Uma casa com magia e encanto

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje  visitaremos uma casa de campo localizada no meio da serra em Tulum , no México. Conta com todas as comodidades de uma casa no centro da cidade, mas com uma grande diferença, num cenário de selva e uma arquitectura que combina o estilo colonial da península do sudeste do México, com o estilo das ruínas Maias na região e alguns toque de arquitectura contemporânea.

A casa de 216 m2 está rodeada por um jardim de 300 m2, tudo isto numa área total de 2 hectares. Ao seu redor, as árvores atingem uma altura de 17 metros o que torna este jardim em algo absurdamente incrível. O processo de construção e de manutenção também o foi: a construção usou apenas 5% do terreno e foi aplicada o processo de energia solar para 100% das necessidades da habitação.

A água da chuva é aproveitada e tratada para o beneficio do próprio terreno e para regas em alturas sem chuva. Os materiais de construção utilizados são precisamente as pedras e a madeira da região, juntamente com blocos de cimento resistentes à humidade. O projecto foi realizado pelos construtores IURO. A ideia foi criar um espaço rodeado pela natureza, inspirando um diálogo permanente entre interior e exterior, criando a sua própria história a cada dia. Pronto para conhecer?

Acesso e fachada principal

Casas modernas por IURO

Imagine uma tarde ao caminhar neste passadiço de madeira, com um últimos raios de sol entre a vegetação e o som das cigarras a acompanhá-lo em direcção a casa. Não será uma visita guiada a uma casa na cidade, mas sim a uma casa maravilha no campo.

Esta imagem mostra a fachada principal da casa Itmon. Como podemos ver, o seu design é baseado na arquitectura colonial da região: brancas e grossas paredes, janelas de madeira, algumas estruturas em pedra, grades rectas e um grande jardim na parte da frente, antes de se entrar na zona sagrada da casa. Certamente uma recepção misteriosa e encantadora.

Sala

Salas de estar modernas por IURO

Seguindo o design dos exteriores, também os interiores se mantêm em diálogo directo entre os espaços de estar de dentro e os de fora, desfrutando-se da mesma actividade. 

O ar fresco foge para os cantos, a conversa estende-se até as sombras escondidas entre as árvores, a luz atravessa de um lado ao outro, as aparecem e complementam-se. O interior da sala é simples: as cores claras fazem destacar a madeira sobre um pavimento em cimento polido com acabamento desbotado. O mobiliário é rústico e os toques de cor apresentam-se de forma pitoresca entre rachas e imperfeições da madeira. Um lugar intimo, perfeito para a convivência quente entre os habitantes da mesma.

Cozinha

Cozinhas modernas por IURO

A cozinha é um espaço sumamente simples mas não menos acolhedor. A paleta de cores é mantida com tons claros, o piso de cimento polido e o mobiliário em madeira é mantido. O acabamento destes é mais elegante e detalhado e a luz aparece projectada sobre as superfícies e o verde da natureza exterior espreita pela janela.

Sala de jantar e jardim

Casas modernas por IURO

A fachada posterior da casa parece-se mais com as ruínas Maias que ainda se encontram presentes aqui e ali por esta região. Os planos rectos em pedra com grandes vãos para ligar os espaços, todos eles cobertos com uma imensa vegetação e pequenos e misteriosos caminhos em torno do terreno, fazem deste espaço um misterioso lugar de lazer.

Nesta imagem podemos ver a fusão de ambientes entre o jardim e a zona de refeições, na qual consiste uma larga mesa de madeira com bancos corridos em vez de cadeiras, criando uma sensação de férias permanentes – uma verdadeira casa de campo!

Quarto e terraço

Casas modernas por IURO

quarto não é menos acolhedor do que as anteriores divisões, nem pensar! Este quarto é uma divisão ampla e luminosa, graças à enorme janela de vidro que faz ligação directa com o jardim e a sua pequena varanda – indicada para um chá em noites de insónias.

Entre tanta rusticidade, entre pedras e madeiras cruas, o quarto deslumbra com o seu brilho e elegância, onde a modernidade dos vãos de janela consegue criar um ambiente especial no interior, não só no quarto, mas em toda as divisões.

Sem lugar para dúvidas, a riqueza arquitectónica desta casa é de grande valor estético e construtivo, graças à criatividade dos desenhadores e construtores em causa. A casa Itmon é uma amostra boa do que é possível fazer-se a partir de restos e presenças quase significativas de antigas construções.

Que achou desta casa no meio da natureza? Gostava de ter uma igual?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!