Saiba como utilizar o espaço debaixo das suas escadas!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Este é um artigo para quem tem uma grande escadaria lá em casa. Se se encaixa neste grupo de pessoas, continue a ler o nosso artigo; caso contrário, fique connosco na mesma: nunca se sabe o dia de amanhã e se o futuro não lhe reserva uma casa com esta característica!

Com certeza que não é a primeira vez que olha para o seu vão de escada, vazio e sem utilidade aparente – quando precisa desesperadamente de um novo arrumo, de um armário para guardar sapatos ou de outro espaço que lhe facilitaria e muito a vida do dia-a-dia! Na verdade, este é o sítio perfeito para criar arrumação ou, dependendo da largura da escada, um outro compartimento. É disto que vamos falar hoje! 

O vão da sua escada tem um enorme potencial que, na maior parte das vezes, é desperdiçado pelo seu formato (triangular, o que dificulta a sua utilização como um todo). No entanto, se conseguirmos olhar para aqui com outros olhos, noutra perspectiva, talvez consigamos ver o que nos tem escapado diariamente aos olhos.

Este artigo será inteiramente dedicado a dar-lhe dicas sobre como aproveitar da melhor maneira o seu vão de escada. Algumas ideias já lhe podem ter passado pela cabeça, outras serão uma completa novidade. Mas mesmo aquelas que já tinha imaginado, tornam-se mais reais com as imagens que lhe apresentamos. Verá como no final ficará surpreendido como tudo o que tem andado a perder por ainda não se ter debruçado a sério sobre a solução deste bico-de-obra!

Vamos então explorar esse espaço?

Degraus que se transformam em estantes para livros

Já reparou na potencialidade que os seus degraus têm, se olharmos para eles noutra perspectiva? Por norma, têm uma altura considerável, suficiente para armazenar objectos na vertical. Uma vez que são linhas rectas… por que não criar uma estante com várias prateleiras, de várias dimensões, para a sua colecção literária? Se tiver filhos pequenos, pode reservar as mais baixas para eles, para que facilmente atinjam os seus livros sem dependerem dos adultos. Com esta variedade de espaços, pode dividir a estante por temas, por exemplo. Quanto maior for a sua escadaria, mais espaço terá para todos os seus livros! No entanto, tenha em atenção a altura das prateleiras, pois pode dificultar o seu acesso. De qualquer maneira, pode sempre aproveitar todo o espaço e quando for preciso chegar a sítios mais altos ou utiliza um escadote para lá chegar… ou sobe a escada e retira por aí!

E por que não um jardim zen?

PROJECTO 3: Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

PROJECTO 3

Grupo HC

Pondo um pouco de lado a ideia de um espaço de arrumação e pensado mais na decoração da sua casa, apresentamos-lhe este fantástico jardim interior que dará um toque fresco e tranquilo às suas escadas. As pedras brancas ajudam a manter o espaço limpo, enquanto que as árvores (podendo ser artificiais) não necessitam de grande manutenção. Uma vez que o espaço é fechado com o vidro, não se suja facilmente, evitando que pó e outros resíduos se alojem no seu jardim. Caso prefira, pode optar por outras plantas, esculturas ou outro ornamento que seja da sua preferência. Verá como toda a sua casa se iluminará com este pormenor fantástico!

Mobile o espaço desperdiçado!

Duplex Lisboa: Corredores e halls de entrada  por G.R design
G.R design

Duplex Lisboa

G.R design

Comecemos pelo óbvio: um espaço totalmente vazio e oco debaixo das suas escadas. Estes são os casos mais aflitivos para alguém que gosta de ter uma casa funcional e bem aproveitada. Mas não se preocupe, brevemente essa pode deixar de ser uma dor de cabeça para si! Se a escada que lá tem em casa é o seu calcanhar de Aquiles no que toca a espaço desperdiçado, pode começar por colocar ali uma pequena poltrona ou um aparador que lhe seja útil. Criará assim uma área com utilidade que não só resolverá a sensação de desperdício, como ainda terá vida própria!

Arrumação criativa

Corredor, hall e escadas  por buss
buss

Under Stairs Storage

buss

Esta é provavelmente uma das soluções mais bem aceites e com mais utilidade que lhe apresentamos. E isto porque não só mantém a escada com a sua aparência natural, como ainda lhe arranja um armário incrível para tudo o que a sua imaginação lhe permitir! Pode criar uma sapateira (excelente sítio, pois à partida situa-se perto da entrada principal, logo pode trocar de imediato os seus sapatos para as pantufas ou chinelos assim que chega a casa, além do que o odor natural dos sapatos não se espalha por nenhum compartimento), gavetas de arrumação para coisas variadas, um pequeno cabide de entrada para casacos, chapéus e carteiras… Veja o que lhe faz mais falta e aproveite o vão da sua escada!

Vão de escadas soa a nova divisão!

Corredores e halls de entrada  por Vida de Vila
Vida de Vila

Escada e Lavabo

Vida de Vila

Pois é, se o vão da sua escada é tão grande que poderia caber lá dentro outra divisão… por que não aproveitar essa vantagem e criar uma casa de banho social? É um óptimo sítio, porque não passa despercebido. Além disso, situa-se na parte inferior da casa, completamente acessível a toda a gente (mesmo para alguém que, temporária ou permanentemente tenha a sua mobilidade reduzida). Claro que aqui será necessária a ajuda de um arquitecto cujo projecto lhe permita toda a tubagem para esta nova divisão, mas com certeza que na homify encontrará os melhores profissionais que o ajudarão a solucionar este problema e a tornar realidade a sua imaginação!

Um expositor para as suas obras de arte

Casa Cedofeita: Salas de estar modernas por Floret Arquitectura
Floret Arquitectura

Casa Cedofeita

Floret Arquitectura

A última sugestão que lhe damos é a utilização do seu vão de escadas como expositor para a sua colecção de bric-a-brac, para os seus bibelots ou para outros objectos decorativos que goste de expor na sua casa. Esta é uma excelente solução, principalmente quando tem muita decoração e, sem se querer desfazer dela, não sabe onde colocá-la. Uma estante como a representada na imagem, pode também ter objectos de mais valor, pois não é um sítio com tanta acessibilidade como a estante de livros que lhe apresentámos antes. Pode variar o tamanho das prateleiras, conforme os objectos que lá quer colocar, adaptando assim a arrumação às suas necessidades!

Qual é a sugestão que vai aplicar no seu vão de escada? Diga-nos, na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!