Decoração de casa de praia em Santa Cruz

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo de hoje é sobre um novo nome, novo apenas na homify, pois o seu trabalho tem sido aplicado em imensos projectos de interiores e os fãs são mais que muitos. Tiago Patrício Rodrigues é o nome por de trás do projecto de hoje e de outros que lhe iremos mostrar mais adiante, em outros artigos. Tiago é arquitecto e  resolve projectos de arquitectura e de interiores com uma facilidade que lhe é muito característica. Coloca um amor e um toque muito pessoal em tudo que toca. A sua missão é sempre o de aproximar os espaços às pessoas, conferindo-lhe todas as características e qualidades imprescindíveis ao conforto e bem estar, sem esquecer o lado estético.

Em Torres Vedras, foi lançado o desafio de decorar uma casa de praia que assumisse a identidade local sem ser demasiado tradicional. Objectos reunidos pelos proprietários em diversas viagens foram o mote para criar um ambiente informal, contemporâneo e bastante ousado com influência nos filmes de Almodóvar. Venha daí, acho que vai gostar!

Um autêntico cenário

Para quem gosta de muita cor e alegria num espaço interior talvez tenha encontrado a pessoa certa para resolver os seus problemas e falta de ideias em termos decorativos. Tiago captou na perfeição o pedido dos proprietários da casa e a solução final é mostrada pelas seguintes fotografias.

Vários estampados, diferentes cores, diversos formatos..parece não terem existido regras quanto à decoração mas se reparar com atenção os pormenores foram pensados detalhadamente.

Repare como as cortinas com riscas verticais de duas cores preenchem o espaço facilmente e lhe dão o ar das tradicionais barraquinhas de praia. Objectos tradicionais e de aspecto mais rústico, como a mesa de apoio em forma de palete, foram misturados com elementos de design como as cadeiras de Charles Ray Eames. O contraste é positivo e faz lembrar um cenário de uma peça de teatro.

3 momentos, 3 características

A foto montagem reúne 3 momentos marcantes no ambiente de sala de estar: muita cor, muitos estampados e natureza. As plantas verdes estão presentes no interior conseguindo trazer para o espaço privado um pouco da natureza exterior. Parece-se com uma palmeira e lembra o lado tropical e de casas em cima da praia. Em cima da mesa de apoio foram delicadamente colocados objectos decorativos trazidos de outros destinos, que evocam férias e outras tradições.

Feminino e jovial

O ambiente geral de toda a casa é assumidamente jovem e ecléctico. Abundam referências a países exóticos como o Brasil, o México ou a China, interligando-os com a cultura e objectos de artesanato nacional.

O sofá cinzento acastanhado é cercado de almofadas de tecidos floridos e super coloridos. Através dos exemplares de leitura em cima da mesa percebesse mais uma vez o pensamento sempre em outras paragens distantes. O vaso com flores brancas identifica o lado mais feminino e cuidado.

Vamos à praia?

sala de jantar divide o espaço com a sala de estar. Na imagem é possível identificar mobiliário que anteriormente foi destacado. A mesa de refeições é marcada com uma carpete cor de rosa e uma parede de fundo azul bem forte. A cadeira, tipo de praia, proporciona mais um lugar de sentar e fecha de certa forma a zona de estar da de refeições. E o cesto de palha com uma manta lembra o cesto com a toalha, creme solar e refeições leves para um dia completo ao sol. Na parede de fundo, o aparador dá apoio à mesa de refeições e é decorado por jarras de vidro bem coloridas e por um espelho redondo que ajuda a criar maior profundidade ao espaço

Quarto

Um dos quartos é composto por uma paleta de cores muito especifica. Tons de roxo, lilás e azul turquesa  fazem as delicias deste quarto de adulto com pormenores de quarto de adolescente, ou não fosse o boneco na mesa de cabeceira a fazer-nos sonhar e a levar-nos para outro patamar/estilo. 

Reparou quão original são as almofadas de cama? Na foto seguinte conseguirá ver com mais detalhe todas as fitinhas do senhor do bonfim que normalmente são usadas como pulseiras, aqui a comporem  uma almofada extremamente decorativa.

Detalhes exóticos

Mais uma foto montagem que exibe calorosamente as 3 cores que lhe falei anteriormente. As riscas ou listas aparecem, tanto na roupa de cama, como no tapete de chão. Também as fitas são no final de contas, riscas e tiras e estas aparecem nas almofadas e ainda penduradas num nicho de parede onde uma escultura da Nossa Senhora da Conceição Aparecida (padroeira do Brasil) em azul turquesa foi delicadamente colocada sugerindo fé e o culto à religião.

Dois em um!

O espaço do apartamento não permitia a criação de um segundo quarto para os mais pequenos ou visitas inesperadas. Assim sendo, conseguiu-se com a ajuda de um beliche espaço para mais duas pessoas dormirem. No corredor de acesso, um espaço amplo entre duas paredes foi a solução inteligente para a colocação de uma beliche com rodizios. As rodas facilitam assim na altura de entrar e sair da cama. Quando não é necessário, empurra-se e fecha-se como se de uma gaveta se tratasse. 

Uma das paredes interiores do quarto é chamativa pois foi pintada de roxo e sofreu uma composição de espelhos e quadros de forma aleatória. A prateleira sustenta objectos decorativos e também funciona como mesa/secretária se for caso disso.

Detalhes coloridos

As havaianas lembram à distância que continuamos numa casa de praia onde os pavimentos se querem frescos e fáceis de limpar. A tijoleira permite uma rápida limpeza e quando é coberta com os tapetes ou carpetes na zona certa estes fazem milagres e tornam o espaço mais acolhedor. 

A almofada estampada de fundo verde água e pinceladas das cores principais completam mais um canto desta casa de atmosfera e espírito tão descontraído.

Gostou da decoração pela mão de um elemento masculino?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!