E assim conseguirá aumentar a sua sala de jantar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Rentabilizar o espaço da nossa casa e parecer que tudo dê ilusão de grandeza, é uma necessidade de muitos de nós, mais do que se possa pensar… Rapidamente um espaço torna-se pequeno, enchemos com móveis, com isto ou aquilo. A família pode vir a crescer e o quarto que era o escritório foi morar para a sala ou porque a sala de estar ocupa mais espaço que a do jantar… Enfim, tudo deve ser rentabilizado ao máximo, criando áreas boas, sem que nada faça falta e que tudo esteja bonito, com bom gosto e atraente. Nem sempre ter uma sala de jantar imensa é um desejo das pessoas, muitos gostam de viver num ninho mais pequeno e é mesmo uma opção de vida. Mas independentemente da razão da sua sala de jantar ser pequena, temos a certeza que o objetivo final é comum a todos – torná-la grande! 

Existem truques na decoração, que deixam 'enganar' a vista ou que rentabilizam melhor o espaço, porque conseguimos arranjar um móvel multifuncional ou optamos por cores neutras. Mas o melhor é verem as nossas 7 dicas que temos para si, neste artigo de hoje, sobre sala de jantar pequenas. Ideias para levarem e copiarem na sua sala de jantar. É fácil. Quer ver? Então leia o artigo e veja a seleção de inspirações que a homify selecionou para si!

Isto é como pode fazer a sua sala de jantar parecer maior

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

É bastante comum ter de dividir uma área da casa, muitas vezes pequena, em dois ou três espaços, um lado a sala de estar, o outro a sala de jantar e ainda o canto da leitura. Geralmente, o lado maior é dedicado ao espaço de descanso, por ser mais aproveitado e também por ter os sofás e o móvel de televisão, que têm porte maior. Assim sendo, não sobra muito para o espaço de jantar. Mas ele existe e é o que interessa. Agora a questão é torná-lo maior. Vejam, como deixaram tudo em aberto nesta sala, não existe uma grande quebra entre os três espaços (refeição, leitura e descanso), está harmonioso, funcional e atraente. Uma solução perfeita que pode ser levada até à sua casa, colocar simplesmente uma mesa, de preferência redonda, que ocupa menos espaço, leve e fina. De facto, a escolha da mesa é fulcral, se a sua sala de jantar for pequena, não convém a mesa ser maciça, de grande porte e de cor forte. 

A combinação de cores foi também primordial, para que este sala pareça maior, opte por uns apontamento coloridos e outros neutros, tal como fizeram os arquitetos do atelier Tiago Patrício Rodrigues. A subtil decoração floral em cima da mesa é o toque leve e perfeito. Uma sala que está numa delicada simbiose!

Escolha móveis multifuncionais e práticos

Sala de Estar/Jantar Milãp:   por BS Interiores
BS Interiores

Sala de Estar/Jantar Milãp

BS Interiores

Quando queremos colocar um móvel na sala de jantar e se essa for pequena, temos de pensar inevitavelmente na rentabilidade dessa mesmo.

Como o fazer? Aproveitando todo o espaço é claro, pela disposição do mobiliário, mas a questão prende-se também no saber escolhê-los. Porquê? Porque assim, conseguimos com apenas um móvel ter várias funções, ou seja, ocupará só um lugar, em vez de três ou quatro. Temos de ser práticos! O lado positivo da questão é que hoje em dia, o mercado oferece diversas possibilidades de móveis multifuncionais. Isto é, que tenham mais que uma função ou que se consegue rentabilizar mais. Nesta inspiração, temos um exemplo bem concreto e eficaz, é da marca portuguesa BS Interiores. O próprio móvel da sala de jantar, tem diversas arrumações e a vertente escritório.

Numa sala de estar pequena recomendamos-vos uma mesa extensível, que cresce mediante as suas necessidades e convidados em casa. Mas no dia a dia mantém-se pequena e prática, sem ocupar demasiado espaço. Podem descobrir exemplos de mesas extensíveis, lendo este livro de ideias

Use cores claras

Sabia que as cores claras são mais leves e são ideais para ambientes pequenos? Então se não tinha ideia, ainda bem que vê este conselho, que pode fazer toda a diferença na sua sala de estar. As cores escuras tornam o espaço ainda mais pequeno, com ar pesado e fechado. Com uma paleta cromática clara os raios de sol penetram mais, gerindo mais claridade e amplitude ao local. Vejam como esta pequena sala de jantar irradia luz, não nos sentimos 'presos'. Apenas jogaram com a cor escura no tapete, mas como tudo é claro e apenas uma parte do chão é escura, não pesa nada, pode ser uma solução, se de facto não quer prescindir do escuro.

Objetos decorativos, poucos

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013: Salas de jantar modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Como diz o velho ditado 'menos é mais' e num contexto de sala pequena é mais que válido e para porem em prática. Quando menor for o número de decoração a atulhar os móveis ou as prateleiras melhor será. Mais leve ficará o ambiente e consequentemente maior parecerá a sala. Por isso, tudo o que for há mais, desfaçam desses objetos, é só deixar à vista apenas uns elementos – essenciais. Reparem neste exemplo, tudo muito leve, a planta ajuda a criar uma atmosfera natural e dá aquele toque de frescura, o candeeiro, umas velas e uns jarros, nada mais…

Agora já sabem, quando mais clean e leve a decoração da sua sala de jantar for, maior ela parecerá! Se tiver objetos ou algo que não quer mais ou que não dê uso há uns anos, ponha-os à venda. Despegar-se de alguns elementos até liberta a alma… Tente! 

Use a parede como arrumação

Sala de estar  por Siderio
Siderio

APOLLO

Siderio

As prateleiras são as amigas das paredes, não existe melhor forma de rentabilizar uma parede, sem ser com prateleiras ou nichos. E são tão design, deixam em aberto, não sobrecarregam, a sua estrutura não é uma massa volumosa, por isso não quebra o espaço. Podemos contar com elas para arrumar, tudo um pouco, além de serem decorativas. Uma bela forma de aproveitar a parede e qualquer espaço que tenhamos. Existem tantos modelos e formas de as usar… que é só preciso ser um pouco criativo.

A iluminação é um ponto importante

Vamos dar luz?! É claro que sim! Damos luz e luzes, só pelas ideias luminosas da homify ficamos iluminados!! Já vimos que as cores claras e neutras são amigas de ambientes pequenos, associado a elas é a iluminação que possamos dar um espaço. Quanto maior for a abertura da luz natural maior parecerá, contudo para as noites ou caso aquela área não seja avantajada de janelas, então é usarem a melhor estratégia – a luz artificial, quer seja com candeeiros de teto, de mesa ou de pé. O truque da iluminação é usá-la em dois pontos diferentes, uma principal e outra secundária, cria a atmosfera perfeita. 

Espelhos

Este é o nosso último truque de magia, aquele que guardamos debaixo da manga e para o fim, para o surpreender… mais um pouco! É a dica fácil e que 'aumenta' a sua sala de jantar sem sombra de dúvidas. O espelho numa sala de jantar pequena vai ajudar a propagar a luz pelo ambiente, ajudando na sensação de amplitude, além de ser uma belíssima peça decorativa. Pode optar por um espelho médio ou como fizeram aqui, recobrir a parede com espelhos, fica chique e com ar gigantesco!!

Sugestões tão fáceis e práticas que só têm de as pôr em prática para a sua sala de jantar parecer o dobro do tamanho! 

Qual destas dicas vai querer copiar para a sua sala de jantar? Diga-nos qual foi!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!