Escritórios vs bibliotecas em casa!

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo de hoje além de ser sobre espaços interiores é sobre uma única divisão. É certo que nem todas as casas ou apartamentos têm a possibilidade de ter esta zona dedicada ao estudo, ao trabalho e à leitura, mas nos dias que correm esta divisão tem se alterado e a necessidade da sociedade tem também evoluído. Desde que se tenha um computador com acesso à internet quase não se precisa de mais nada .. Com as casas a diminuírem cada vez mais a sua área, conseguir ter divisões separadas para cada função torna-se quase impossível. Vêem-se cozinhas abertas para a sala de jantar e as de jantar para as de estar, também quartos com closet ou ainda casas de banho dentro de quartos. Não existem regras desde que o conforto seja sempre conseguido e o gosto pessoal prevaleça. 

Hoje iremos mostrar-lhe exemplos de bibliotecas de zonas de escritório em casas de todos os géneros e tamanhos. Se ainda não tem o seu espaço dedicado à leitura, inspire-se agora..

Zona aberta em apartamento em Berlim

Um escritório e uma biblioteca são espaços diferentes mas ambos conseguem ocupar o meu espaço se for caso disso. A um escritório associamos uma secretária e uma cadeira e a uma biblioteca grandes estantes de livros. Claro que num escritório podem existir estantes, armários ou prateleiras carregados de informação em papel, mas numa biblioteca existe por norma uma zona mais confortável para sentar, como uma sofá, uma chaise lounge ou uma poltrona.

Estes espaços não têm mais de ser fechados e entre 4 paredes. No projecto da imagem, num apartamento em Berlim, a falta de espaço não é de todo um entreve e a zona de biblioteca foi resolvida numa zona ampla no rés do chão onde a luz natural entra fortemente pela janela e ilumina toda a área. Os livros e revistas foram organizados na estante de parede e apenas dois assentos foram colocados a completar o espaço.

Colorido e arrumado!

Esta zona de trabalho de ar confortável e colorida pertence a um projecto de decoração da Hot Dog Interior Design - equipa alemã. Todo o apartamento é pontuado por espaços carregados de cor e de detalhes muito fortes que criam personalidade e tornam cada divisão única. 

A zona de trabalho pode ser conseguida ao misturar um armário com capas de documentos num ambiente de sala de estar. Com o apoio de um candeeiro de pé poderá com facilidade procurar documentos que necessita ou simplesmente anexar mais uns. Na zona de gavetas ou em caixas opte por guardar utensílios de escritório pequenos, como furadores, agrafadores, canetas..envelopes. Visualmente terá sempre o seu espaço arrumado mesmo que a confusão permaneça dentro das caixas. 

Nórdico vs escadinavo

De aspecto escandinavo, onde o branco e a madeira de aspecto claro prevalecem, nasce um espaço dedicado ao estudo entre as paredes inclinadas. A marca Isabell Batenfeld quis provar como o seu armário/estante se adequa tão bem a espaços de trabalho e de arrumação de coisas pequenas, além de servir, dependendo da altura que é montado, também de bancada. A estante é vendida completamente desmontada, vem em módulos e nem são precisas instruções tal é a facilidade de montagem. Devido ao tamanho do espaço e ao mobiliário colocado, este parece-se com um escritório profissional  de um arquitecto ou designer, onde são recebidos clientes para reuniões. As suas poltronas em pele branca fazem em conjunto com a mesa de apoio uma zona de estar agradável e cheia de luz natural. Em dias mais escuros, o candeeiro de tecto de palha e de grandes dimensões ilumina toda a divisão.

Espaço polivalente

E se a sua zona de biblioteca/escritório for num espaço polivalente? Melhor ainda.. uma zona de estar, um local para mesa de dj, mesa de reuniões, estante com livros e decoração..

Um projecto original para um ambiente de trabalho de escritório de empresa em Düsseldorf, na Alemanha. Já deve ter lido e visto imagens que comprovam que cada vez mais empresas se preocupam com o local de trabalho dos seus trabalhadores e têm como objectivo dar-lhes excelentes condições e incentivá-los a umas boas horas de trabalho produtivo em junção com zonas de lazer, como cabeleireiros, ginásio, zonas com música e jogos..zonas de estar e de lazer. Se não tem a sorte de trabalhar numa destas empresas, talvez num futuro próximo todas tenham estas características.

Espaço pequeno, ideias grandes

Escritórios e Espaços de trabalho  por deDraft Ltd
deDraft Ltd

FC Residence I

deDraft Ltd

Em apartamentos pequenos as soluções têm de ser bem pensadas para serem vantajosas, conseguindo-se tirar o maior partido de todo o espaço. É visível a idade do chão em parquet de madeira mas o contraste que é feito com a parede de armário moderno é um benefício enorme. A oposição de estilos é de grande utilidade e valoriza imenso todas as divisões deste apartamento. O armário de portas ocultas, de prateleiras visíveis e de cheios e vazios é o apoio à cadeira de baloiço de Charles Ray Eames sendo o espaço suficiente para uma zona de escritório ou de leitura.

Exemplo nacional

Chalé das Três Esquinas: Escritórios e Espaços de trabalho  por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

No projecto português de Tiago do Vale Arquitectos o zona de escritório na remodelação do Chalé das Três Esquinas apareceu no rés do chão e com esta aparência. Já por diversas vezes falamos neste projecto e nas opções projectuais e decorativas do mesmo, sendo um excelente exemplo de mais um magnifico projecto nacional.

O espaço foi mobilado com elementos de cor escura em contraste com as paredes e tectos brancos e pavimento em mármore. Cada secretária tem o apoio de candeeiros de mesa e acesso às prateleiras de parede. Mais uma exemplo de escritório vs biblioteca cheio de bom gosto ma de formas e elementos muito simples.

Problema resolvido!

Escritório  por Goldstein & Co.
Goldstein & Co.

Industriecharme für die Wohnung

Goldstein & Co.

Como referi inicialmente, um escritório ou biblioteca, nos dias que correm não tem de ser uma divisão só para essa função. Um bom exemplo disso é este armário de gavetas tipo armário de ficheiros antigos que com o apoio de uma cadeira e de um banco dão a sensação de problema resolvido no que toca a um escritório. Os candeeiros de parede são ajustáveis o que permite um maior partido do uso da luz quando necessário. Nas gavetas pode arrumar documentos importantes e outros mais pequenos que esteja sempre a precisar e no fim, fechar à chave. Esta zona pode ser colocada na sua sala de estar, no quarto ou no corredor ou hall de entrada. Seja criativo!

Gostou das imagens e das ideias que lhe sugerimos? Deixe-nos o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!