Projectos que inspiram uma arquitectura para o futuro

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Por vezes pelo meio de algumas conversas entre amigos, surge aquela questão que tão bem conhecemos: qual o futuro que nos reserva na sociedade em que vivemos, neste caso, no campo da arquitectura ou no design? Alguns críticos acreditam que os arquitectos estão a voltar o seu interesse para o vernáculo, e outros para uma intensa pesquisa científica para as novas tecnologias.  Baseando-se nos métodos comprovados do nosso presente, há uma visão totalmente oposta, fornecida por aqueles que prezam as tecnologias da era espacial e descobertas revolucionárias.

 Será que ainda viveremos debaixo do solo, acima das nuvens, ou talvez até mesmo colonizar novos planetas, como Marte? Porque não temos uma ''bola de cristal'', não há realmente nenhuma maneira de aprofundar o futuro e ver o que está pela frente. No entanto, já existem muitos arquitectos e designers que estão empurrando os limites e quebrar o standard, embora procurando diferentes direcções.

Hoje na homify, vamos analisar criticamente alguns projectos que podem dar pistas sobre uma ideia de arquitectura para o futuro. Do tradicional ao mais tecnológico, do  auto-suficiente ao mais arrojado,  olhamos assim para cinco  exemplos que estão mais na proa do nosso futuro!

Um desejo sem limites

  por Modscape Holdings Pty Ltd
Modscape Holdings Pty Ltd

Cliff House by Modscape Concept external

Modscape Holdings Pty Ltd

Esta casa implantada num penhasco – projecto dos Modscape -  é capaz de seduzir os mais aventurosos, pela sua forte intimidade com a paisagem envolvente. Acostumados como estamos a viver em convencionais estruturas construídas sobre terrenos, deparamo-nos aqui com algo totalmente diferente e original. A casa na falésia está implantada lateralmente, na zona mais alta do penhasco. Toda a casa é um volume estranho e completamente independente da rocha; um elemento que não é natural, antes um exemplo de arquitectura futurista e quase que surreal, parecendo mesmo que estamos a ver um fotograma de um filme de ficção científica!

Casas de campo ''Eco-friendly''

É prática habitual fazer-se escapadelas de fim-de-semana em casas de campo Eco-friendly e o Parque Natural do Montseny parece-nos um bom destino!  Inserida neste local encontramos esta casa de campo de madeira: camuflada e misturada no meio da natureza, conta ainda com um amplo jardim que se funde na mesma. Do ponto de vista construtivo, esta casa tem um design ecológico e climático: ela é construída com uma estrutura de madeira, isolamento natural, tintas e vernizes minerais de origem natural que proporcionam uma elevada eficiência energética.

Uma excelente maneira de viver próximo de um futuro mais ecológico!

Formas que desafiam

Hotéis  por ARENISCAS STONE
ARENISCAS STONE

City Of Wine Complex Marqués De Riscal (Gehry Partners LLC) – BEIGE PINAR sandstone

ARENISCAS STONE

Controverso e ousado.  O projecto concebido por Frank Gehry, define-se pela impressionante composição de prismas, que flutuam através das três colunas de sustentação do edifício. A cobertura descansa sobre uma estrutura de pedra em tonalidades bege, extraídos da província de Teruel. A madeira, vidro e titânio cobrem a estrutura e são os principais materiais utilizados nesta construção.

Construções efémeras

Centros de exposições  por BIG-BJARKE INGELS GROUP
BIG-BJARKE INGELS GROUP

EXPO 2010 DANISH PAVILION

BIG-BJARKE INGELS GROUP

Desde o início do novo milénio que a arquitectura contemporânea internacional ganhou uma nova referência: Bjarke Ingels. Nesta foto, o pavilhão da Dinamarca para Shangai, conta com uma área de 3000 metros quadrados e foi concebido como um ciclo contínuo que nos lembra a forma infinita de uma fita de Möbius. Este espaço engloba num só projecto paisagem, exposição e um passeio coberto que continua no terraço da cobertura, tudo num gesto suave e elegante que se eleva e descende como uma onda quieta. Este loop infinito contém no seu centro uma piscina que é usada para ventilar naturalmente o edifício, criando um ambiente fresco no coração da metrópole. Esta ideia é enfatizada pela omnipresença de superfícies brancas oferecidas por um tapume de aço pintado e um interior em resina suave. O volume é rematado por aberturas circulares que perfuram a fachada.

Preservando a memória e tradição

O futuro da arquitectura também pode passar pela compreensão da tradição, aplicada em projectos vernáculos. Esta moradia tem uma área total de 2.500 metros quadrados e foi construída para aproveitar ao máximo as condições climatéricas do local. Projectada para combinar harmoniosamente com o ambiente natural em que está inserida, o iStudio Arquitetura decidiu assim inspirar-se com linhas curvas e formas dinâmicas para a sua criação. A Brick House utiliza o tijolo como elemento central de todo o projecto, dando expressam a todo o edifício. O charme desta residência reside não só na sua forma, mas também na técnica construtiva e na disposição dos tijolos. O espaço criado entre os vários elementos é deixado vazio ou preenchido com cal e cimento, conseguindo-se assim um bom isolamento térmico e acústico. Além disso, cabos eléctricos e tubos para saneamento, com planeamento prévio, foram integrados nesta cavidade tornando-se desse modo invisível.

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!