Pisos antiderrapantes para a entrada da sua casa

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Entrance Hall , Studio Hooton Studio Hooton Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

Agora com o mau tempo, é natural que chegue a casa com os pés molhados, gabardinas ensopadas ou guarda-chuvas a pingar por todo o lado. Além de sujar, esta água pode provocar pequenos (grandes!) acidentes, no caso de o piso da entrada da sua casa não estar preparado para estas eventualidades. Por isso mesmo, e porque a época é de festa e não queremos que a quadra seja estragada, propomos-lhe hoje alguns tipos de piso que vai querer considerar para o seu hall de entrada – do mais clássico ao mais moderno, vai ver que vai ter imenso por onde escolher!

Linóleo ou vinil

O linóleo é um material feito de produtos naturais (como o óleo de linhaça, a pedra calcária, a cortiça ou o pó de madeira) que é largamente utilizado para pavimentar diversos espaços. Tem como principais características o facto de ser biodegradável (logo as questões ambientais estão asseguradas) e a facilidade com que se conjuga com a decoração, uma vez que existe em diversas cores e padrões (podendo ainda jogar diferentes placas ou retalhos, como podemos ver no exemplo acima). No entanto, este material necessita de um piso regular para que a sua aplicação fique perfeita.

Alcatifa

A alcatifa teve um o seu apogeu há umas décadas atrás e caiu em desuso pelas suas desvantagens: é um excelente meio de proliferação de ácaros e outros micróbios e requer uma manutenção de limpeza mais assídua, com vista a não acumular muitas poeiras e terra. No entanto, é um piso super confortável ao toque e que lhe permite evitar escorregadelas à porta de casa, já que não é uma superfície escorregadia. 

Tapete ou carpete

Se a opção anterior não o convencer a 100%, pode sempre utilizar uma boa carpete por cima do seu pavimento, em detrimento da aplicação da alcatifa. As grandes vantagens é que pode retirar este elementos sempre que achar conveniente, além do que pode trocá-lo conforme as estações do ano, as épocas festivas ou simplesmente de acordo com a sua vontade. Além disso, as soluções existentes no mercado são rápidas, fáceis e simples, por isso não há como fugir!

Madeira

Para além de ser um material super confortável e acolhedor, a madeira permite-lhe ter um hall de entrada com um aspecto naturalmente bonito. Terá que ter o cuidado de limpar o excesso de água (caso ele exista) para que este não seja absorvido pela madeira, mas para evitar males maiores, pode sempre ter um pequeno tapete logo à porta (como na imagem) apenas para que a maior parte da água fique ali. Pode ainda dar um tratamento à madeira que lhe permita tornar-se mais impermeável e, consequentemente, mais resistente a este tipo de situações.

Pedra

A pedra é um dos melhores materiais para ter à entrada da sua casa. E porquê? Em primeiro lugar, porque é super resistente: lembre-se de que este será um sítio de extremo desgaste, já que será utilizado todos os dias, por uma ou mais pessoas. Por isso mesmo, a pedra é uma óptima aposta, já que se degrada muito mais dificilmente que qualquer outro material acima indicado (afinal de contas, a Torre de Belém já tem centenas de anos e todo o piso continua lá – já um pouco gasto, é certo, mas se formos ver bem, quantos pé já por lá passaram desde a sua colocação?). Mas é importante que veja bem qual o tipo de pedra que vai aplicar: quanto mais rugosa e com aparência natural tiver, melhor. Esqueça os mármores ou outras pedras polidas, pois a probabilidade de escorregar nelas é muito maior! Com a oferta que tem no mercado, pode optar por pedra mais clara ou mais escura, por blocos maiores ou mais pequenos – a escolha é sua! A grande desvantagem? O preço. Mas é para uma boa causa, certo?

De que piso gosta mais?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista