7 ideias brilhantes para uma sala de estar acolhedora

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Olha para a sua sala de estar e acha que lhe falta um ar de graça… talvez esteja demasiada enfadonha. Quer fazer algo, mas nem sabe o quê, nem por onde começar…

Então abriu a página certa! 

É que neste artigo de hoje, temos 'AS' dicas top e fantásticas que o irá orientar e elucidar, sobre como ter uma sala de estar não só bonita, mas acolhedora, com todos os apetrechos necessários para aquele ambiente. É de facto importantíssimo, termos este espaço com uma boa energia e bem atrativo. 

Porquê? 

É claro que será primeiro para nós – proprietários, para nos sentirmos bem no nosso próprio lar, uma vez que é na sala de estar, que queremos descansar e desanuviar de um dia longo de trabalho, mas também pela família e amigos que vamos recebendo em nossa casa. É até à sala de estar que se desfruta de um bom momento, pondo a conversa em dia, acompanhado de uma taça de café ou de chá. Se aquele espaço for acolhedor qualquer pessoa sentir-se-á à vontade… Um pouco como na sua própria casa. Não é preciso ter móveis modernos, do último grito da moda ou serem dispendiosos… Tudo é uma questão de equilíbrio e de bom gosto. 

Existem regras básicas que nos ajudam a orientar, desde da iluminação, às cores, à disposição, à decoração, entre outras, que iremos desvendar ao longo deste livro de ideias. Está curioso? Precisa mesmo destas dicas? Então siga-nos nesta aventura… irá surpreender-se de como com simples, tudo temos!

O uso eficaz da luz natural

Sala - decoração apartamento Estoril: Sala de estar  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Sala – decoração apartamento Estoril

Home Staging Factory

Quanto é que valoriza a luz natural na sua sala ou em toda a casa? 

Muito, pouco ou nada? Pois bem… o ideal será de aproveitar…

Existem truques que favorecem a entrada dos raios de sol dentro da interior da nossa casa. E sobretudo em dias de inverno em que sabe tão bem, qualquer luz que possa entrar em casa é bem-vinda… precisamos dela, é vital… é a nossa vitamina D, por isso toca a ir ao encontro dela!

- As paredes claras, nomeadamente a cor branca, permite uma maior claridade, espalha mais luz e cada raio por toda a área. As paredes brancas tornam todo o espaço mais luminoso, aconchegante e limpo, logo propiciam maior paz e tranquilidade.

- Usar espelhos é uma excelente estratégia, pois a luz é refletida.

- As mobílias claras são neutras logo deixam penetrar cada raio de sol dentro da sala de estar.

- Cortinas transparentes e claras são ideais, mesmo tapadas frente à janela, permitem a entrada da luz natural. 

- Ter os vidros bem limpos, faz mesmo diferença! Faça o teste é verá resultados… (por mais que não tenhamos não é vontade, não é?!)

- Nomeadamente no inverno, abra as cortinas antes de ir para o trabalho, é uma forma de aquecer a casa. Se estiver em casa também as pode destapar e aproveitar a luz do dia.

De facto, a luz natural é como um carregar de baterias, cria um ambiente agradável em casa, podemos ver sem ter de usar uma fonte de energia, logo é uma poupança elétrica. Além que cria uma atmosfera zen…

O uso de tons neutros

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013: Salas de estar modernas por Catarina Batista Studio
Catarina Batista Studio

SHOWROOM LOVE TILES Lisboa 2013

Catarina Batista Studio

Uma paleta cromática clara é a aposta segura para um sala de estar aconchegante e acolhedora, cria um efeito apaziguador em nós, a leveza deixa-nos tranquilos. Por outro lado, os tons tons neutros são muito mais fáceis de combinarem e de se interligarem entre si, é sem dúvida uma opção segura. Além disso, não nos cansamos tão rapidamente de um ambiente neutro ou claro, por ser mais harmonioso e leve aos nossos olhos e claro, na nossa mente. Vejam a calma que as cores desta sala nos transmitem, é agradável, não acham?

