O poder das pedras decorativas no seu jardim!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Rocks that rock a lot: este é o pontapé inicial para o nosso artigo de hoje!

Como diria Fernando Pessoa, ’Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo… ’. Esperamos, portanto, que tenha guardado as suficientes para lhes dar uso agora! Não as suficientes para um castelo, mas pelo menos para decorar o seu jardim – sim, porque qual é o castelo ou palácio que não tem bons jardins para se passear?

As pedras decorativas para jardins são usadas há muito tempo, mas há sempre novos ciclos e novas maneiras de as utilizar, de maneira a que o jardim do vizinho não seja melhor que o seu. A sua aplicação é variadíssima, podendo servir apenas de elemento decorativo ou fazer parte integrante do funcionamento do espaço.

Se este é um tema que lhe desperta curiosidade por não saber como decorar o seu jardim com estas peças geológicas, deixe-se ficar connosco e aproveite para refrescar as ideias sobre o assunto!

Combine as paredes de forma simples

Havendo vontade e/ou a necessidade de construir muros dentro ou no perímetro do seu jardim, pode optar por escolher combiná-los com o revestimento empedrado da casa. Desta forma, ambas as construções estarão em perfeita sintonia, sem ser necessário recorrer a outros adornos. Assim, simples, o seu jardim será respirará muito charme! Lembre-se que, por vezes, menos é mais – e a simplicidade assenta sempre incrivelmente bem em qualquer situação!

Pedras brancas – o novo relvado

Comecemos por um recanto no jardim com pedras soltas. Reservando um espaço para bancos, um local tranquilo onde pode ler um livro ou conversar com um amigo, cria a necessidade de o distinguir do resto do jardim, certo? Para o fazer de forma simples e eficaz, pode optar por utilizar como pavimento pequenos seixos brancos soltos. Devido ao seu tamanho, cumprirão o seu papel no que toca à segurança, pois não provocarão facilmente quedas – apesar da irregularidade do piso. Por outro lado, ao escolher estas pedras em detrimento de relva, irá poupar tempo e dinheiro por não precisar de fazer uma manutenção do relvado num sítio que será muito utilizado.

Maior segurança

Jardins modernos por GREENLİNE PEYZAJ
GREENLİNE PEYZAJ

GREENLİNE PEYZAJ ALMANYA UYGULAMAMIZ.

GREENLİNE PEYZAJ

Se gostou da ideia anterior, mas julga que necessita de um piso que ofereça maior segurança, apresentamos-lhe esta sugestão: um caminho que abre até à zona de relaxamento, descanso e convívio! Para o fazer, pode conjugar dois ou mais tipos de pedras, combinando também cores para definir o limite do passeio ou para desenhar motivos ao seu gosto no chão.

Caminhe sobre a água!

Esta é uma ideia que funciona muito bem em pequenos lagos que possam existir no seu jardim. Caso queira impressionar os convidados, pense em fazer um caminho (aparentemente) flutuante neles. Além disso, pode também optar por decorar o lago com pequenas pedras no fundo, que lhe ajudará a mantê.lo com um aspecto limpo e saudável. Contacte o Atelier D'Arquitectura J. A. Lopes da Costa e peça mais informações acerca desta solução!

Relembre os socalcos do Douro

Moradia na Rua do Salitre (Lisboa): Jardins tropicais por Visual Stimuli
Visual Stimuli

Moradia na Rua do Salitre (Lisboa)

Visual Stimuli

Para os apaixonados pelos socalcos característicos das vinhas das margens do rio Douro, temos esta sugestão que pode utilizar em menor ou maior escala no seu jardim. Estas plataformas cortadas, de espaço a espaço, para que formem degraus levam-nos de imediato para um rio que rasga os montes e que nos leva a uma viagem única e encantadora! Esta é uma excelente sugestão para jardins construídos em encostas – desta maneira, consegue aproveitar o espaço sem desperdiçar ou ter que abdicar de área ou decoração. Com a utilização de pedras, dá-lhe um ar ainda mais natural – se estas forem pré-existentes em relação ao seu jardim, utilize-as para que a beleza seja ainda mais adequada à envolvência!

Limites de pedra

Para delimitar zonas do seu jardim, pode optar entre cercas, plantas… ou pedras! A grande vantagem é que a manutenção desta fronteira é praticamente nula, além do que facilmente é alterada, conforme as suas necessidades e os seus gostos. Pode escolher entre uma barra formada por várias pedras ou pode fazer antes uma fila de pedras maiores, dependendo do que pretenda para o seu jardim.

Transforme o seu jardim num espaço zen​

Tem ideia daquelas imagens de costas nuas, deitadas e com pedras em cima? Pois bem: essa imagem com certeza que lhe traz sentimentos de tranquilidade e relaxamento. Por que não trazer essa atmosfera para o seu jardim? Tenha as suas próprias pedras quentes e massaje a sua visão enquanto desfruta do seu jardim!

Calçada portuguesa

A calçada portuguesa é uma das nossas maiores heranças e uma das que mais nos faz sentir verdadeiramente em casa! Um dado que tomamos como adquirido, mas que basta saírmos do país para percebermos que essa aquisição se perder assim que atravessamos a fronteira. Se é um apaixonado por esta nossa arte, leve-a para o seu jardim! Não necessariamente em calcário e basalto, o que realmente importa são as cores e os desenhos que pode criar com elas. Seja criativo!

Tenha a sua própria fonte dos desejos

Jardins modernos por GREENLİNE PEYZAJ
GREENLİNE PEYZAJ

GREENLİNE PEYZAJ ALMANYA UYGULAMAMIZ.

GREENLİNE PEYZAJ

Um curso de água e um conjunto de pedras são elementos que funcionam perfeitamente bem e que nos devolvem memórias de verão, junto da Natureza. Se o seu jardim tem espaço suficiente para tal, construa uma pequena fonte que permita esta interacção! Tornará o ambiente mais fresco, além do que o barulho natural da água a cair proporcionar-lhe-á uma banda sonora agradável e absolutamente zen!

Faça o seu caminho!

Quantas vezes temos um relvado perfeito que não queremos estragar, mas que necessitamos de pisar para chegar a outros sítios do jardim? Pois bem, se esse é o seu problema, adquira pedras grandes e coloque-as estrategicamente no relvado, de forma a criar um caminho que possa ser calcado – sem estragar a relva. Desta maneira, poderá preservar o tapete verde e desfrutar dele ao mesmo tempo! Por outro lado, não será necessário grande manutenção das pedras. Tenha apenas em atenção que devem ser pedras com características seguras, como não serem escorregadias ou ficarem escorregadias com a chuva, humidade, etc.

Encontrou a inspiração que procurava? Diga qual, na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!