Decoração ao estilo mediterrânico

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O nosso artigo de hoje é sobre um estilo decorativo mais típico dos países quentes: o estilo mediterrânico. Como a própria definição indica este é um estilo que se caracteriza muito em função das fantásticas condições climatéricas do mar mediterrâneo. Assim em traços muito gerais mas para que fique com uma ideia do que vai ver já em seguida, caracterizamos o estilo mediterrânico pelos espaços cheios de luz – para aproveitar o magnífico sol! – pelo uso de materiais como a madeira, a pedra, a cal branca e assima de tudo pelo feeling de verão que estes nos transmitem.

É sem sombra de dúvida um estilo que faz jus ao nome e que mais facilmente encontramos na costa mediterrânica  do que no norte da europa – isto porque o clima é realmente um factor muito importante no contexto deste estilo – ainda assim, com um pouco de imaginação podemos fazer quase tudo aquilo que desejamos e é por isso mesmo que lhe escrevemos este artigo, do qual poderá retirar algumas ideias que poderá pôr em prática em sua casa. Pois então, se ainda acha que está um pouco baralhado, basta fazer um rápido scroll down para perceber do que lhe falamos. Deixemos o sol entrar!

Cores neutras

Cozinhas mediterrânicas por Immotionelles
Immotionelles

Ibiza-Style in Köln

Immotionelles

Mesmo a terminar mostramos-lhe um espaço pertencente a uma casa mais pequena – talvez um open space – onde, apesar de o espaço ser mais diminuto, se respira paz e bem estar. A opção do tecto com as traves em madeira é quanto a nós um super plus que torna desde logo a casa num espaço mais composto e bonito. A sobriedade com que o branco, a madeira e a cor do tijolo – que aqui aparece outra vez na zona da cozinha! – são combinados de forma sublime. Por fim um espaço mais pequeno, não é sinónimo de menos luz e a opção de uma clarabóia no tecto é simplesmente genial!

Elementos decorativos feitos à mão

Começamos com um exemplo que facilmente o elucidará relativamente ao estilo, já que aqui se reúnem uma série de elementos que são muito característicos do estilo mediterrânico. O espaço que vemos é a combinação de uma sala de estar, com uma sala de jantar e ainda com uma cozinha. Relativamente aos materiais a predominância da madeira e da cal branca saltam à vista, no que diz respeito à iluminação natural da casa, adivinhamos uma janela de largas dimensões e por fim, no que diz respeito a apontamentos decorativos vemos que existe uma maior tendência para as cores quentes, pois bem, tudo o que vê é o estilo que temos para lhe apresentar. Existe uma aura de conforto e tranquilidade – repare por exemplo na mesa de jantar que é pensada para que nos sentemos em volta dela com pernas à chinês – que é complementada pela presença das plantas que nos faz idealizar umas férias de sonho. Cheio de vontade que o verão volte outra vez? Também nós, mas para já as belas imagens que se seguem é o que lhe podemos oferecer.

Elementos decorativos naturais

Ambientes exóticos: Casas mediterrânicas por Alpendre Decoração
Alpendre Decoração

Ambientes exóticos

Alpendre Decoração

É muito comum que as casas de arquitectura mediterrânica tenham um alpendre. A imagem que vê é um óptimo exemplo do estilo e faz-nos de imediato pensar numas belas patuscadas. A regra é precisamente a mesma como pode constatar: muita madeira, cores quentes e a presença do verde. neste caso há algo que nos chama a atenção – e a si com certeza também – a cama de rede que vemos pendurada entre as duas colunas. Uma cama destas é de facto um miminho para quem ali está, poucas coisas são tão maravilhosas, como baloiçar ao sabor do vento. Se espreitar um bocadinho mais além poderá ver que também não falta uma maravilhosa piscina para os tão desejados mergulhos de verão. É verdade, a arquitectura mediterrânica está muito perto de uma casa de férias de sonho.

Uso da madeira, do cromado e do tijolo

Como numa casa de férias é importante termos um espaço apropriado para preparar refrescos e umas saladas mediterrânicas – não nos ocorre nenhuma refeição que faça mais sentido! – apresentamos-lhe uma cozinha decorada ao estilo. Antes mesmo de chegarmos à cozinha queremos chamar-lhe a atenção para a parede que o leva até ela, o uso da cor de tijolo conjugada com o branco e a madeira é também muito recorrente neste estilo, uma vez mais no sentido de criar um espaço quente e aconchegante. Na cozinha em si, o que vemos é um espaço muito desafogado onde o branco, a madeira e o cromado predominam. 

Diferentes texturas

HAPPY HOME 2014: Quartos mediterrânicos por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Como qualquer divisão da casa pode ser decorada ao estilo mediterrânico, apresentamos-lhe um quarto cheio de cor e boa disposição. Para fugirmos um bocadinho à combinação do branco com a madeira escolhemos especialmente este exemplo, que ainda que mostrando uma paleta de cores diferente das que fomos observando até então, não deixa de pertencer ao estilo. Parece-nos difícil começar por outro lado que não a cabeceira de cama. Com um rendilhado que nos remete directamente para o norte de África – como vê continuamos pela zona do mediterrâneo – esta cabeceira amarela dá uma alegria e vida únicas ao espaço e conjugada com a bonita colcha de borboletas é um exemplar fantástico, para uma casa de estilo mediterrânico.

Plantas mediterrânicas

Casas de banho mediterrânicas por Immotionelles
Immotionelles

​Single-Haus in Köln im mediterranen Stil

Immotionelles

Se pensava que a casa de banho podia fugir a este estilo, desengane-se! Como vê por tudo aquilo que lhe fomos escrevendo até então, esta não poderia fazer mais jus ao estilo. A parede que vemos é simplesmente deliciosa, com pequenos azulejos quadrados de diferentes tons, dentro do espectro branco e castanho ela é mais do que suficiente para a decoração da casa, contudo não podemos deixar de referir o quão bem escolhido foi o móvel de casa de banho em madeira e loiça branca. Ainda se lembra de lhe falarmos na presença das plantas? Pois aí está, uma vez mais a serem usadas como elemento decorativo.

O que achou do nosso artigo?! Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!