Apartamento desatualizado e banal torna-se fenomenal!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento JSJ — Ajuda, Lisboa, FMO ARCHITECTURE FMO ARCHITECTURE Espaços de trabalho minimalistas
Loading admin actions …

Hoje queremos apresentar-lhe mais um excelente projeto de renovação à portuguesa, que mostra claramente como é possível intervir numa casa, mudando o mobiliário e a decoração, e despojando-a de qualquer elemento que a sobrecarregue, como móveis volumosos desnecessários ou item antiquados e de cores pesadas. Isto não significa sempre tirar-lhe caráter, ou aquilo que a torna única, como a sua planta, mas sim sublimar esse caráter eliminando o supérfluo, e modernizando o antiquado! 

Neste artigo mostramos-lhe como a ’FMO Arquitectura’ conseguiu poupar espaço num pequeno apartamento aproveitando cada metro quadrado e tornando-o mais funcional, sem lhe alterar a configuração. Com ideias simples, mas excelentes, este projeto transformou um apartamento antiquado num espaço leve, acessível, com ótima habitabilidade. Venha já conhecê-lo!

Um antes pouco simpático

Que dizer? Um apartamento como há tantos, nem bonito nem feio, apenas descaracterizado e desinteressante. Os eletrodomésticos parecem destacar-se e ocupar todos os espaços, em especial o maciço frigorífico tamanho familiar. Um espaço antiquado no design, que parece parado no tempo desde 1980… Mas isso está prestes a mudar! Venha connosco!

A cozinha depois da intervenção!

Uma transformação incrível, a desta cozinha! Após a reforma o espaço parece ter duplicado de volume, como se alguma barreira arquitetónica tivesse sido derrubada, quando na verdade penas se derrubaram barreiras visuais e estéticas. 

Os eletrodomésticos foram colocados num grande armário, que os tira da vista permitindo que o espaço fique muito mais desimpedido, e dando-lhe um ar mais moderno. O novo design minimalista baseia-se nas superfícies brilhantes, de cor branca e negra, num contraste perfeito. E não podemos esquecer a mesa em madeira, de linhas muito simples, até um pouco rústicas, a trazer o calor da madeira para este ambiente quase esterilizado!

Outra perspetiva

Desta perspetiva percebemos a profundidade que se conseguiu graças à escolha cromática. O preto poderia ser demasiado pesado se não fosse tão brilhante, o que faz refletir a luz e torna o ambiente mais claro. E por falar em luz, esta é uma característica marcante desta cozinha, devido aos focos no teto que emitem uma luz muito clara e potente.

Um espaço de trabalho que causa inveja

Para aqueles que costumam trabalhar a partir de casa um bom espaço de trabalho é fundamental, e o deste apartamento ficou fantástico! Tem tudo o que é preciso para trabalhar nas melhores condições, muita luz, imenso espaço de arrumação e até um local para relaxar quando a inspiração foge. O estilo é moderno, de linhas direitas, mas não deixa de ter um ar clássico, imprimido pela poltrona e pelo confortável tapete magenta. Parece-nos um espaço perfeito para usufruir em trabalho ou lazer. E sempre rodeado pelos melhores amigos do Homem, para além do cão – os livros!

A criatividade traz a solução!

O escritório é fenomenal, sem dúvida, mas quando olhamos para esta curvatura suave do móvel biblioteca achamos que atinge a perfeição! A ideia foi transmitir a sensação de estar envolvido pelo conhecimento e ao mesmo tempo dar uma sensação de fluidez e ausência de barreiras espaciais. Muito bem conseguido, não é verdade?

A casa de banho

Por último espreitamos para esse espaço tão privado que é uma casa de banho! 

Aqui as tonalidades escolhidas são suaves e quentes, transmitindo uma agradável sensação de aconchego, apesar das linhas modernas e arrojadas das louças sanitárias e do brilho frio do revestimento das paredes. Para este efeito muito contribui a interessante combinação e distribuição de materiais… Mármore bege, madeira de cerejeira, vidro e cerâmica branca que se ligam na perfeição, numa sinfonia de beleza que vai além da mera funcionalidade.

As louças sanitárias suspensas garantem a total funcionalidade do conceito e o espelho na parede é responsável por garantir profundidade e luminosidade, num layout muito prático.

E se quer ver mais ideias de casas de banho não deixe de ler o artigo ’20 casas de banho pequenas, modernas e espectaculares’.

Qual dos compartimentos deste apartamento queria mesmo em sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista