamanho especifico armazenam documentos e materiais respectivos à escola e a alunos. A experiência começa cedo e proporcionar condições para isso é essencial.

Quanto mais longe mais perto

Escola Secundária Braamcamp Freire: Escolas  por CVDB Arquitectos
CVDB Arquitectos

Escola Secundária Braamcamp Freire

CVDB Arquitectos

Ainda no exterior o betão aparece aplicada nestas paredes com amplos vazios. Este vão diminuindo e quão mais longe estiverem mais pequenos são.  A perspectiva desta composição de formas é original, não sendo nenhuma igual entre si.

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