As iluminações correctas para os seus interiores

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

O desenho da iluminação, não só é um elemento importante para a decoração dos espaços, tal como é  ideal para criar diferentes ambientes e efeitos visuais no interior e exterior do seu lar! Com um design moderno, minimalista, orgânico ou vintage, ela é desenhada para servir o habitante , proporcionando momentos únicos de lazer. Neste artigo, mostramos-lhe alguns ateliers e as suas propostas originais que servirão de inspiração para o seu dia-a-dia. Todos os profissionais que trabalham o design da luz artificial. Assim sendo, se o seu desejo passa por acompanhar a estética do design de iluminação, o gosto pelo detalhe e bem-estar no conforto da sua habitação, este artigo é o indicado para si. 

Inspire-se com as propostas e ponha em prática as suas ideias para uma decoração diferente e única em sua casa!

Industrial

Para organizar estes fios e dar um toque industrial ao ambiente, experimente utilizar um conjunto de canos de tubulação. Você pode equilibrar a iluminação e a distribuição das lâmpadas de acordo com o tamanho da estrutura montada e utilizar braceletes de plástico para que os fios fiquem presos de uma forma melhor. Para utilizar esta ideia, dê preferência para estruturas de ferro, já que as de plástico podem derreter com o calor das lâmpadas. Estruturas montadas em formato de quadrado funcionam perfeitamente, mas você pode deixar sua imaginação livre para novos formatos.

Iluminação circular

O desenho da iluminação, não só é um elemento importante para a decoração dos espaços, tal como é ideal para criar diferentes ambientes e efeitos visuais no interior e exterior da sua sala! Hoje em dia multiplicam-se os tipos de soluções no campo da iluminação para todo o tipo de espaços, existindo cada vez mais em largas variedades e opções. Com novos materiais e um design cada vez mais arrojado, uma boa iluminação artificial ou natural garante uma qualidade acrescida ao espaço.

Pequena e de apoio

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Quarto  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

Introduzir pormenores contrastantes criam um ambiente interior mais intenso e dramático. Neste quarto, a iluminação de cor preta marca uma forte presença em relação com o mobiliário, as paredes, têxteis e almofadas. Simples introduções que dão nas vistas, sem encher demasiado o campo visual. Introduzir pormenores contrastantes criam um ambiente interior mais intenso e dramático. Neste quarto, a iluminação de cor preta marca uma forte presença em relação com as paredes, têxteis e almofadas. Simples introduções que dão nas vistas, sem encher demasiado o campo visual.

Efeitos especiais

A atenção aos detalhes é o que define um produto de qualidade superior e a proposta do atelier LINLIN ET PIERRE-YVES JACQUES demonstra que o design é digno dessa máxima. Como principal objectivo de criar ambientes mágicos e transcendentes, este exemplo que apresentamos – o candeeiro SKY –  é o resultado de um desenho orgânico e trabalhado capaz de provocar um efeito único e interessante sobre as paredes interiores. Não esquecendo que o tratamento cromático para estes ambientes deverá ter sempre em conta as cores claras ou neutras, para que exista um equilíbrio e uma unidade entre todos os restantes elementos.

Pequenos detalhes

BOMBARDA: Sala de estar  por Larforma
Larforma

BOMBARDA

Larforma

A empresa portuguesa Larforma apresentam-nos a sua colecção de sofás e juntamente um design de iluminação que completa este mobiliário. O design minimal da iluminação sintetiza e personaliza os espaços  perante o uso controlado da luz. Tome atenção: os espaços bem iluminados durante este período do ano, caracterizado pelos dias cinzentos e chuvosos, são necessários para uma optimização do trabalho realizado por casa. Neste caso, a iluminação artificial proporciona um equilíbrio e um ambiente interior calmo e familiar, sintonizado com os restantes elementos. Assim sendo, o design deste candeeiro juntamente com os materiais usados no interior deste espaço, fazem desta proposta um exemplo de integração e unidade ao nível da linguagem estética. 

Um conceito que poderá ser útil para a renovação do seu espaço.

Orgânica

Casa  por Ociohogar
Ociohogar

Aplique Guau de Arturo Álvarez

Ociohogar

A proposta GUAU,  um desenho original de Arturo Álvarez para o grupo OCIOGOHAR, é uma iluminação fixa de parede composta por discos móveis que criam diversos ambientes consoante a quantidade de luz. O design elegante e sedutor desta iluminação, galardoada com o prémio Red Dot 2010, é uma possível solução para corredores ou locais menos importantes em sua casa. No entanto, mantenha a atenção sobre a falta de luz nos espaços, pois a sua inexistência poderá apresentar um factor risco para a visão e provocar uma sensação de desconforto no seu quotidiano.

No exterior

Terraços  por Cannata&Partners Lighting Design
Cannata&Partners Lighting Design

Private Villa in French Riviera

Cannata&Partners Lighting Design

Pelas mãos de Filippo Cannata, esta ideia para iluminação exterior possui uma característica única que valoriza o design com a natureza. O exterior do projecto VILLA PRIVATA COSTA AZZURRA é uma excelente alternativa para quem aprecia investir nos espaços exterior. Um proposta claramente diferenciada das restantes, desenhada com um respeito excepcional, com qualidade e acima de tudo com imaginação. O design de uma iluminação para ter êxito, não basta ser um produto agradável e de qualidade mas deverá concentrar-se no gosto e estilos de vida do habitante.

Flexível

Casa  por Ociohogar
Ociohogar

Lámpara Bety de Arturo Álvarez

Ociohogar

Novamente, Arturo Álvarez desenha uma colecção de iluminação que poderá contribuir para um maior desempenho, produtividade e equilíbrio estético em cada espaço. Com nome e um desenho associado à mulher – BETY – é um candeeiro aplicável ás zonas de lazer, tal como a sala de estar, de jogos ou até para os quartos individuais. A posição de todos estes elementos nos locais de trabalho devem estar também relacionados com a luz natural existente, pois ela desempenha um papel importante no campo da iluminação interior.

Com chávenas de café

A ideia é simplesmente genial e o resultado é maravilhoso. Se você tem por perto aquelas xícaras em modelos antigos e não sabia bem o que fazer com elas, trouxemos-lhe uma inspiração que irá transformar o seu lar. Para por esta ideia em prática, você precisará da ajuda de um electricista e os seguintes materiais: fio eléctrico, lâmpadas em tamanho pequeno e que caibam dentro de cada xícara, cola e, se possível, xícaras com pires.

Esta é mais uma excelente ideia criativa que, assim como com as xícaras, traz um resultado incrível para a decoração. Utilizando panelas de alumínio, você fará o mesmo procedimento realizado com as xícaras no item acima, utilizando fios eléctricos e lâmpadas um pouco maiores para estarem por dentro das panelas. Se você desejar, poderá trabalhar em formatos espalhados, mas sempre respeitando as medidas contadas a partir do centro, como uma circunferência. Por fim, utilize cores fortes no ambiente para que a decoração possa ganhar o contraste e destaque perfeito no lar. neste projecto do escritório Chicô Gouvêa Arquitectura – Rio de Janeiro -, a decoração ficou incrível com a criatividade explorada através de panelas de alumínio como elementos de decoração.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe o seu feedback na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!