Jardins pequenos em casas particulares

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Pensar os jardins certamente que nos encoraja para uma maior criatividade, inovação e atenção aos detalhes. Pensar em soluções mais eficazes são cada vez mais uma essência para este tipo de espaços. São as ideias e projectos que se devem adaptar à sua propriedade, De qualquer das formas o período embrionário é sempre o mais complicado de todo o projecto; pensar nas melhores soluções e estéticas para o seu espaço, leva o seu tempo e dedicação. Arquitectos e arquitectos paisagistas estão bem conscientes da igual importância da decoração para pequenos espaços. Os jardins de pequenas dimensões têm uma relação diferente connosco e por isto, na hora de os pensar e projectar, somos ainda mais cautelosos em relação às melhores e mais agradáveis soluções. 

Cientes da necessidade espiritual, funcional e estética destes jardins, decidimos preparar para si um artigo com um conjunto os melhores espaços para sua casa!

Lugares especiais

Jardins modernos por Tyler Mandic Ltd
Tyler Mandic Ltd

Reflected Glory – Holland Park Renovation

Tyler Mandic Ltd

Para muitos, os jardins pequenos são mais do que espaços exteriores da casa. São lugares que nos inspiram e nos mostram um mundo diferente, decorativo e atraente. Poderão ser o cenário perfeito para todo o tipo de eventos e entretenimento.. Para além do jardim, o seu pátio deverá ser um lugar propício para a reflexão e paz interior. Depois do trabalho, que tal parar um pouco e aproveitar para se esticar um pouco num sofá? Temos a certeza que o leitor não pensará em outra coisa senão, o lugar onde está neste preciso momento, desfrutar do espaço e o tempo. Representando uma área de estar, simples, com um possível guarda-sol de jardim ou uma árvore, você também pode escolher entre um banco de madeira rústico, ou um sofá moderno, que combina com os tons neutros de cinza e acastanhados do jardim.

Áreas pessoais

Se há algo não pode falhar no nosso jardim será certamente o espaço privado, onde podemos criar a nossa própria zona privada. Beber o café sob os primeiros raios de sol da manhã,  ou aproveitando as refeições longas durante os dias quentes no verão, tornar-se-ão momentos únicos e deliciosos para nunca esquecer. 

Caminhos pormenorizados

O jardim deve ser um lugar propício para a reflexão e paz interior. Depois do trabalho, que tal parar um pouco e aproveitar para caminhar pelo seu espaço verde? Temos a certeza que o leitor não pensará em outra coisa senão, o lugar onde está neste preciso momento, desfrutar do espaço e o tempo. Representando uma área de estar, simples, com um possível área de flores ou árvore, você também pode escolher entre um banco de madeira rústico, ou um sofá moderno, que combina com os tons neutros de cinza e acastanhados do jardim.

Mobiliário e natureza

Para quem não usufrui de espaço para construir o seu próprio jardim e área lounge,  deixamos esta proposta que certamente será uma excelente alternativa para os que vivem na cidade. Os métodos tradicionais por vezes podem fazer toda a diferença: use as plantas trepadeiras para transformar o seu jardim e alegrar o seu pequeno cantinho pessoal. O deck em madeira torna tudo mais moderno e é possível cultivar todo o tipo de plantas que dão um toque pessoal ao seu terraço.

Junto à água

Ter um pequeno espaço natural poderá ser uma vantagem e uma oportunidade para realizar os seus eventos familiares ou os mais íntimos. As espreguiçadeiras tornam o lugar único e original no seu jardim e a relva será uma mais valia para o seu bem-estar e conforto. Pare por um pouco e relaxe com uma bebida ou um bom livro!

Fins de tarde

Jardins modernos por Cue & Co of London
Cue & Co of London

Open-Plan Kitchen/Living Room, Ladbroke Walk, London

Cue & Co of London

Todos os espaços exteriores para convívio, com jardim ou com natureza envolvente,  diferentes entre si e singulares em estilo, são cada vez mais a fonte de reconhecimento social e económico. Estes espaços são projectados para serem lugares de encontro mas mais que tudo, de montra para todo o tipo de pessoas. Aliados a uma estética multifacetada marcada pela paisagem natural ou citadina, esta proposta é sinónima de lazer e bem-estar!

Aproveitando os espaços

Casa em S. Pedro do Estoril: Jardins modernos por Ricardo Moreno Arquitectos
Ricardo Moreno Arquitectos

Casa em S. Pedro do Estoril

Ricardo Moreno Arquitectos

Procurar as soluções mais eficazes e criativas são cada vez mais uma essência para este tipo de espaços. São as ideias e projectos que se devem adaptar à sua propriedade e à rotina do leitor! Um excelente exemplo de decoração exterior, para quem procura aproveitar o seu jardim para pequenas festas. Os pequenos espaços fazem-nos descobrir e investigar soluções que não tínhamos considerado anteriormente, e com isto, abrimos um mundo novo de possibilidades para a utilização de elementos decorativos. Desde dos materiais até aos elementos ou objectos de design, tudo poderá ser usado para completar o seu espaço privado!

Na entrada de casa

Ter um jardim pequeno não significa propriamente deixar de lado qualquer pedaço de criatividade e delicadeza na sua decoração. Aliás, o que deve ser proposto será uma atenção aos detalhes e a tudo aquilo que nos liga ao nosso espaço pessoal: a cadeira que vem de geração em geração, o pequeno vaso que trouxemos da última viagem, aquele conjunto de plantas exóticas que nos foram oferecidas… Tudo que nos liga aos bons momentos da vida, poderão fazer parte do nosso jardim. Ou neste caso, poderemos descaracterizá-lo e torná-lo mais cómodo para toda a família.

Junto as escadas

Jardins ecléticos por PhytoKinetic S.L.
PhytoKinetic S.L.

DUCHA VEGETAL

PhytoKinetic S.L.

Passamos de um espaço exótico para um jardim mais enraizado na nossa cultura urbana. Agora falamos da concepção deste espaço exterior, que nos parece ajustado e controlado. Este jardim é composto por diversas plantas que cobrem o lugar e uma escada em pedra, o que torna tudo mais original!

Pequenas hortas

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Abrindo um parágrafo para apresentar uma excelente alternativa às decorações boémias e por vezes exageradas, será com certeza a nossa própria área de cultivo, ou neste caso, a horta privada! Quem nunca suspirou em criar algo tão fantástico e importante em sua casa, tal como uma horta caseira? Este tipo de áreas traz todo um especial benefício caseiro e poderá funcionar como elemento decorativo!

Aproveitando as paredes

Não havendo mesmo muito espaço… . não faz mal! Deixe-se inspirar pelo jardim vertical! Normalmente, os jardins que nos rodeiam são pensados para serem apreciados na sua horizontalidade, no entanto, existem excepções e soluções fantásticas que envolvem outra tipologia de jardim: sim, o vertical! Este tipo de jardim pode ocupar uma pequena área da parede, sendo ao mesmo tempo muito criativo e original!

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!