Apartamento pequeno mas super funcional!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

É daquelas pessoas que acha que espaços pequenos não podem ser funcionais? Desengane-se! O projecto que temos para lhe mostrar hoje é um magnífico exemplo de como os espaços pequenos podem ser lugares incrivelmente modernos e funcionais!

Basta um pouco de imaginação e claro, uma organização espacial adequada! É esse o trabalho do arquitecto, o de transformar os lugares independentemente das suas características, tornando-os em espaços pessoais, habitáveis e únicos! 

O projecto que hoje lhe iremos mostrar de um pequeno apartamento moderno é da autoria do arquitecto José Tiago Rosa. Este arquitecto nascido em Coimbra tem vindo a desenvolver projectos nas mais variadas áreas e vertentes da Arquitectura, nomeadamente o Design, Decoração de Interiores e produção de imagens e visualização 3D.

Está curioso para saber como organizar um espaço pequeno? Então verifique este magnífico exemplo, e siga as nossas dicas!

Uma sala organizada

Como já referimos, um dos mais eficazes métodos de maximização espacial é precisamente a sua optimização. Isto é, a sua organização. Esta imagem mostra-nos exactamente isso e como um lugar organizado pode de facto parecer muito maior! 

Ao alinhar o mobiliário com as paredes é possível manter o espaço visualmente alinhado separando e organizando, desta forma o ambiente. É também frequente recorrer-se à utilização de mobiliário claro e de linhas minimalistas com o objectivo de minimizar ao máximo o impacto visual destes elementos no espaço.

Espaços distintos

Começamos por uma das áreas sociais da habitação. Em espaços mais reduzidos nem sempre é possível ter divisões específicas para cada zona da habitação, neste sentido acabam por se concentrar na mesma divisão várias zonas funcionais como é o caso deste exemplo, em que podemos ver a forma como a sala de estar e a sala de jantar se relacionam e partilham do mesmo espaço.

Toda a decoração é extremamente simples com o objectivo de impedir que alguns obstáculos visuais possam de facto, reduzir ilusoriamente o ambiente. Neste sentido lembre-se que em espaços pequenos ''Less is more''!

Iluminação

Outro pormenor fundamental é a iluminação! Todos sabemos que a iluminação natural é de facto, indispensável em qualquer espaço interior especialmente se for de habitação. Não só por questões de iluminação mas também, devido à ventilação natural e consequente melhora das condições de habitabilidade do geral espaço. A iluminação permite também ampliar os ambientes, neste exemplo podemos observar como a perspectiva desta divisão termina num grande vão iluminado permitindo assim que o espaço se expanda para lá de si mesmo.

Cozinha moderna

cozinha situa-se imediatamente por trás da sala de estar facilitando assim o seu acesso e ligação com outras partes da habitação. 

Moderna e sofisticada, esta cozinha responde a todas as necessidades do seu utilizador oferecendo um espaço controlado mas ainda assim amplo. O facto desta cozinha possuir ainda um grande vão que se abre para o exterior, permite uma ventilação adequada bem como uma iluminação natural priveligiada!

Muita arrumação!

Terminamos este artigo com uma das mais importantes dicas para aplicar em espaços pequenos: arrumação! 

Não há dúvidas que no que toca a espaços reduzidos é fundamental ter em consideração não apenas o espaço utilizado mas também todo o espaço necessário para arrumação e outro tipo de funcionalidades. Neste sentido um conselho inteligente que lhe podemos dar é o de aproveitar o máximo possível o espaço, não só ao nível do pavimento mas também nas paredes (como exemplo destacamos o móvel superior).

O que achou das nossas dicas? Veja também Como fazer um espaço pequeno parecer maior!

O que achou deste magnífico projecto de habitação? Conte-nos tudo através de um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!