Pequeno loft incrível e maravilhoso!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Micro Loft, José Tiago Rosa José Tiago Rosa Salas de estar minimalistas
Loading admin actions …

É verdade que uma casa grande faz parte do nosso imaginário, no entanto o pequeno grande projecto que temos para si, irá certamente encher-lhe as medidas! Falamos de um pequeno loft concebido pelo arquitecto português José Tiago Rosa

Este arquitecto de Coimbra desenvolve actualmente projectos de arquitectura nas mais variadas áreas envolventes como é o caso do Design, Decoração de interiores e ainda Vizualização 3D. Ao focar-se nas diversas especialidades desde a concepção até ao acompanhamento da obra, este arquitecto propõe assim, uma abordagem projectual distinta, em que o acompanhamento ao cliente é sem dúvida um dos factores mais relevantes no processo arquitectónico.

O loft que lhe iremos de seguida mostrar é consiste num único espaço onde um grande móvel central acaba por organizar e dividir os ambientes. Ficou curioso? Então venha daí!

Uma sala moderna

A proposta que originou este projecto era a de converter uma pequena habitação de tipologia T0 num pequeno loft. Nesse mesmo loft deveriam existir diferentes áreas como uma cozinha, uma sala/escritório e ainda um quarto. 

Dadas as dimensões do espaço, admitiu-se desde o início que este seria um grande desafio para o arquitecto!  No entanto, o desafio foi superado com um grande sucesso e o projecto resultante foi uma abordagem realmente distinta que prova como existem imensas alternativas para um dos maiores problemas desde sempre, no que toca a arquitectura de interiores, que é a falta de espaço.

Sala e escritório!

Ter um espaço de escritório era um dos requisitos do cliente que necessitava de facto, de um espaço onde pudesse trabalhar. 

Ter uma divisão exclusiva para este fim era impossível uma vez que se tratava de um projecto bastante específico e com uma dimensão espacial limitada, foi neste sentido que se optou por criar dentro da sala de estar um pequeno escritório, simples e funcional. 

O resultado funcionou bem e para além de uma pequena mesa de trabalho o cliente pode também contar com uma zona funcional de arrumação através da colocação de prateleiras na parede imediatamente adjacente à área de escritório!

Um móvel versátil

A solução passou pela criação de um grande móvel, sendo esta a peça-chave de todo o projecto. Este grande módulo central delimita o espaço entre a cozinha e a sala. 

Este móvel não só pretende efectuar a divisão espacial entre duas áreas sociais da casa como também permite, através da sua altura, criar uma espécie de mezanine na sua extremidade superior, albergando assim o quarto. Incrível! 

Um quarto genial!

E terminamos este artigo com o que, na nossa opinião, representa uma atitude contemporânea e arquitectónicamente distinta: uma solução incrível para a conformação de um pequeno quarto moderno. Esta opção foi genial na sua essência por permitir a criação de um espaço eminentemente privado num loft open space. 

Gostou desta alternativa super moderna e funcional? Então verifique já este livro de ideias com 10 alternativas para o seu pequeno grande quarto!

O que achou deste loft incrível? Gostaria de viver num espaço assim? Conte-nos tudo!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista