Que candeeiro escolher para a minha sala de estar?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje iluminamos-vos… Luz e mais luz! Esta é mais que necessária nas nossas vidas… Orienta-nos, guia-nos, faz-nos companhia e protege-nos. Sim, podemos falar em proteção, uma vez que ela traz-nos segurança, pela sua presença.

Existem tantos feitios, tantos modelos, tantos estilos, tantos intuitos de candeeiros, que com esta máxima oferta poderá ficar confuso e sem perceber onde e porquê deve usar aquele candeeiro e não outro. Então de forma a elucidá-lo um pouco nesta aventura de candeeiros, partilhamos consigo neste artigo nove dicas que o irá iluminar! Quer ver? É só seguir a luz!

O primeiro passo para brilhar…

Casa Lisboa 2015: Sala de estar  por Light & Store
Light & Store

Casa Lisboa 2015

Light & Store

A grande questão prende-se na escolha – DO – candeeiro? Como costuma escolhê-lo? Dá importância a este objeto não só decorativo como útil? Sabia que ele é um elemento marcante na sua sala de estar? Como tal não pode ser selecionado à toa, convém termos alguns cuidados e fazer um pequeno estudo do mercado. Então vamos às dicas:

- Quando escolher o candeeiro faça sempre a associação do estilo de decoração, isto é se é moderno, procure candeeiros com linhas direitas e simples, se for clássico, talvez um lustre ou algo sofisticado, se for campestre, veja um candeeiro com madeira e trabalhado e assim sucessivamente.

- Não se esqueça que o candeeiro fará parte integrante da decoração, logo tenha em conta as cores da sua sala de estar. Sempre tudo harmonioso, é mais bonito!

- O tamanho, é uma decisão que não pode ficar em vão. Tenha em consideração o tamanho da sua sala de estar, se for pequena, não escolha um demasiado grande. Caso contrário, procure sempre um candeeiro de teto maior, além de dar mais iluminação, preenche aquele espaço do ar. Fica top!

- O material, é outra ponto que não deve esquecer na hora de escolher o seu candeeiro. Geralmente, este é associado ao estilo. Não se esqueça que o material usado fará diferença na propagação da luz.

- Finalmente, recomendamos que tenha atenção à iluminação do mesmo, tenha sempre em conta se é direta ou indireta (iremos descobrir ao longo do artigo). Um boa iluminação fará diferença e cria uma atmosfera agradável e aconchegante em casa, sem forçar demasiado a vista. 

Candeeiro de teto

Sala de estar  por Crea-re Studio
Crea-re Studio

Wisząca lampa z klamerek II

Crea-re Studio

Gostamos de surpreender com modelos irreverentes, ousados, criados por 'nós'… Mostrando-vos como é possível ter um candeeiro, com um design by você. Podemos ser os próprios artistas das nossas decorações ou móveis, basta entregar-se um pouco. Não só fará uma poupança financeira, como irá garantir uma obra única. Este candeeiro de teto foi todo revestido com molas de roupa de madeira, se descobrirem este livro de ideias – da Crea- Re Studio, irão ver o quão bonito fica iluminado. Uma ideia para apostarem. 

Já agora… sabe da importância do candeeiro de teto? Pois bem, é um elemento primordial, destaca-se na decoração, recai delicadamente pelo ar do espaço, irradia luz por toda a área e atrai o nosso campo de visão, por ser um elemento vistoso, atrativo e bonito.

Candeeiro de mesa

Sala de estar  por homify

Dizemos sim! Sim e sim!! Aposte num  candeeiro de mesa na sala, num móvel de entrada ou na mesa de cabeceira do quarto, fica um must! Cria um ar encantador, além de ser uma bela decoração, serve de luz secundária ou de apoio, para aqueles momentos que se quer um ambiente mais tranquilo. 

Este candeeiro Pride da Orchids, prestigiada marcada portuguesa, tem um design moderno e tem cores leves, que de certeza ficará bem na sua casa, não acha?

