Quais as mesas que tornam a sua sala única?

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Independentemente de adorar apresentar grandes cozinhados ou de fazer da sua sala o seu escritório de eleição, uma coisa é certa: a mesa da sua sala de jantar é um dos móveis mais preciosos da sua casa. E porquê? Precisamente por ser quase impossível viver sem ela! Com um enorme potencial em termos de utilidade no dia-a-dia, este é um dos móveis dos quais não pode abdicar quando pretende tornar a sua casa num espaço habitável e acolhedor.

Hoje debruçamo-nos exclusivamente sobre mesas para a sua sala de jantar. Assumindo as formas, as cores e os materiais como variáveis nesta equação,  apresentamos-lhe dez mesas diferentes. No final, diga-nos com qual se identifica mais consigo e com a sua casa!

Pés originais…

Esta é uma ideia que mais do que dar o papel principal à mesa, chama toda a atenção para os pés cuidadosamente criados para dar relevo à peça. E é nisto que queremos que se foque: um tampo simples como o da fotografia anterior pode dar uma excelente mesa, se souber e conseguir escolher os pés que levarão a sua mesa a destacar-se de todas as demais! Com a imensidão de opções existentes, apenas lhe podemos sugerir que procure bem e decida com calma quais serão os dignos de serem comprados para a sua sala.

Combine cores e materiais

Niche Dining Table: Sala de jantar  por Temahome
Temahome

Niche Dining Table

Temahome

Quantas vezes no quotidiano a nossa mesa de 4 lugares é enorme, mas naquelas noites de sábado (com todos os amigos lá em casa) apenas serve para suportar as entradas do jantar? Se esse é um dos seus dramas, procure uma mesa extensível, que lhe permitirá a versatilidade necessária para a sua vida! Chegado a este ponto, a escolha também pode ser variada. No caso de ser possível e queira ser ousado, escolha as placas extensíveis noutra cor ou até mesmo noutro material: deste modo, terá uma mesa diferente sempre que estiver aberta, o que será menos cansativo para si!

Mãe Natureza

Apartamento Visconde da Luz: Salas de jantar modernas por Rachel Nakata Arquitetura
Rachel Nakata Arquitetura

Apartamento Visconde da Luz

Rachel Nakata Arquitetura

Uma mesa de madeira é sempre uma boa aposta em qualquer sala, dependendo apenas dos acabamentos que lhe sejam aplicados. No entanto, para os verdadeiros amantes da Natureza, a madeira em estado (quase) puro pode ser a pérola das suas refeições! Revê-se neste tipo de pessoas? Então também aqui tem duas opções: ou decide adquirir uma mesa em madeira bruta, com pouco tratamento (de maneira a que pareça o mais natural possível) ou então uma peça trabalhada, mas com as linhas certas para que se assemelhe a uma árvore acabada de cortar. Qualquer uma das opções vai tornar a sua sala naturalmente bonita!

O tampo de vidro

Para salas de jantar mais modernas ou onde é necessário retirar protagonismo à mesa devido à decoração envolvente, temos esta solução que não há como errar: um tampo de vidro simples e resistente. Não só dá lugar no palco às cadeiras escolhidas, como ainda pode dar um papel mais visível às pernas utilizadas. Num tampo de vidro é fácil conjugar toalhas, individuais ou loiça decorativa, pois combinará com qualquer cor, formato ou material. Caso prefira, pode mandar trabalhar o vidro ou dar-lhe algum tratamento para colorir, por exemplo.

… ideias perfeitas!

Salas de jantar industriais por Deja Ooh
Deja Ooh

Dining set

Deja Ooh

Depois de decidir quais os pés que vai comprar, pode pensar em conjugá-los com pés para bancos ou cadeiras – no fundo, de uma maneira simples e criativa, criar um conjunto de sala de jantar como antigamente, mas de uma forma moderna! Ao combinar os pés da sua mesa com os de um banco (como na imagem), obterá uma sintonia perfeita na hora da refeição, que será notada por todos os presentes.

Os cavaleiros da távola redonda

Sala de jantar em Lisboa: Salas de jantar modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de jantar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Uma mesa redonda bem escolhida oferece a qualquer sala de jantar um charme único. O facto de as suas linhas serem curvas, não permite o protagonismo de nenhum dos cavaleiros sentados à mesa e aproxima ainda mais todos os presentes. Deste ponto de vista, o material não desempenha um papel de relevo na peça. Assim sendo, fica ainda mais livre para escolhê-lo! Tenha apenas em atenção que é uma mesa que não se encaixa em qualquer espaço, necessitando de uma boa área para estar em sintonia com o resto da divisão.

Mesas de pedra

As mesas em pedra dão um toque muito bonito e seguro à decoração. Por serem pesadas, não são de fácil manuseio. Assim sendo, é importante que pense e repense que tipo de pedra irá utilizar, que modelo irá escolher e – talvez o ponto fulcral de todo este processo – onde a vai colocar! Uma mesa assim deve ser pensada como se fosse para a eternidade e deve ser despendido tempo e dinheiro para que saia exactamente como a imaginou. Verá como depois terá todo o gozo em desfrutar dela!

Ao quadrado

As mesas quadradas, tal como as redondas, aproximam as pessoas e podem conseguir albergar uma grande quantidade de lugares. A grande vantagem destas sobre as outras é que, por possuírem linhas rectas, torna mais fácil encaixá-las numa sala de jantar. É apenas uma questão de dimensões e facilmente irá ter a mesa quadrada perfeita para receber os seus amigos!

Em forma de ovo

Pulando para uma forma menos usual, temos esta fantástica mesa oval que apetece ter lá em casa! Esta é claramente para pessoas mais excêntricas, que podem fazer jus à sua excentricidade e levá-la até aos materiais a serem utilizados na construção desta peça! Aliá-la com cadeiras de vários tipos, transformará a sua sala de jantar em tudo menos numa sala formal. Tem coragem para destacar-se dos seus amigos e familiares?

Máquinas de costura à mesa

Olha para esta mesa e imagina de imediato uma enorme máquina de costura em cima dela? Não se preocupe, não está a ficar maluco! Os tampos de madeira envelhecida conjugados com pés de ferro escuro trabalhados como os da imagem, podem remeter uma grande parte dos leitores para a mesa de costura da sua avó. Uma peça deste tipo marca logo pela positiva. Se optar por cadeira modernas, criará um choque impossível de não ser notado pelos visitantes!

Já decidiu qual a mesa ideal para a sua sala? Diga-nos qual, na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!