Uma casa brasileira fechada por fora, mas espetacular por dentro

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Residência AVS, A/ZERO Arquitetura A/ZERO Arquitetura Casas modernas
Loading admin actions …

No artigo de hoje visitaremos uma casa muito discreta, segura para a família e super aconchegante. Localizada em Passos, Minas Gerais, seus moradores são um casal com três filhos e a construção foi realizada em um amplo terreno urbano.

Em diversas ocasiões, já comentamos que para começar o desenho de uma residência familiar é importante ter o desenho do terreno e as principais demandas dos clientes. Além disso, é importante conhecer as normas de construção do local onde será a construção, portanto contar com a ajuda de um de nossos profissionais arquitetos é essencial. Confira a seguir como exemplo, o excelente trabalho do estúdio A/Zero Arquitetura!

Fachada principal

Para este projeto, uma das exigências dos proprietários era cuidas da privacidade de sua família, fechando a casa para o exterior. Portanto, a residência foi desenhada de tal forma que até suas varandas abrem-se de maneira discreta, para suas laterais. Os espaços que delimitam os ambientes internos forma desenhados com uma parede envolvente em tons de cinza.

Assim, a primeira impressão é uma casa de esquina moderna e protegida em relação a rua.

A fachada posterior

Por outro lado, sua fachada posterior é completamente aberta e traz tons claros, contrastando com a imagem que vimos anteriormente e proporcionando a seus moradores uma área de lazer espaçosa e cheia de conforto. Aqui, as varandas abrem-se para o quintal.

Área de lazer

A área de lazer está localizada na parte posterior do terreno e foi projetada de forma a conferir um amplo espaço com direito a piscina e churrasqueira, além de uma extensão da copa. Para dar mais flexibilidade de uso, um toldo retrátil protege o ambiente das intempéries climáticas. Ao redor da piscina, foi desenhado um deck de madeira com um jardim lateral, criando uma atmosfera agradável na parte externa da casa.

A entrada

A entrada da residência é definida por uma porta pivotante em madeira maciça texturizada e de cor impactante. O puxador vertical confere um toque moderno ao material rústico e o pano de vidro leitoso permite que a luz natural adentre o espaço sem que a privacidade seja comprometida.

A sala

A luz natural e a integração dos espaços é um detalhe importante no desenhos dos ambientes que observamos agora. Aqui encontram-se as salas de estar, jantar, televisão e cozinha com total interação e sensação de amplitude e liberdade.

O piso em porcelanato é prático e elegante, enquanto que os elementos em madeira como o painel divisor e os móveis criam uma atmosfera aconchegante e convidativa.

A cozinha

A cozinha abre-se para o exterior através de amplos painéis de vidro temperado. Caracteriza-se pelas cores neutras dos acabamentos, sua funcionalidade e estilo contemporâneo. Um dos aspectos de maior destaque são os acabamentos das portas dos armários em vidro colorido que proporcionam sofisticação e elegância ao ambiente. Além disso, a bancada em granito marrom café combinada as pedras em tons de bege dão um toque especial ao espaço.

A sala de jantar

Como podemos ver, os espaços da casa oferecem comodidade e privacidade a seus moradores. A sala que vemos abre-se exclusivamente para a parte posterior do terreno com um acesso fácil, quase livre, para o jardim graças as portas de correr em vidro liso.

A sala de jantar é desenhada com uma mesa de madeira comprida, cadeiras com detalhes de palha e um lustre pendente moderno de design simples.

O banheiro

A banheira dupla deixa o banheiro elegante e estiloso, e o jardim de inverno recebe iluminação natural e traz vida ao ambiente. Uma parede revestida em pedra enfatizam a entrada de luz e a sensação de vivacidade do espaço.

A fachada lateral

Antes de nos despedirmos desta residência, vemos a fachada lateral. Tal vista ajuda a compreender que trata-se de um terreno amplo e como a casa ocupa esta área. Cumprindo as exigencias da família, preocupada com segurança e privacidade, a lateral da casa é cega, mas um jardim lateral suaviza seu impacto na rua, enfeitando o passeio público. Seu desenho, como uma caixa saindo de outra torna a arquitetura dinâmica e interessante de se ver desde seu exterior.

Não perca ainda mais ideias para deixar sua fachada maravilhosa!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista