E que tal um loft?

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Na homify dedicamo-nos a criar todos os dias livros de ideias inspiradores, mas o fim-de-semana é o momento perfeito da sua semana para sonhar. Não concorda? 


O Loft faz parte do nosso imaginário cinematográfico, muito americano ou, para sermos mais precisos, muito nova iorquino. Faz-nos viajar até aos anos 60, num filme passado numa casa de estilo industrial instalada num antigo armazém, uma antiga fábrica. 

Os lofts estão cada vez mais universais e cada vez mais sofisticados, versáteis, cada vez mais giros. A premissa, essa, continua a mesma: abaixo as paredes. No nosso artigo de hoje mostramos-lhe as várias alternativas para criar um loft em sua casa: converter o seu antigo e desorganizado sótão ou transformar todo o seu apartamento. A ideia é rentabilizar espaço, ampliar a sua liberdade ou, muito simplesmente, fazer a sua casa renascer.

Venha daí descobrir as fantásticas opções que os nossos especialistas têm para si.

Mas afinal, o que é um loft?

A palavra loft pode querer dizer águas furtadas, mezzanine, mansarda, sótão ou espaço usado como armazém. Os requisitos são ser um espaço sem divisórias, situado imediatamente abaixo do tecto.

Há espaço no sótão

A primeira etapa de qualquer intervenção em sua casa é sempre: planear. Descobrir as dimensões  exactas e perceber se a conversão é viável. A altura standard são uns 2,2 metros. O telhado também deve ser inspeccionado para garantir que não existem sinais de infiltração (verifique a existência de manchas escuras no tecto). 


Transformar o seu sótão numa sala de estar, numa casa de banho, numa biblioteca ou quarto de hóspedes acrescenta não só espaço e comodidade na sua casa, mas também aumenta o seu valor de mercado.

Paredes invisíveis

Neste loft berlinense as paredes cairam, mas a personalização do espaço indica diferentes espaços. Diferentes cores e materiais sinalizam e separam virtualmente áreas distintas, no caso, a cozinha e a sala de estar. Na cozinha encontramos os azulejos e um tecto onde o cimento foi deixado na sua cor natural; do outro lado, o parquet de carvalho reveste o piso e o tecto acompanha o branco das restantes paredes da casa. No final, um jogo de contrastes que é também um jogo de coerência, sem as imposições de paredes e fronteiras, que só roubam luz e espaço. E um loft é precisamente isso mesmo: o ponto de encontro de diferentes materiais, a comunicação entre divisões, de forma a rentabilizar o espaço.

Portas deslizantes

Os especialistas na designyougo projectaram este loft sem compartimentos (como deve ser um loft), mas com a opção de portas deslizantes. Uma solução inteligente e muito funcional que dá aos seus habitantes a liberdade de escolher um espaço privado ou de o abrir. Neste caso, absolutamente essenciais por se tratar de uma casa de banho.

Vários níveis de conforto

O loft traz consigo uma nova forma de entender o espaço. A área da sua casa já não é mais interpretada como algo limitado, fechado. O que prevalece agora é a liberdade de um espaço aberto. Este impressionante projecto assinado pelos espanhóis Egue y Seta Pérez tem isso em conta e brinca com esta nova concepção. Aqui, cozinha, sala de estar e jantar são todas na mesma divisão, mas há detalhes que fazem deste projecto especial: os níveis diferentes onde se incorporam cada uma das zonas. Uma opção que cria uma atmosfera confortável, numa área de dimensões generosas.

Janelas para a liberdade

Mesdemoiselles Design projectaram este espaço na Villa Clamart, aproveitando a sua arquitectura original. Apenas um vidro separa parcialmente o quarto da casa de banho, mas é a simplicidade desta opção de transição que a torna tão especial, romântica, bonita. Um charme que serve perfeitamente um sotão, um estúdio numas águas furtadas.

Loft vertical

Chalé das Três Esquinas: Quartos ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Terminamos com um projecto inspirador de assinatura portuguesa. Tiago do Vale arquitectos e o seu Chalé das Três Esquinas, cujas opções de organização e compartimentação tiveram sempre em conta a luz natural e a garantia de transparência por todo o edíficio, resultando numa solução próxima à de um loft vertical.

Gostava de transformar a sua casa num loft?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!