Uma casa de madeira muito elegante!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A madeira é o material mais sustentável e foi fundamental para a sobrevivência das espécie humana. As construções em madeira possuem alta resistência, durabilidade e qualidades estéticas únicas, podendo, de acordo com o projecto, apresentar um alto nível de acabamento. Para além disso, trata-se de um material imbatível em termos de sustentabilidade pois sendo proveniente de áreas de reflorestação, podemos considerá-lo inesgotável e com um baixo consumo de energia no que à sua produção diz respeito. 

No artigo de hoje, apresentamos um projecto da casa em madeira Cedarwood localizada em Cheshire, Inglaterra, e projectada pelo estúdio Nicolas Tye Architects. Apesar das suas características marcadamente rústicas devido ao material em que é construída, o seu design é intemporal e sofisticado. Portanto, não é apenas a localização privilegiada que a torna desejada e especial, mas também a originalidade das suas linhas e das suas qualidades estéticas e ambientais. 

Veja mais imagens e detalhes deste projecto que reforça as qualidades estéticas e materiais da madeira, assim como o poder do design para reinventar formas arquitectónicas tradicionais e conciliar o homem com a natureza.

Fachada principal

Morar fora do caos das grandes cidades é o sonho de muita gente que procura trocar as horas de trânsito diárias por uma atmosfera tranquila e bucólica típica das zonas mais rurais. A casa Cedarwood encontra-se inserida no meio de uma densa vegetação composta por árvores de grande porte que lhe conferem privacidade e um ambiente mais natural. A fachada principal da casa integra uma garagem independente da construção principal. O acesso à entrada principal é feito através de um caminho de cascalho. 

Traseiras

A casa possui uma estrutura de aço e um revestimento em cedro vermelho ocidental, material escolhido devido à sua durabilidade e alta resistência ao envelhecimento, à humidade e aos danos causados por outros factores externos. Além disso, a sua cor e texturas únicas conferem ao edifício uma sensação de calor e aconchego, ao mesmo tempo que o relaciona harmoniosamente com a paisagem. Além das características materiais muito marcantes das tábuas de cedro vermelho que revestem o edifício, há outros materiais que se destacam, como as telhas de ardósia natural e o vidro presentes nas generosas aberturas que visam a integração do ambiente com a paisagem natural circundante. Aliás, o vidro dos painéis transparentes é feito de um material termicamente eficiente que minimiza a perda de calor durante os meses mais frios.

Cozinha

cozinha da casa é compacta e organiza-se de forma linear, possuindo como apoio uma bancada em forma de ilha. O que a torna mais espaçosa e sofisticada é a sua integração com a sala de jantar e com o jardim exterior, devido às generosas janelas envidraçadas. Na cozinha predomina a combinação entre o preto e o branco. Os armários superiores de madeira negra são emoldurados por um nicho branco, enquanto os armários negros da ilha são emoldurados pela própria bancada. Armários e utensílios em inox complementam a decoração do espaço e dão ao ambiente da cozinha um toque industrial e sofisticado.

Sala de jantar

A sala de jantar também procura a integração com a paisagem natural e a fusão com o espaço exterior através das grandes janelas de vidro. O mobiliário de design contemporâneo, como a mesa de jantar oval e o conjunto de cadeiras em branco, realça a elegância e a sofisticação do ambiente. O destaque, ainda assim, a parede em pedra e a lareira que nele se encontra embutida e que oferece ao espaço um charme especial e um toque de rusticidade.

Sala de estar

A sala de estar distingue-se pelo seu isolamento e pela atmosfera intimista proporcionada pelas cores neutras e pelo painel de madeira com acabamento em tinta preta que propicia maior elegância e aconchego ao ambiente. A sala abre-se para o jardim exterior e para o espelho de água através das grandes portadas de madeira preta e vidro.

Quarto principal

O quarto de casal remete-nos para uma daquelas suites de um luxuoso resort de férias com as quais sonhamos. A estética depurada realça a qualidade dos materiais utilizados nos acabamentos como o cedro vermelho das paredes e o piso em madeira que trazem conforto, calor e aconchego ao ambiente. A luz e a paisagem natural invadem o quarto e são os grandes protagonistas da decoração. 

Terraço

A suite principal integra um terraço aberto que serve de espaço de convívio para a família com uma vista agradável para o bosque da zona envolvente. O painel de madeira permite o aproveitamento do cenário idílico e da brisa nos dias quentes, ao mesmo tempo que protege a privacidade de quem habita a casa.

Casa de banho da suite

A casa de banho também proporciona aos moradores vistas privilegiadas para a paisagem natural, porém uma faixa de vidro fosco assegura a privacidade sem prejudicar a entrada de luz natural. As superfícies de pedra contrastam com as superfícies transparentes do vidro e criam um ambiente rico em texturas, cores e sensações.

Escritório

O escritório proporciona aos moradores um espaço de trabalho aberto e confortável que também serve como estúdio musical. O mobiliário de madeira combina perfeitamente com as peças de madeira da estrutura, enquanto as grandes janelas de vidro permitem a integração do ambiente no espaço exterior, criando uma sensação de continuidade espacial e inundando o ambiente de luz natural. A sensação de liberdade proporcionada torna a atmosfera de trabalho e de criação musical mais produtiva e agradável.

Exterior

A casa Cedarwood é composta por três edifícios independentes. Um edifício mais imponente que abriga a maior parte do espaço, com dois pavimentos, e dois edifícios menores e perpendiculares ao edifício principal, um que abriga a garagem e outro um espaço de lazer onde se situa a sala de estar. A disposição dos edifícios resultou na criação de pátios interiores como este que se destaca pelo amplo relvado e pelo espelho de água ornamental que torna o jardim mais convidativo e elegante.

Diga lá se não fazia já as malas para passar uns dias de sonho neste resort? Nós íamos já de seguida! O que achou deste projecto britânico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!