As 7 melhores casas de banho sociais

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Casas de banho sociais, de visita ou de hóspedes são espaços caracterizados por servem normalmente de tamanho reduzido e não conterem zona de banho. Nem todas as casas ou apartamentos tem a sorte ou a vantagem de ter uma casa de banho destas. Tem a vantagem de ser a casa de banho que os seus amigos irão usar quando forem a sua casa jantar ou quando o seu marido estiver a usar ao menos tempo a casa de banho principal da casa. Por uma questão de higiene e de privacidade, as visitas deverão apenas usar a casa de banho social, pois a sua composição é suficiente – lavatório e sanita – não necessitando de nada mais. Outra questão, é que nas casas de banho principais da casa é onde se guardam todos os produtos de higiene pessoais e objectos mais privados e por uma razão ou outra não se querem à mão e à vista das suas visitas. Também é aquele espaço que por ter saído de casa a correr não conseguiu dar um jeito e colocar tudo no devido lugar..

Vou mostrar-lhe alguns exemplos de casas de banho cheia de energia mesmo que de espaços pequenos se tratem.. venha daí!!

Estreita, histórica e feminina

O que se destaca nesta casa de banho social, além do seu reduzido tamanho é a lembrança passada e com história que espreita sob um tecto em granito e sua correspondente viga adornada. O piso é em madeira de cor clara, onde são bem visíveis os nós e os veios da mesma.

Devido ao tamanho da porta e respectiva estreiteza do espaço, o lavatório teve de ser realmente curto e de pequenas dimensões. Para alegar e dar alguma personalidade ao espaço foi colocado sob a sanita uma moldura preta com uma imagem gráfica bastante feminina e um espelho circular sob o lavatório. Proposta da portuguesa  Home Staging Design.

Arrojada, colorida e original

Casas de banho industriais por homify
homify

Knal geel naadloos toilet

homify

Para contrabalançar com o lado aborrecido e habitual destas casas de banho, a proposta neste espaço foi a oposta. o lado arrojado e de cor forte e poderosa foi conseguido com a solução de cobrir todas as paredes na cor amarela, incluindo o lavatório. Os poderes desta core podem ser revistos aqui e com isso conseguir constatar como esta cor é sempre uma boa opção.

Decoração só marca presença com um pequeno quadro e uma mini jarra pousados na reentrância de parede. O espelho aumenta a sensação de amplitude do espaço. Uma curiosidade é que a porta de entrada em madeira também foi pintada de amarelo. É certo que todos os seus amigos irão preferir esta casa de banho a qualquer uma outra ..

2 em 1

Apartamento na Av. Roma: Casas de banho modernas por Atelier da Calçada
Atelier da Calçada

Apartamento na Av. Roma

Atelier da Calçada

Esta casa de banho é um excelente exemplo de que uma casa de banho pequena e social, pode mudar de função num piscar de olhos. Se olhar com atenção conseguirá reparar na torneira colocada na parede e no chuveiro no tecto. Estes proporcionam um banho se houver necessidade. Só terá de fechar a porta e desfrutar do espaço. Claro que tudo ficará molhado mas os materiais foram pensados para isso, tal como o chão ter uma ligeira inclinação e um ralo ao centro. A proposta é portuguesa e pertence ao Atelier da Calçada.

Moderno vs original

Casas de banho ecléticas por Binnenvorm
Binnenvorm

QUEENS van casco kantoor pand naar luxe appartement

Binnenvorm

As casas de banho sociais por norma estão localizadas num corredor e não têm janela para o exterior. Existem culturas ainda, que separam por divisões um lavatório e uma sanita. Assim têm duas divisões sociais distintas, uma apenas com sanita e um mini lavatório e ainda outra apenas com lavatório. Mas o mais comum é a mesma divisão ter os dois mobiliários sanitários. 

O espelho de moldura preta preso por um cabo contrasta com o candeeiro de parede de acabamento dourado. O lavatório, tal como o espelho é de forma circular e este assenta sob uma bancada em pedra. O espaço é acolhedor e as paredes têm uma ligeira tonalidade.

Totalmente industrial

De aspecto totalmente irreverente esta casa de banho de fundo preto e carregado é totalmente de estilo industrial. A peça estrutural que serve de toalheiro, prateleira e ainda de candeeiro, é composta por canos pintados de preto. Em casas de estilo industrial os canos de aquecimento ou de água são deixados muitas vezes à vista conseguindo lembrar fábricas ou pavilhões antigos em que estes eram deixados à vista. O bidon foi transformado em lavatório e colocado como principal objecto do espaço. Um espelho cobre toda a parede lateral e dá a sensação de maior espacialidade.

Antigo vs contemporâneo

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Casas de banho modernas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Espaço incrivelmente feito de contrastes deliciosos. Repare no tecto em estuque trabalhado e no móvel antigo em madeira que faz de móvel de lavatório em oposição ao chão preto em cerâmica e às paredes brancas e brilhantes também cerâmicas. A luz natural faz-se passar por cima da parede que não vai até ao tecto conseguindo iluminar toda a divisão. Do lado de lá da divisória em vidro fosco fica a sanita usufruindo de uma posição mais resguardada e privada.

Cinza a fugir para o verde

Casas de banho modernas por BO6
BO6
BO6

Para terminar, mostro-lhe um último exemplo em que apenas se vê a zona da sanita e se percebe o material do chão – cimento auto nivelado – e o material das paredes num cinza esverdeado consegue criar zonas de armazenamento por cima da sanita. A prateleira criada com a reentrância da parede é o ideal para colocar livros ou objectos decorativos.

Gostou dos exemplos? Tem uma em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!