6 dicas para aumentar o valor da sua casa antes de a vender!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Quer vender a sua casa? Ou quer simplesmente torná-la mais valiosa? Então este artigo é para si! 

Existem truques que permitem valorizar a sua habitação e torná-la mais atrativa, nomeadamente para um futuro comprador. Quantas situações que conhecemos de casas que estão anos e anos com placa 'vende-se' e nada acontece. É verdade estamos numa altura complicada no mercado, as construções desceram e as vendas estão em queda, como tal é necessário destacar-se do vizinho. A sua casa tem de marcar a diferença, pelo lado positivo é claro, ela tem de cativar, brilhar, chamar a atenção e quem a vê precisa de sentir logo um impacto e projetar-se. Como assim projetar-se? É no sentido de se imaginar lá a viver, sentir-se bem dentro do espaço – em casa, que seja a cara também do potencial cliente. Como se consegue? É nesta principal questão que se desenvolve o artigo de hoje, mudar e fazer pequenas obras para que todos se possam projetar, não é difícil vai ver!

Antes de entramos nas obras e mudanças de casa, quero vos falar do Home Staging, talvez já tenha ouvido falar neste conceito, que tem conquistado muitos vendedores. Pode ser feita por um profissional ou se achar que tiver jeito por si mesmo, consiste numa nova maquilhagem da casa ou encenação, traduzindo a palavra inglesa - staging. Tem como principal ideia a da criação de um ambiente neutro, despojado de pertences ou peças demasiadas pessoais, de forma a que outra pessoa se possa interessar pela casa. Por mais que lhe possa custar financeiramente, por fazer algumas obras ou despegar-se do seu estilo, pode ser decisivo entre o sim ou não, entre o rápido e o demorado. Há despesas como estas que valorizam em todos os aspetos. E é nesta base que damos entrada ao artigo… Venha daí, irá surpreender-se!

Pintar a fachada

Turismo rural "Casa de Santa Cruz" em Trás-os-Montes: Piscinas rústicas por Miguel Guedes arquitetos
Miguel Guedes arquitetos

Turismo rural Casa de Santa Cruz em Trás-os-Montes

Miguel Guedes arquitetos

Quando falamos em valorizar a sua casa, falamos inevitavelmente do exterior também, ele ditará não só a decisão final, mesmo que o interior esteja impecável. Pintar as fachadas de casa é sem sombra de dúvidas uma opção a considerarem. Atrai e é a primeira impressão de quem visita a casa. Se houver fissuras ou problemas à vista logo no exterior, poderá significar problemas de infiltrações, de isolações, entre outros. Uma fachada com bom acabamento, com uma pintura fresca e como deve ser altera por completo a identidade visual da habitação e não exige um grande investimento. Por isso mãos à obra!

Renovar a sala de estar

É na sala de estar que começamos com as obras! O que deve fazer? Não é preciso comprar móveis novos e mudar todo o cenário. Apenas em despegar-se de alguns apetrechos demasiados pessoais, dizem eles respeito a si, a uma religião ou outra situação pessoal, a intenção disso é despersonalizar. Tornar este seu espaço o de todos, em que as pessoas que visitem a casa possam ver o real espaço, perceber onde estão os pontos de luz e as condições da própria habitação, tudo tem de ficar claro e subjacente. Como pode o fazer? Retire alguns móveis que não são necessários, faça uma decoração simples, bonita e atrativa, flores e velas funcionam sempre bem, como uma lufada de ar fresco. As almofadas são sempre elementos marcantes, escolha umas novas, o investimento é menor e faz diferença, opte por cores neutras… Sempre! Se o seu sofá for mais velho e achar que é uma marca negativa na sala, ponha uma manta clara por cima. 

Pode também restaurar alguns móveis ou recolocá-los, à procura da melhor disposição e aproveitamento do espaço, criando-o uma área maior. Cortinas claras que deixam entrar a luz, invista em candeeiros, se a sua sala tiver pouca iluminação natural. São mais valias, irradia e cria uma atmosfera clean!

Renovar a cozinha

Se tiver uma cozinha velha, descuidada, com pouco espaço e se não for luminosa, então está na hora em pensar em arregaçar as mangas. Este é daqueles espaço que pega ou não, quem compra uma casa, na cozinha não quer mexer, é logo para se instalar e pronto. Por isso, faça deste espaço o mais atraente e limpo possível, jogue sempre com cores pastéis, branco e madeira clara, funciona sempre, atrai a nossa vista e apazigua o nosso espirito. Mas calma, nem sempre é preciso deitar os móveis abaixo, pode os customizar, remodelá-los, com pinturas próprias, mudar os azulejos, dar um toque de pintura, colocar novos candeeiros, retirar todos os elementos desnecessários e que sobrecarregam o espaço. Vejam como esta cozinha é clean e perfeita para se instalar, não foi preciso muito. Um espaço aberto como este… abre os seus braços para nós!

Maximizar a sala

Sala de Estar:   por Nuno Ladeiro, Arquitetura e Design

Como rentabilizar ao máximo o espaço, mostrando quase a sua potencialidade e os seus metros quadrados? É fácil, veja como esta sala, que foi renovada pelo arquiteto Nuno Ladeiro ficou livre e arejada! É preciso muito para ter igual? Não e faz toda a diferença. Pintar as paredes de branco é sem dúvida a solução perfeita, serve para qualquer pessoa, é neutro, transmite paz e irradia toda a luz, tanto natural, como a artificial. Cria uma ilusão de um espaço maior, além de ser limpo. Num espaço assim, conseguimo-nos projetar, tem poucas 'coisas' a atrapalhar, conseguimos imaginar o nosso móvel ali, o sofá acolá… conseguimos criar um plano. Além de termos a perfeita noção que a área é nova, pronta a habitar, sem ter de pensar em obras ou outras dores de cabeça. É isso que as pessoas procuram, uma casa que se chega, onde é só colocar caixas e malas e pronto. 

Neste sentido, para rentabilizar ao máximo aposte numa pintura branca ou neutra, que tudo esteja sem problemas de fissuras ou buracos e que os seus móveis estejam na disposição certa, de forma a não ocupar espaço desnecessário. Quer-se um ambiente arejado!

Redesenhar o jardim

Jardim  por Stam Hoveniers
Stam Hoveniers

Loungebank

Stam Hoveniers

Se a sua casa tiver um jardim, então este é o primeiro impacto, aquele que faz entrar ou não, o que cativa ou não… É o passaporte da casa. O jardim não pode de forma alguma ser descuidado ou deixado ao abandono, mesmo em dias de inverno. Tenha sempre cuidado com a relva, para a manter cortada e bonita, repense na área e no seu aproveitamento. Mostre o quanto é bom ter um jardim, tanto pelo mobiliário que se pode ter, desfrutando de tardes agradáveis, um churrasco ou pelas flores, que embelezam a área e que nos fazem passar tardes agradáveis a cuidar delas.

Se a casa for atrativa, potencializada e valorizada, tendo em conta estes critérios, não precisará de argumentar ou falar muito… A decoração e a sua habitação falarão por si.

Renovar a casa de banho

Uma casa de banho tem um impacto fulcral, diz muito da higiene e das limpezas. Tenha sempre atenção em dias de visita para ter uma casa de banho o mais limpo possível e com ar desinfetado, é extremamente importante, podendo ser a nota decisiva. Veja se os azulejos estão em condições, caso contrário, talvez seja uma oportunidade para mudá-los. Não se esqueça estes investimentos ajudam na valorização da casa, nada é perdido, pode decidir entre o muito ou pouco tempo à espera. Para o ar fresco, coloque umas flores naturais ou mesmo artificiais dá sempre um ar clean e alegre. Ponha velas também e uns atoalhados bonitos, demostram o cuidado que tem com a sua casa e fica atraente.

Ajudaram-lhe as dicas de hoje? Diga-nos qual irá pôr em prática!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!