Como posso usar a minha cave?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se tem cave e ela está escura, fria e desarrumada, então saiba que está a cometer um grande erro por não aproveitar esta divisão para acrescentar valor sua casa. Arregace as mangas e dê-lhe uma nova vida e propósito. Afinal de contas, há tanto potencial na sombria e triste cave. Pode reformulá-la por completo e encontrar mais um espaço de arrumação, fazer o ginásio com que sempre sonhou, construir um agradável spa caseiro, um quarto de hóspedes ou até uma zona para se dedicar ao seu hobby. Vale tudo menos ir empilhando um monte de coisas – que porventura já nem usa – até chegar ao ponto de não se conseguir lá andar. 

No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas sugestões para que componha uma cave bem mais agradável que o sótão da Gata Borralheira.

Área para arrumação

Os sótãos e as caves são espaços de arrumação por excelência. Porém, na maior parte das vezes, caímos no erro de ir atirando para lá coisas e mais coisas sem qualquer critério ou linha orientadora. Por preguiça, por falta de tempo ou porque achamos que ainda usaremos, de certeza, aquelas calças de 1995, vamos guardando tudo e mais alguma coisa. 

Estas áreas da casa, que tão úteis podem ser, acabam por se tornar caóticas e poeirentas levando a que nós próprios evitemos lá entrar numa espécie de negação da realidade. Identifica-se? Sim? Não se preocupe. Vai sempre a tempo de dar a volta à situação. E se está a construir uma casa de novo ainda melhor. Nada como um espaço limpo e vazio para nos motivar a sermos mais arrumados. 

Se tem muitos pertences, aproveite a cave para construir uma boa zona de arrumos. Mas que nada lhe falte. Recorra a prateleiras – áreas de arrumação abertas dão sempre jeito – armários, caixas ou cestos e ganchos se precisar, por exemplo, de pendurar ferramentas. Assim, encontrará tudo muito mais rápido. Pode, também, colocar etiquetas em cada compartimento. 

A cave da imagem foi usada para arrumar livros, dossiês e até filmes e ainda sobra um espaço ideal para a colocação de uma zona com um sofá ou secretária. As prateleiras prolongam-se do chão ao tecto, propiciando uma ampla zona de arrumação, neste caso aproveitada para livros, mas que poderia servir diferentes propósitos.

Ginásio

Ginásios modernos por homify
homify

Patio de luces

homify

A parte mais difícil dos ginásios é mesmo lá aparecer. O entusiasmo dos primeiros dias rapidamente se desvanece e acabamos por pagar uma inscrição para raramente dela usufruirmos. Os músculos a doer ou o dia cansativo que só nos dá vontade de regressar depressa a casa vão adiando a rotina indefinidamente. Pelo contrário, um ginásio em casa pode ser uma grande motivação. As máquinas são caras é certo. Mas, podem-se ir comprando aos poucos e a verdade é que, por ser em casa, também poupamos em gasolina e mensalidades. A cave é o local ideal para o fazer. Depois de comprado o equipamento, pode acrescentar detalhes como uma parede revestida a espelhos ou uma televisão suspensa para se entreter enquanto está na passadeira, por exemplo. Como as caves tendem a ser mais escuras – não é o caso da imagem que tem um acesso ao exterior perfeito – o espelho pode ser uma mais valia. Não se esqueça de aplicar um bom acabamento ao chão para o proteger das agressões diárias.

Spa/Wellness/Sauna

Piscinas modernas por London Swimming Pool Company
London Swimming Pool Company

Pool & Wellness Area with Spiral Staircase

London Swimming Pool Company

Um wellness center abaixo dos nossos pés? Sim, por favor. Depois do ginásio, nada como uma piscina ou uma sauna para revigorar a mente. Tomemos como exemplo a imagem. É difícil imaginar uma casa em Londres – cidade onde predominam edifícios victorianos e georgianos – com uma piscina ultra moderna na cave. Pero que las hay, las hay. A piscina é a cereja no topo do bolo desta casa e em torno dela existe uma wellness area (à letra “zona de bem estar”) que inclui um ginásio com balneário, um banho turco e um lounge. Para aceder a este espaço tão especial – ao alcance só de alguns - existe uma escadaria em vidro que condiz, na perfeição, com o azul da piscina e sai ainda mais realçada com a luz natural que entra por via do átrio que se abeira da cave.

O exemplo da imagem é um luxo. No entanto, pode considerar a ideia e executá-la numa escala mais modesta. Chame um perito para avaliar as condições da cave e da própria casa em termos de espaço – vai precisar de instalar máquinas e de ter cuidado com a humidade – para que, posteriormente, seja possível fazer um orçamento. Não se esqueça que ter um spa em casa é um investimento que aumenta muito mais o valor da mesma no mercado.

Passatempo

É um apreciador de vinho? É músico? Gosta de escrever? Os trabalhos manuais fazem as suas delícias? Gostava de ter um espaço em casa onde se pudesse envolver no seu passatempo preferido e abstrair-se de tudo? Então, a cave pode ser a solução que procura para instalar uma área completamente dedicada ao seu entretenimento. Repare na imagem que nos mostra uma cave que foi convertida em adega que integra uma zona de estar para que os proprietários possam usufruir de um bom vinho na companhia de amigos ou família. A divisão entre ambas as áreas foi feita por via de uma porta de vidro o que mantém o espaço aberto e leve, um pormenor importante quando se trata de uma cave, por norma exígua e fechada. Tal como os proprietários desta casa aproveitaram a cave para a construção de uma adega, também você, caro leitor, pode transformar a sua numa zona que sirva como escape. 

Uma proposta Márcia Carvalhaes Arquitetura Ltda

Uma divisão extra

Chalé das Três Esquinas: Escritórios e Espaços de trabalho  por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Se precisa de acrescentar espaço à sua casa tem três opções: para baixo, para cima ou para fora. Avalie a forma mais simples em termos estéticos, funcionais, de exequibilidade e de design. Se tiver uma cave com uma altura razoável e um tamanho apelativo, aproveite para lá compor aquela divisão da casa que tanto lhe faz falta como um escritório ou biblioteca, uma sala multimédia ou até um quarto para receber hóspedes. Pinte as paredes de uma cor clara, coloque os pontos de luz estrategicamente e faça uma decoração muito aconchegante para que a cave passe do quarto escuro e inóspito para a divisão preferida da casa. No caso da imagem, a atmosfera em branco total e o chão revestido a cerâmica alteram por completo a percepção do espaço que em nada lembra uma cave. A leveza da cor e o reflexo da luz no chão foram uma escolha inteligente.

Salão de festas

Chegamos ao fim do artigo e a sugestão mais afoita ficou para último. Por que não uma cave enquanto salão para uma “fiiiiesta”? Se é um anfitrião nato e, por isso, adora organizar festas e jantares em sua casa, nada como uma cave, perfeita em termos de espaço e acústica. Pode deixá-la desimpedida só com puffs ou sofás pequenos aqui e ali para as pessoas se poderem sentar a conversar ou pode construir um mini bar com direito a balcão e cadeiras altas. Em boa verdade, uma cave semelhante à da imagem nem precisa de uma festa para ser usada. Depois de um dia cansativo, pode ser o refúgio ideal para pensar na vida!

E agora? Ainda acha que a cave só serve para arrumar tudo e mais alguma coisa sem critério ou via-se mesmo a morar numa casa com uma bela cave usad...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!