Deslumbrante habitação no Brasil!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
M&M House, Studio MK27 Studio MK27 Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Márcio Kogan é um dos arquitectos contemporâneos mais famosos da actualidade. É conhecido pelo seu estilo minimal que normalmente contrasta com uma materialidade muito forte. As suas maiores características são influências fortes do modernismo brasileiro e de arquitectos como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Lina Bo Bardi entre outros. Os seus projectos respeitam os princípios da arquitectura modernista brasileira, com especial atenção para o design de interiores e seus respectivos pormenores. O resultado é sempre caracterizado por uma arquitectura com uma mistura de elementos tradicionais com outros de caracter mais contemporâneo. 

Neste artigo irá encontrar em grande destaque uma análise pormenorizada de uma das suas obras: a sensacional casa M&M, um grande exemplo de minimalismo arquitectónico em harmonia com a paisagem. É na realidade um daqueles casos em que as imagens valem mais que mil palavras, venha daí!

Fachada

Na imagem é possível ver uma das fachadas da casa orientada para a piscina, onde a horizontalidade do projecto é exclusivamente dividido e equilibrado, pela verticalidade das árvores. 

Uma habitação que se desenvolve num único piso, numa relação impressionante com a envolvente.

A paisagem como parte integrante

Nesta perspectiva é possível perceber melhor como é constituída na realidade toda a fachada da casa: telhado de duas águas com um invulgar revestimento em relva, estrutura em betão e fachadas em madeira. Todas as fachadas são na realidade um conjunto de portadas que se abrem e fecham consoante a vontade. Fundem-se perfeitamente na paisagem, devido à escolha do material e à flexibilidade e dinamismo do projecto.

A vista de perder o fôlego

Este magnifico projecto está localizado, em São Paulo, numa das reservas naturais mais protegidas. 

Esta imagem mostra a incrível envolvente da casa com natureza. A vantagem do Brasil ser um país tropical ajuda no crescimento e na manutenção deste estonteante paisagismo.

O conforto moderno

O papagaio recebe-nos e mostra-nos a o interior da cozinha que divide o mesmo espaço com a sala de jantar. Uma vez mais, observa-se a relação perfeita entre materiais e formas simples. Interiormente, o telhado é revestido a madeira e contrasta com o branco das paredes onde a luz reflecte e se espalha. Três é o numero de candeeiros circulares suspensos sobre a bancada de cozinha.

A madeira em plano principal

O projecto desta casa é sem dúvida único e sublime devido à sua extrema simplicidade e relação com a paisagem envolvente. Repare como a sala de jantar é iluminada e o tom amarelado toca de maneira delicada os interiores.

A mesa de grandes dimensões é composta por um conjunto de cadeiras e uma composição de tecto original – vários candeeiros de forma individual seguem uma linha ondulada e imaginária no tecto.

Entre e relaxe

Aproximando o foco, é possível vermos como se interligam os diferentes espaços e momentos da casa, que tanto podem ser interiores como exteriores. 

A zona de estar é marcada com um tapete de grandes dimensões composto na sua totalidade por diversos quadrados de pele. Os tampos de mesa são autênticas relíquias seculares devido ao tamanho gigantesco da árvore de onde foram adquiridos.

Bom gosto

À direita observa-se uma grande zona ampla  e fluída,  habitada por peças de mobiliário cheias de bom gosto com verdadeiras peças de design escolhidas a preceito para cada divisão.

Não esquecendo nunca a ligação directa com a paisagem e o jogo interior e exterior tão presente.

Socialize

Este espaço serve na realidade de espaço social no interior e no exterior. À esquerda, a majestosa cozinha dá apoio à sala de estar. Os detalhes continuam todos em madeira, tal como o pavimento. A cozinha é de estilo minimal e contrasta com o mobiliário e objectos mais orgânicos.

Ao ar livre

As temperaturas amenas do Brasil permitem finais de dia e noites no exterior com o maior dos confortos. Assim sendo, a proposta desta zona lounge no exterior veio mesmo a calhar.

sim, sim, é a garagem!

A forma arquitectónica da garagem lembra o tradicional formato de uma casa e o interior é amplo e generosas áreas. Todo o bloco de garagem é em cimento e essa é uma das grandes tendências do momento.

O misticismo durante o lusco fusco

É com esta impressionante piscina com um belíssimo espelho de água com diferentes tonalidades de cores que termina esta visita guiada pelo projecto de Kogan.

Aproveite e sonhe como seria surreal nadar com esta paisagem infindável num lusco fusco de mil e uma cores…

Gostou do artigo? Deixe-nos a sua opinião!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista