Ideias de pavimentos em madeira

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A madeira é com certeza o material mais vulgar e ao mesmo tempo o mais requisitado quando a questão do revestimento do pavimento se coloca. A madeira tem todas as propriedades que já conhecemos, como o conforto, a durabilidade e o lado estético apelativo. Cada pessoa consegue ainda enumerar mais vantagens e felizes características a este material. É aplicado em grande escala, tanto em revestimentos de chão, paredes ou móveis. Existem várias espécies de madeiras com diferentes origens e por isso com diferentes atributos, tais como: a dureza, a cor, a textura, o desenho..

Irei mostrar-lhe através de imagens inspiradoras, como a madeira pode ser aplicada em pavimentos e quais são as possibilidades! Espero que goste!

Ondulado

Seja em salas de estar ou em quartos, a madeira quando aplicada no chão consegue harmonizar o espaço e torná-lo mais confortável. Andar descalço é possível pois este material tem a característica de ser quente (ameno) sendo uma vantagem quando aplicado em interiores de habitações. 

O da imagem é de cor clara e apresenta-se de forma ondulada. Os veios e os nós da mesma são bastante visíveis e o seu lado natural combina com os quadros de origem natural tal como o vaso de tufo verdejante.

O restauro

Chalé das Três Esquinas: Salas de jantar ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Um exemplo de um espaço português com soalho em madeira é o da Chalé das Três Esquinas. Este edifício foi um espaço totalmente renovado e a intervenção de Tiago do Vale foi brutal. O pavimento em madeira já existia em algumas zonas e noutro foi originalmente aplicado com o objectivo de todo o espaço ter a mesma linguagem material. O pavimento foi devidamente tratado e restaurado conseguindo este aspecto fantástico no final.

As paredes e todas as superfícies lacadas de branco fazem um contraste inesperado com a madeira e os objectos negros.

pavimento vs decoração

Na Academia de Bailado Clássico de Aveiro o GAAPE escolheu mais uma vez a madeira de tom amarelado para a maioria do piso do edifício. O ambiente queria-se acolhedor e confortável já que com facilidade meninas e meninos andariam com pouca roupa e por vezes descalços. Quis-se também aproximar o mais possível à natureza com esta escolha acertada. As vigas do palheiro foram deixadas à vista já que era importante manter a traça original do edifício pois tratou-se de uma remodelação de grande envergadura. As traves colocadas na vertical servem de protecção ao vão de escadas ao mesmo tempo que decoram e preenchem o espaço.

Em deck

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Não só no interior a madeira pode ser aplicada. Existem já vários exemplos de como este material pode e deve ser aplicado numa zona exterior. O exemplo é do já conhecido Jardim de Bambus da MUDA, com uma opção tão bem projectada para uma zona ao ar livre onde o conforto não foi descurado. A madeira quando aplicada em ripas e em que entre elas existe espaço vazio é designado de deck. Os decks em madeira têm um acabamento especial visto estarem expostos a condições atmosféricas e climatéricas extremas. Cores, tamanho e dimensão são características que pode alterar e escolher consoante o gosto pessoal. A forma como é colocado também irá alterar o aspecto final.

Em taco

Não discorde comigo, mas casas de banho com piso em madeira são lindíssimas! Concorda? A da imagem é em taco, ou seja, está aplicada em peças de madeira do mesmo tamanho formando um desenho especial como se fosse um puzzle, onde as peças encaixam umas nas outras. Apesar de estar numa divisão onde existe a presença da água esta é tratada com um  produto que a deixa impermeável e segura em momentos em que a água decide tocar, não alterando o seu aspecto original. 

O chão em taco é característico de edifícios antigos e tem a vantagem de ser possível retirar determinada peça/taco se esta se encontrar estragada ou se precisar de aplicar algo, de forma fácil e imperceptível.

O lado vintage renascido

Parede e piso  por ŞERİFOĞLU PARKE
ŞERİFOĞLU PARKE

Amerikan Ceviz & Meşe Macar Parke

ŞERİFOĞLU PARKE

Nos dias que correm está muito na moda usar peças e mobiliário que faça lembrar o passado. Tal como está muito presente a remodelação de casas ou a restauração de peças de mobiliário. Não sendo possível restaurar ou ter a sorte de ser pisos em bom estado de taco, existem marcas que já o fazem, representando o passado. As opções ainda assim variam no estampado do desenho do pavimento e nas cores das madeiras, podendo existir a mistura de vários tons, como a imagem mostra.

Estilo nórdico

Parede e piso  por Quick-Step
Quick-Step

Patina Oak Light White

Quick-Step

Os pisos flutuantes são nada mais nada menos do que placas revestidas a madeira ou derivados de, que com peças de grandes formatos conseguem melhor o aspecto de pisos de grandes dimensões. Este chão é aplicado sobre superfície plana de plástico que permite a estabilidade do material e impedir o contacto com humidades indesejáveis.

Sendo piso flutuante existem mil e uma opções de texturas e variantes de cor. Piso flutuante em madeira de cor branca ou acizentada lembra espaços nórdicos e a sua aparência consegue também criar atmosferas hiper confortáveis e mega apelativas. Imagina no quarto da sua filha?

Tem pavimento em madeira em sua casa? Como é?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!