Ideias para projectar um jardim

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Domingo de sol em todo o país e a menos de uma semana para a Primavera. Qual a melhor coisa para fazer senão lançar mãos à obra no jardim?

Um jardim é o nosso paraíso dentro de casa. Para relaxar, receber os amigos durante a época estival, receber as boas energias da natureza. Seja qual for o tamanho do seu, há muitas maneiras de rentabilizar o espaço disponível e de o adaptar às suas necessidades, desejos e estilo de vida.

Hoje temos para si um livro de ideias repleto de inspiração e design de exteriores. O design do jardim é a arte de projectar e planear a organização e as plantações do seu jardim, sempre em harmonia com a paisagem que o envolve.  Prepare o bloco de notas, arregace as mangas e acompanhe-nos nesta caminhada ao ar livre, bem orientados pelos nossos arquitectos paisagistas, pois claro!

Desenhar a paisagem

Das primeiras coisas que nos vem à cabeça quando pensamos em jardim: relva. Se tem a sorte de ter um jardim de grandes dimensões, consulte  as várias opções de relvado. Há cada vez mais variedades, com diferentes exigências de manutenção. Nesta propriedade, o terreno irregular serviu como ponto de partida aos arquitectos paisagistas para criar novas interpretações do espaço: uma grande variedade de vegetação, cores e texturas, ondas de boa energia e criação de um espaço de relaxamento mas também de diversão. Neste caso um jardim que exige muita manutenção e sistemas de rega automáticos.

Certifique-se com os especialistas sobre a natureza do solo, a altura indicada para semear plantas, flores e legumes.

Se pelo contrário, não quer assumir todos os compromissos associados à manutenção de um jardim relvado, a utilização do deck, a combinação do deck com pedras naturais, a introdução de piso acimentado, mosaicos hidráulicos… podem ser algumas soluções para si.

Elemento água

Na cultura oriental, a água simboliza a vida.  Tal como existem piscinas  pré-fabricadas, também existem lagos pré-fabricados, de fácil instalação. A criação de sons de água é sempre uma opção muito relaxante e agradável, que enriquece este pequeno refúgio privado e que nos transporta para lugares de paz e tranquilidade.

O deck é uma excelente maneira de transformar um pequeno jardim, com muito pouco esforço. Fácil de aplicar, fácil de manter e económico e resistente às condições climáticas (aconselhável para zonas mais húmidas).

Refúgio de paz

Jardins modernos por Martin Hall Design
Martin Hall Design

Summer house and Zen garden

Martin Hall Design

Há imensas maneiras de tirar partido dos exteriores da sua casa, independentemente das condições climatéricas. Falamos, por exemplo, de abrigos de jardim, um tema já abordado esta semana. Esta estrutura que vemos na imagem faz parte do portfólio de Martin Hall Design. Bem integrada num tranquilo jardim japonês, oferece abrigo para dias mais frios e até mesmo para tardes de muito calor.

Caminhos de luz

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Quando o assunto é projectar o seu jardim, pensar a iluminação é sempre uma questão importante. Um jardim, tal como qualquer outro espaço da sua casa, deve ser vivido durante o dia e à noite. Neste caso, a iluminação serve para criar ambiente e tornar o espaço confortável e fazer dele também um lugar nocturno. A portuguesa MUDA é a responsável pelo planeamento deste Jardim Bambu.

Um jardim na cidade

Se o seu jardim tem pouco espaço de plantação, pense noutras maneiras de introduzir plantas e flores, cores e texturas que enriquecem o espaço. Escolha o local estratégico e adapte-o às condições.

Inspiração romântica

Da cidade para o campo, do presente para o passado. Viaje no tempo com esta pérgola de inspiração romântica. Uma estrutura de ferro aberta, ideal para intervalar o seu jardim ou receber convidados. De fácil instalação, este elemento pode ser o que quiser: um refúgio privado de paz e tranquilidade, o lugar favorito para almoços entre amigos, ou o oásis perfeito para um pequeno almoço a dois. Quando o estilo clássico se encontra com o design contemporâneo, lindamente enquadrado neste jardim repleto de flores.

Qual destas ideias combina com o seu jardim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!