Uma casa mexicana encantadora

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O quotidiano e as rotinas podem ser cansativas e esgotantes. Poder sair da agitação e do ritmo frenético das grandes cidades será sempre um luxo e um prazer do qual devemos desfrutar ao máximo. É o caso desta bela casa, localizada em Chapala, Jalisco, construída em 1920. Com o passar dos anos, o terreno onde está localizada a casa foi sendo dividido em várias parcelas, ficando a casa na parte central do mesmo. Em 1997, o projecto de reabilitação e de expansão da propriedade com vista à utilização como casa de férias foi entregue ao estúdio Mikkael Kreis Architects. A execução do projecto durou três anos e no ano 2000 estava pronto a ser utilizado pelos seus proprietários. Venha conhecê-lo!

Todos os móveis das áreas comuns foram desenhados especialmente para este espaço e todas as telas foram pintadas pela proprietária da casa.

Pronto para descansar?

A bela e pitoresca fachada exterior dá-nos as boas vindas à casa. O seu desenho foi pensado e criado de forma a não criar interferências e a não contrastar com o ambiente característico de Chapala, utilizando-se, por isso, métodos de construção e materiais tradicionais como a madeira, o barro, a pedra e a cerâmica. Os materiais são usados em todo o espaço da casa, mantendo-a dentro do estilo tradicional da região que integra.

Bem-vindos!

Uma ampla e luminosa sala dá-nos as boas vindas e mostra-nos com clareza as ideias e o objectivo do design que levou o projecto a este resultado final. Piso em cerâmica, plantas típicas da região colocadas em vasos de barro, detalhes como o porta chaves de madeira, a tela sobre uma parede azul céu e uma cadeira de madeira trabalhada são os elementos que nos recebem quando entramos nesta casa que transborda um espírito de férias.

Vamos descobrir

O espaço comum mostra-nos os vários acessos aos quartos e a outras áreas da casa. Uma mesa de centro com tampo em vidro e uma base que mais não é do que uma coluna de pedra, aparece decorada com uma jarra de vidro azul, funcionando como ponto de referência desta área da casa. O azul e o branco são as cores predominantes, transmitindo um toque de frescura ao conjunto. As portas e os caixilhos das janelas são de madeira, um toque típico da arquitectura da região de Chapala nos anos 20.

O terraço

No terraço encontramos três quartos e uma casa de banho que estão dispostos em redor de um pequeno pátio na parte superior da casa. O aspecto rústico é propiciado pelas paredes e madeiras de aspecto antigo e gasto que nos transportam para a época original da construção da casa. Um excelente local para desfrutar do sol numa manhã fria.

Como na Roma antiga

Se repararmos nas imagens anteriores, podemos ver que se repete a utilização de colunas como base para vasos e até para mesas. Seguindo essa tendência, foram criadas réplicas de cadeiras típicas da Roma antiga em madeira maciça e estofadas em pele de cabra. Um detalhe elegante e original que contrasta com a tendência arquitectónica da casa.

Acesso ao terraço

Na imagem que lhe apresentamos é possível ver um detalhe da escada que nos leva ao terraço da casa. Este detalhe, juntamente com o corrimão, foi inspirado no projecto que encontramos no antigo convento da cidade de Assis. Mais um pormenor das características coloniais e tradicionais que podemos encontrar na casa. Vamos, agora, subir até ao terraço!

Prontos para comer?

Na sala de jantar encontramos uma resistente e maciça mesa de pinho com quatro metros de comprimento. Está preparada para receber oito pessoas, aparece equipada com cadeiras da mesma madeira da mesa e estofos forrados em pele. Vale a pena referir que todos os móveis foram projectados exclusivamente para as áreas onde se encontram e todas as telas que decoram este espaço são criações da proprietária da casa. Haverá melhor maneira de dar um toque pessoal à sua casa de férias?

Jardim das traseiras

Pelo jardim das traseiras da casa acedemos à horta. Aqui, temos uma vista para a entrada onde vemos o branco predominante da casa marcado por pormenores de azul que combinam perfeitamente com as cores quentes dos pinheiros e da vegetação que podemos encontrar na horta. Um lugar ideal para desfrutar de uma noite fresca de verão, estar ao ar livre e aproveitar o que a natureza tem para oferecer.

A horta

Os proprietários fizeram sempre questão de preservar as árvores de frutos que se encontram ao redor da casa. Este arvoredo não só é o protagonista desta zona, como também proporciona uma boa sombra e dá frutos de qualidade que se podem comer na respectiva época. O chão em pedra dá um toque mais elegante ao espaço, mas também tem a grande vantagem de facilitar a sua manutenção.

Mais uma escada

Esta bela escadaria é construída em tijolo e granito talhado e conduz-nos a um compartimento da casa que se situa mesmo por cima do jardim das traseiras. Pequenos vasos de barro decoram cada um dos degraus que, seguindo a paleta de cores de toda a casa, estão pintados de azul céu, tendo um toque de desgaste que dão aquele ar rústico e antigo que ajudam a tornar a casa mais acolhedora e familiar.

Vamos ao jardim!

Para chegar ao jardim, passamos por uma escadaria de pedra rodeada por canteiros de plantas típicas da zona também eles construídos em pedra e que nos levam pela mão até ao jardim e à horta.

Detalhe da porta

Todas as janelas e portas foram criadas especificamente para os espaços em que se encontram. A sua cor é o natural castanho da madeira de pinho, que não só é resistente e duradouro, como também combina na perfeição com as tonalidades claras do resto da casa. 

Assim nos despedimos desta fresca e colonial casa de férias em Chapala. 

Gostaria de a visitar?

O que achou deste paraíso mexicano? Rústico, cheio de luz, cor e, ainda por cima, uma horta e árvores de fruta! Parece-nos perfeito para uns dias d...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!