As cortinas podem ser uma grande ajuda

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Sala de estar  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

As cortinas têm um papel primordial numa decoração da sala de estar ou de qualquer outra divisão de casa, revestem toda uma parede, de um tecido, por isso não pode ser um qualquer. Apesar de ser mais fácil de o substituir que uma pintura, é oportuno ter logo o tecido ideal, de forma a não fazer compras desnecessárias. Vejam quais são as cores presentes na sua decoração, o estilo, o mood que lhe quer dar, se quer ou não a entrada de luz em casa e partir daí, escolha – a – cortina ideal. Já sabe se for opaca a sala ficará com ar mais pesado e sem entrada de luz, claro se estiver tapada. Caso seja uma cortina transparente, veja a qualidade do tecido e se de facto deixa passar a luz. 

Estas cortinas da famosa Designer Guild têm um design soberbo, de uma delicadeza até mais não, romântico, florido sem ser demais, cores suaves… enfim a perfeição de um tecido, que servirão de cortinas  maravilhosamente a uma sala de estar. Será na sua? 

O candeeiro encantador

Casa Lisboa 2015: Sala de estar  por Light & Store
Light & Store

Casa Lisboa 2015

Light & Store

Iluminar uma sala de estar com luz natural sabemos que é fulcral, mas inevitavelmente os dias não duram vinte e quatro horas e é mais que necessário a luz artificial dentro de casa, para dar aquele toque de luz nos nossos serões. Precisamos de diversos apontamentos de iluminação, nomeadamente na sala, por uma questão de estética, mas também pela procura de diferentes pontos de luz e diversas intensidades para os vários momentos e necessidades. 

O primeiro ponto de luz que procuramos colocar, é o candeeiro fixo no teto, que fica mais ou menos ao centro da sala de estar. Este lustre é o ator principal de toda a encenação, é a luz mais forte da sala. Os restantes candeeiros ou velas serão secundários, por momentos mais tranquilos e também decorativos. Escolher algo que fica pendurado no teto, que recai delicadamente no ar… precisa de ser bem pensado. Um candeeiro é uma peça que necessita de estar em harmonia com a decoração e o estilo da casa. Descobrimos estes tão encantadores, que de certeza farão luz na sua vida. São da Light & Store, de Lisboa. 

E… nada melhor que um candeeiro para criar – aquela – atmosfera!

Um conjunto de sofás confortáveis pode fazer maravilhas

sofá é o auge do conforto, do acolhimento e do bem-estar dentro da nossa sala de estar, é ele que nos carrega, que suporta o nosso corpo, que só procura descansar… Estar por ali sentado é daquelas sensações mesmo muito agradáveis! Um bom conjunto de sofá é de facto, um investimento, mas que compensa a longo prazo, dura uma grande temporada, talvez uma vida, são vistosos e criam um cenário mágico numa sala. São a parte integrante da sala de estar, sem eles aquele ambiente fica sem efeito. Pode optar por um sofá de canto, simples, completando-o com cadeirões. Como esta solução de sala de estar que ficou um encanto e denota muito aconchego.

Personalizar a sala de estar

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

Personalizar a sua sala é dar-lhe a oportunidade de deixar o seu gosto, estilo e modo exibirem-se, é criar aquele ambiente a sua cara. É diferenciá-lo de todos os outros, que seja seu, que diga da sua personalidade e da sua vida… Como consegue personalizar? Decorando o ambiente, através de quadros de pintura, de fotografias, de acessórios, como as almofadas, o tapete, as velas e as flores. São estes elementos que tornam a sala bonita, que a personaliza e decora. Faça da sua sala de estar uma extensão de si… Para no fim sentir: Home sweet home!

Utilizar um papel de parede impressionante

Parede e piso  por Creativespace
Creativespace

mod Stairs

Creativespace

Porque há papéis de parede que valem mais do que mil palavras… Que apenas de olhar para ele, tudo diz. Como um elemento pode criar um ambiente totalmente diferente, reveste-o sem igual, personaliza-o e decora-o. A perfeição de uma fotografia que recobre delicadamente o muro da nossa sala é uma das soluções para tornarem a sua sala ainda mais aconchegadora. As restantes paredes podem ser pintadas e terão uma sala de estar surpreendentemente acolhedora!

Parece real! Estar numa sala e ter a sensação que estamos a entrar numa cidade histórica é qualquer coisa de… Espetacular! 

Destas dicas qual irá pôr já em prática? Diga-nos tudo na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!