Candeeiro de chão

O candeeiro de chão, não substituiu o candeeiro de teto, é outro ponto de luz que existe dentro da sala e complementa, para aqueles dias em se precisa de maior iluminação, além disso, é usado muitas vezes por ser uma peça decorativa e porque pode criar zonas distintas dentro do mesmo espaço, como vemos aqui nesta magnífica inspiração, onde foi criado um cantinho de leitura. O seu design terá sempre a ver com o estilo de decoração e design da casa, pois de facto acompanha o mood

O candeeiro de chão, é idealizado para quem não tem espaço suficiente para colocar um candeeiro de mesa, pois não obriga a ter uma mesa de apoio para o colocar. Ele cabe em qualquer espaço…

Luz direta

Sala de estar  por Vipp
Vipp

Vipp lamp

Vipp

O que entende por luz direta? É isso, a própria palavra o diz é –  direto – ou seja, age diretamente sobre uma superfície. É a luz artificial que se propaga para pontos fulcrais, sem vergonha ou medo. Dá a luz necessária e difusa a sua cor para um ponto específico, como na cabeceira da cama, para uma leitura ou no escritório ou até mesmo na bancada onde prepara o jantar. Usada para momentos de maior concentração e necessidade de visibilidade. 

Para obter a luz direta são usados spots, candeeiros de mesa ou candeeiros de chão, por exemplo. Agora pode acender a luz e desfrutar…

Luz indireta

Sala de estar  por homify
homify

Artemide Mesmeri Parete LED Wandleuchte

homify

A iluminação deve ser um foco importante num projeto arquitectónico, deve fazer parte dos planos. Hoje em dia, as próprias construções apresentam novas soluções e não apenas aquelas entradas para os candeeiros. Existem outras estratégias para tipos de iluminação, tanto de interior, como no exterior da habitação. E uma dessas estratégias prende-se na iluminação indireta, pode ser posicionada em detalhes no chão, no gesso ou no forro das paredes, criando um ar intimista.

A luz indireta incide na superfície e só depois é refletida para iluminar outros recantos do espaço, de forma uniforme, tal como vê na fotografia. As paredes de cor neutra permitem um maior e melhor reflexão, criando uma maior otimização da luz. Esta luz origina um maior conforto visual, por ser suave e difusa, funciona como uma luz de ambiente. 

Luzes com cores

Ter luzes com cores será sem dúvida uma opção pessoal, que poderá ter a ver com o clima que quer propiciar dentro da sua casa ou apenas numa área. É uma forma de 'fugir' ao padrão, das luzes brancas ou amarelas, pode comprar lâmpadas coloridas ou um candeeiro de vidro de uma cor, assim ele dará o tom.

A iluminação de luzes com cores é mais tranquilo e delicado. Usada para relaxar ou como luz de apoio, estas ganham destaque na decoração. Pode ser uma excelente ideia para um quarto de uma criança, já que muitos dormem com a luz acesa. Estas luzes com cores, não são muito fortes, criam uma sensação de descanso e de calma, que seja a relaxar, a tomar banho ou a ver um filme. Que cor de luz quer? 

Intensidade de luz

Sala de estar  por XETAI ALTZARIAK
XETAI ALTZARIAK

Lámpara Rituals de Foscarini

XETAI ALTZARIAK

A quantidade de luz que pretende para determinado ambiente dependerá da necessidade momentânea, da sua disposição e vontade… O que é certo é que com uma boa luz obtém-se boas sensações, dentro do nosso lar. Nomeadamente, o conforto, o aconchego, quer para ler um livro, ver um filme, relaxar ou simplesmente para um momento romântico. É claro, que para o descanso a intensidade da luz será menos forte ou agressiva, poderá vir de um candeeiro de mesa ou de chão. Se quiser um ambiente com luz mais intensa, para jantar, trabalhar ou simplesmente porque sim, optará pela luz do candeeiro de teto ou todas as luzes acesas…  Mas isso tudo dependerá de si e do momento vivido…  

Diferentes estilos de candeeiros

E com todas as dicas que partilhamos convosco ao longo deste artigo, tem agora uma maior percepção de como escolher o seu candeeiro, bem como os variadíssimos modelos. Sabe que cada um deles remete-nos para diferentes estilos, desde o moderno, ao clássico, ao minimalista, passando pelo rústico. Existem tipos de candeeiros, para todos os gostos e espaços… agora só tem mesmo de pôr em prática todos estes conselhos, que o iluminou com toda a certeza! 

Há sempre luz nas nossas vidas…  

Em que candeeiro ficamos? Sentiu a luz do artigo? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!