12 soluções brilhantes para a lavandaria (que tornarão a sua vida mais fácil)

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
6 Bed Semi-detached Period House in Camden, London, Absolute Project Management Absolute Project Management Corredores, halls e escadas clássicos
Loading admin actions …

Há tarefas das quais não nos livramos e tratar da roupa é uma delas. Não importa se vive sozinho ou se tem filhos que multiplicam exponencialmente o número de máquinas, o facto é que tem mesmo que lavar roupa. Mas existem maneiras de tornar a vida mais fácil, especialmente se tem uma lavandaria.

O segredo para um espaço de lavar roupa funcional é ter locais de armazenamento para todos os seus produtos, o espaço para colocar roupas entre máquinas e acessórios para pendurar, secar e classificar as suas roupas. Reunimos 12 ideias, práticas e muito estéticas para o inspirar a remodelar ou desenhar este espaço que muitas vezes passa despercebido - deve ter em conta que vai passar algum tempo na lavanderia então porque não torna-la agradável?! - 

1. Estrutura compacta e abrangente

Se tem pouco espaço, mas pretende uma estrutura que permita armazenar, prateleiras metálicas fixas à parede pode ser uma boa solução. Esta lavanderia tem várias ideias que valem a pena mencionar.

Possui uma área onde você coloca os sacos de roupa à espera para colocar as máquinas, um lugar para colocar suas camisas passadas e uma mesa plana, onde colocar as camisas dobradas A variedade de prateleiras em alturas diferentes também fornece o espaço suficiente para acomodar tanto a lavagem como a limpeza aproveitando melhor o espaço.

2. Um bom cesto para roupa suja

Também é importante considerar o lugar onde você coloca a roupa suja antes de a transportar para a sua lavanderia. O primeiro passo é decidir onde a colocar. Para isso, pense qual é o lugar onde você tira a roupa com mais frequência ou onde a roupa suja se tende a acumular, estes podem ser truques para o ajudar a encontrar o local ideal.

Normalmente, o cesto de roupa suja ou esta na casa de banho – se você tem o espaço – ou no quarto ou, se preferir pode estar invisível no armário. Existem diferentes materiais, tais como móveis de metal ou madeira, escolha um que complemente a sua decoração existente e prefira aqueles que lhe permitam transportar a roupa para a lavanderia a qualquer momento. 

3. Com armário integrado

Uma outra ideia é criar um closet que integre a lavandaria. Neste exemplo, vemos espaço para sapatos, pequenas gavetas para acessórios e caixas de decoração na mesma palete de cores. Poderá acrescentar um espelho para completar o espaço e fazer-lo parecer maior.

4. Ordenar guarda-roupa

Nem tudo é lavar, também tem que acomodar as roupas assim que estas estejam limpas e passadas. Para fazer isso, o armário de gavetas de tamanhos diferentes é um grande recurso para maximizar o espaço. Ele permite armazenar roupas por tamanho e também guardar todas aquelas roupas sazonais, como luvas e cachecóis. Por outro lado, a portas estilizadas podem refrescar o visual do seu armário e torná-lo mais atraente.

5. Um lugar para brancos

É surpreendente quanto espaço ocupam os brancos, incluindo toalhas e lençóis, pode ser difícil encontrar um lugar para eles, especialmente se a casa é pequena. Para corrigir isso, poderá instalar prateleiras de madeira ou de metal logo acima das suas máquinas. Isso permite-lhe guardar toalhas e lençóis sem que ocupe espaço no armário.

6. Lavar quarto minimalista

Uma excelente ideia dos arquitectos de interiores int2architecture para apartamentos e pequenos é a de instalar uma pequena lavandaria muito preenchida e compacta. Este lavandaria com azulejo é um exemplo, sobre as máquinas existe uma placa de madeira que permite dobrar as roupas. Por fim, o espaço vertical tem uma dupla vantagem, permitido armazenar por exemplo toalhas e lençois no armário superior.

7. Casa de banho com lavandaria

Outra opção se tiver espaço na casa de banho é incluir a lavandaria. Integrada de forma discreta, assim as toalhas passam a estar à mão, algo muito útil. 

8. Espaço na vertical

Se cada metro quadrado conta até um espaço como este pode ter uma mini-lavandaria. Colocada ao lado da pia da casa de banho, onde foi colocada a pequena máquina e ainda alguns móveis e prateleiras para acessórios.

9. Armário de sonho

Agora, se temos o espaço ou pensamos vir a tê-lo no futuro este armário é um sonho tornado realidade. Iluminado, com espaço para botas, cabides para casacos e calças, fantástico. Para encontrar o armário perfeito, leia este artigo.

10. Outra ideia vertical

Sempre procurando maximizar o espaço, sobrepor as máquinas na vertical pode ser uma excelente ideia para disponibilizar metros quadrados na sua lavandaria.

11. Estendal ao ar livre

Por vezes, na cidade pode ser muito difícil encontrar espaço para acomodar um secador. Felizmente, o calor de algumas cidades pode ajudar e um estendal na varanda pode ser a solução para secar as nossas roupas naturalmente.

12. A divisão que tem tudo

Se tem pela frente várias horas a dobrar e passar roupa, por que não fazê-lo em grande estilo? Como pode ver neste exemplo nem sequer precisa de muito espaço, mas sim a criatividade e atenção aos detalhes.

Poderá decorar as paredes com um papel de parede bonito, adicione uma TV para as horas passarem mais rápido, ou mesmo um bom tapete. Para que o tempo que passa aqui seja também um tempo de qualidade. 

Gostou? Deixe o seu comentário...

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista