13 deliciosos terraços para partilhar bons momentos com a família

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Terrazas y césped artificial, Quercus Jardiners Quercus Jardiners Varandas, marquises e terraços rústicos
Loading admin actions …

Ter uma casa com todas as comodidades é o objectivo primordial de qualquer proprietário. Normalmente, as pessoas estão atentas às soluções para melhorar cada uma das divisões, tornando-as mais funcionais e apelativas. O jardim, terraço, alpendre ou varanda não são excepção (ou pelo menos não devem ser). Contudo, por se situarem no exterior, tendem a ser negligenciados. Porém, o Verão chega e, com ele, os dias quentes. Nesta altura, acabamos por nos arrepender de não ter prestado mais atenção a esta área da casa tão boa para se passarem agradáveis momentos de lazer com os amigos e a família. 

A pensar nisso, mostrar-lhe-emos 13 terraços deslumbrantes para que se inspire a decorar o seu.

1. Crie uma zona coberta que sirva como nova sala de estar

homify Varandas, marquises e terraços modernos

Este projecto tão original sugere a criação de uma área maravilhosa para receber os convidados. A pérgola funciona na perfeição, pois para além de útil, é estéticamente atraente. Pode instalar uma pérgola em madeira, em ferro ou até mesmo em vidro. O que importa é que o material seja resistente e diga bem com o resto da casa. 

2. Uma pérgola que ofereça protecção

homify Jardins modernos Mobiliário

Ter um terraço é sempre uma mais-valia, sobretudo quando recebemos muitas pessoas em casa para momentos de convívio. Contar com um espaço destes, ou seja, coberto, significa que pode usá-lo ao longo de todo o ano, mesmo quando o sol estiver tímido. O sofá em ’U’ é a peça fundamental, pois permite um repouso cómodo.

3. Escolha móveis cómodos com um tecido resistente

O terraço vai ser decorado e embelezado de acordo com os seus gostos. Distribua bem o espaço, emprestando-lhe uma zona de churrasco, uma mesa para refeições e uma área de estar para as conversas e aperitivos. O importante é que conte com tudo o que precisa para ser, aos olhos dos seus amigos, o anfitrião do ano! 

4. Dê um toque especial ao terraço, criando um desnível

O terraço é um dos melhores espaços para desfrutar do sol. Se o fizer na companhia dos seus amigos, tanto melhor. Considere investir em mesas e cadeirões de vime, um material que fica sempre bem no exterior, tanto pelo aspecto, como pela durabilidade. 

5. Desfrute da vista do seu terraço

Se tem um terraço no piso elevado de um prédio, então, não pode desperdiçar a paisagem. Decore o espaço com móveis delicados dentro de um estilo minimalista para deixar o cenário falar mais alto. Use a iluminação de forma estratégica. 

6. Terraço enquanto espaço único e elegante

Para um espaço arejado tipo lounge, nada como combinar telas brancas com um chão em madeira mais rústico e caloroso. Decore a área, priorizando tons claros que o transportem para um ambiente fresco à beira-mar. Inspire-se no projecto da imagem.

7. Use todos os elementos para criar um ambiente deslumbrante

Quanto mais acolhedor for o terraço, tanto melhor. Lembre-se que este espaço será o pano de fundo para momentos que mais tarde vai recordar. Invista numa mesa de centro rodeada por cadeiras cómodas. Dentro do estilo moderno, opte por um barbecue em aço inoxidável. Depois, reserve lugar para as plantas que trazem cor e vida a qualquer espaço. Por fim, tape a mesa com um guarda-sol, uma pérgola ou uma lona.

8. Dê asas à sua imaginação recorrendo à luz e à cor

Rendering 3D: residenze in Africa, NLDigital NLDigital Varandas, marquises e terraços modernos

As luzes são essenciais para que possa usufruir do seu terraço durante noite. A iluminação, para além de oferecer funcionalidade aos espaços, é também crucial para os embelezar. Escolha móveis com um design interessante que impressionem os seus convidados e ofereçam todo o conforto.

9. As plantas terão sempre o seu encanto

Q:BIO cubiertas biológicas, AR-SUS AR-SUS Varandas, marquises e terraços escandinavos

A natureza terá a função de alegrar o seu terraço. Um relvado, os vasos ou os canteiros são elementos fundamentais para compor uma atmosfera verde e convidativa. Não se esqueça de os manter ao longo do ano, para no Verão usufruir deles em pleno.

10. Espreguiçadeiras para relaxar

Residência em Itaúna - MG, Beth Nejm Beth Nejm Varandas, marquises e terraços modernos

Diga adeus ao spa e crie o seu próprio oásis! Transforme o seu terraço no local para descansar depois de um dia de trabalho e de responsabilidades. Dispa-se das obrigações e tire um tempo só para si. Com espreguiçadeiras confortáveis, muita natureza e um bom livro vai conseguir-se desligar de tudo.

11. Um fogareiro como centro de tudo

Mesmo no Verão, ninguém diz que não a uma noite passada em torno da fogueira. É agradável, acolhedor e dá sempre para assar um ou outro marshmallow. E nem precisa de muito. Basta instalar um fogareiro a meio com recurso a uma cama de pedra e a uma base em aço. Se tiver crianças ou animais, providencie uma protecção com rede ou vidro.

Peça ajuda a um arquitecto paisagista para levar a cabo este projecto.

12. Um paraíso fora de portas

Se tem um terreno devoluto e quer investir nele, pode começar por cobrir o chão com um deck de madeira. Pode colocá-lo você mesmo sem grandes custos ou trabalhos. Depois, é só decorar a área com os móveis necessários. Neste projecto, o deck é recortado por uma maravilhosa piscina que sobressai com o seu tom azul turquesa.

13. Um terraço mais acolhedor

Casa Modular - Alpendre homify Casas pré-fabricadas Madeira Acabamento em madeira

Nada mais romântico do que um par de cadeiras baloiço para um serão a dois. As crianças também não ficarão indiferentes. Para este pequeno terraço, escolheram-se duas peças de design acompanhadas por um imponente candeeiro de pé. Um verdadeiro casulo intimista e recatado.

Qual destes terraços o conseguiu arrebatar? Deixe-nos o seu feedback!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista