Seis dicas para ter um escritório moderno em casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A forma como a área de trabalho é hoje em dia encarada mudou consideravelmente quando comparada com a de há alguns anos atrás. Aquele cubículo inóspito com uma banal secretária em madeira e uma cadeira desconfortável já era. Trabalhar numa atmosfera sombria não apela a ninguém e até as empresas sabem disso e apostam, cada vez mais, em zonas de trabalho convidativas, bem iluminadas e com uma decoração divertida e original. O resultado? Funcionários muito mais motivados e alegres que, por conseguinte, produzem mais. Em casa é a mesma coisa e deve esmerar-se na decoração do seu escritório, sobretudo se trabalha a partir do seu lar, doce lar! No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas sugestões para modernizar o seu espaço de trabalho. Leia-nos com atenção. Não vai haver preguiça que vença a vontade de trabalhar. Quase sempre, pelo menos.

Secretária

Escritórios e Espaços de trabalho  por ImagineCG
ImagineCG

Studio Minimalista

ImagineCG

Os escritórios modernos sobressaem pela simplicidade dos seus elementos. Quem neles trabalha procura conforto e funcionalidade e um local onde todos os computadores, documentos, livros e acessórios se consigam organizar da forma mais prática possível. A secretária é a peça chave em qualquer espaço de trabalho e quanto maior ela for, melhor será lá trabalhar. Uma mesa demasiado pequena onde a documentação e os aparelhos quase nos engolem prejudicam a nossa produtividade e pré-disposição para trabalhar ou estudar. Para além disso, fazem-nos perder tempo. Quanto mais amontoadas estão as coisas, pior para as encontrar. 

Hoje em dia, já se desenham e fabricam secretárias a pensar naqueles problemas com que sempre nos deparamos, mas para os quais ainda não havia solução. Há secretárias compartimentalizadas ao pormenor, há secretárias com soluções para os cabos se arrumarem sem dar nós, há secretárias com tomadas embutidas e até secretárias com superfícies que carregam o telemóvel bastando que o pousemos sobre essa zona. Quando escolher a sua, tenha em conta toda a oferta que há no mercado, compare preços, tire medidas, sente-se nela antes de a comprar e eleja a melhor para as suas circunstâncias.

Prateleiras

Escritórios e Espaços de trabalho  por Will Eckersley
Will Eckersley

Darnley Road

Will Eckersley

Prateleiras? As mais simples possíveis. Lisas, sem ornamentos, mas resistentes para lá poder pousar tudo aquilo de que precisa. Pode comprá-las já feitas – há uma miríade de tamanhos disponíveis nas mais variadas lojas – ou mandar fazer à medida, aproveitando, assim, todos os recantos e esquinas do seu escritório. Aliás, as esquinas em vez de espaços mortos, podem perfeitamente ser aproveitadas para a colocação de zonas de arrumação que vêm sempre a calhar. Numa altura em que muitos casais começam uma vida a dois em apartamentos pequenos e precisam de uma zona de trabalho em casa – até porque trabalhar a partir de casa é cada vez mais frequente – é uma opção a considerar.

Arrumação

Escritório Preto no Branco - Depois: Escritórios e Espaços de trabalho  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Escritório Preto no Branco – Depois

MUDA Home Design

Para além das prateleiras, é conveniente ter outros espaços de arrumação com portas que permitam resguardar aquilo que, por algum motivo, não quer deixar à vista. Num escritório moderno, opte por um armário simples – que pode ser embutido na parede ou não – e arrume lá tudo aquilo de que precisa. Não o deixe atulhado de livros ou documentos. Intercale-os com objectos decorativos que tornem o conjunto esteticamente interessante e não monótono e pouco apelativo.  Para os documentos, em vez de fazer montes de folhas, compre cestos ou caixas para os abrigar e assim, de fora, ficar tudo muito mais bonito e minimalista.

Paredes

Escritórios e Espaços de trabalho  por In:Style Direct
In:Style Direct

Study table

In:Style Direct

E porque não há nada pior do que trabalhar num ambiente fastidioso e despido, sugerimos que adorne as paredes com fotografias, ilustrações ou frases com tipografias criativas. O escritório até pode ser o local de trabalho, mas produzimos muito mais se nos encontrarmos rodeados de inspiração e coisas bonitas que nos façam sentir lá bem. Faça, então, uma composição de molduras numa parede com relevância no seu espaço. É um pormenor decorativo que facilmente se compõe sem gastar muito dinheiro. Pode seleccionar fotografias tiradas por si e escolher outras on-line. Depois, é só escolher como as vai suspender. Uniformemente? Uma de cada cor? Tudo desalinhado? A opção é sua, mas não deixe de o fazer. Molduras, flores ou plantas são sempre um delicioso toque de cuidado. Tome como exemplo esta proposta da In:style Direct

Cadeira

Tal como a secretária, também a cadeira deve ser confortável, sobretudo se o nosso trabalho implica que nos sentemos nela ao longo de horas a fio. Opte por uma cadeira com um design bonito e ergonómico que abrace as formas do seu corpo e seja benéfica para a saúde da sua coluna e postura. Trabalhar numa cadeira antiquada, dura e desconfortável pode trazer problemas sérios a longo-prazo. Porém, não caia em extremos. Cadeiras demasiado almofadadas ou demasiado grandes também não são a melhor opção, assim como as cadeiras que não dão para ajustar a altura ou o encosto. Há estudos que comprovam que ao longo de uma hora ao computador, o ser humano muda a posição dos braços 180 vezes. Este número é surpreendente e deixa-nos a saber que a escolha de cadeira não é assunto para ser visto com leveza. Felizmente, as cadeiras que as grandes e mais conhecidas marcas fabricam hoje em dia já são pensadas com base nestas importantes premissas e não é difícil encontrar uma à sua medida – e, já agora, à medida da sua secretária.

Paredes e chão

Escritórios e Espaços de trabalho  por decoraCCion
decoraCCion

Zona de trabajo

decoraCCion

Com a cadeira de trás para a frente e com o desgaste natural desta área da casa – onde andamos, não raras as vezes, a imprimir documentos de um lado para o outro ou a consultar livros – é importante escolher um chão resistente. O soalho é sempre uma boa ideia e nunca passará de moda. Na verdade, a madeira é um material transversal a várias linguagens decorativas. Um chão em madeira corrida com um bom acabamento – que deve ser retocado de tempos a tempos – será uma boa escolha. Pode, no entanto, acrescentar uma carpete para revestir o chão, tornando o ambiente mais confortável, mais quente e mais adequado em termos de acústica. 

Quanto às paredes, pode escolher o tradicional branco que beneficia sempre da entrada de luz natural e de uma colocação estratégica de pontos de luz. Inspire-se na imagem e pinte a parede por detrás – ou à frente – da sua secretária num tom contrastante mais intenso ou vibrante. Também pode recolher ao papel de parede para o efeito. Nos escritórios modernos, as cores claras predominam e são o pano de fundo ideal para que lhes seja adicionado apontamentos de outras cores.

Como é a sua área de trabalho? O que gostaria de alterar? Comente por baixo deste artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!