Decoração de Natal com materiais naturais

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O Natal está a chegar! É verdade, já falta pouco para essa época mágica do ano que entusiasma os adultos e as crianças. Quadra de paz, luz e calor, num mundo cada vez mais frio e impessoal. Devia ser todos os dias, mas infelizmente está confinado a um curto período do ano…

Está também, por isso, a chegar a altura de decorar a sua casa para as festas e nós temos a certeza de que já começa a pensar no assunto! Na verdade o Natal é aquela altura do ano em que, mesmo os que não são adeptos de grandes mudanças, mudam a decoração.

A árvore é obrigatória mas não se fique por aí… Velas, guirlandas, coroas, o presépio, estrelas! Um mundo que não vai querer deixar ficar para o último minuto. Com certeza não vai querer colocar na sua sala um artigo qualquer, que ficou a sobrar lá no centro comercial.

O Natal quer-se saboreado, planeado, concebido, com calma e gosto, para que fique perfeito para si. E não precisa de acessórios caros para ter a sua decoração. Claro que se for esse o seu gosto e tendência, há uma imensidão de acessórios riquíssimos, clássicos, à sua disposição. Mas se tem gostos mais simples, ama a natureza e é adepto do faça você mesmo, este é o artigo para si.

Faça uma excursão pela natureza e recolha folhas, troncos e ramos, pinhas e bagas. E depois ponha mãos à obra e crie decorações simples, a que pode adicionar toques mais elaborados, se quiser. Utilizando materiais naturais, de estilo rústico, encha a sua casa de luz e cor nesta data, com as nossas oito ideias para decorar a sua casa no Natal!

Estrelas de Natal

Salas de estar rústicas por M&S
M&S

Christmas Lifestyle

M&S
M&S
M&S

Estas estrelas, na imagem incluídas numa decoração natalícia muito tradicional em tons de branco e prateados, são simples de executar e dão um efeito espetacular em qualquer casa. São feitas com ramos de videira atados entre si com gavinhas e fios, e depois envolvidas com guirlandas de luzes led.

Comece por fazer triangulo isósceles, atando três ramos, e depois use o ângulo mais aberto para construir o resto da estrela. Depois utilize gavinhas para construir uma rede à volta desta estrutura. Se não conseguir arranjar gavinha suficiente pode usar o mesmo fio com que atou os ramos. E estão prontas! Agora é só enfeitar a seu gosto e enrolar as guirlandas de luzes e desfrutar.

Árvore estlizada, para pendurar

Sala de estar  por homify

As civilizações antigas consideravam as árvores como um símbolo divino. Cultivam-nas e realizavam festivais em sua honra, pois consideravam que a sua posição vertical marcava a simbólica aliança entre o céu e a terra. No solstício de inverno árvores eram enfeitadas com, fitas, frutos e flores da época. Com o início do cristianismo esses costumes foram absorvidos e incorporados na festa em honra do nascimento do Salvador. E o conceito mantém-se até hoje!

No caso da decoração acima o conceito de árvore foi reduzido à sua expressão mais minimalista, mantendo-se a ideia de verticalidade e remetendo para os abetos cónicos dos países nórdicos na forma. A lembrar as primitivas árvores de Natal, aqui os elementos decorativos são todos naturais e até comestíveis.

Para a sua execução utilizaram-se aros de madeira com diâmetros progressivamente mais pequenos, unidos entre si por fios vermelhos, sendo depois suspensos. E é o seu peso que depois confere a rigidez necessária para a adição dos outros elementos. Para enfeitar utilizaram-se maçãs vermelhas, polidas com cera, nozes, pinhas velas e vários outros elementos naturais, fáceis de encontrar. Na execução desta ideia o mais difícil mesmo será confecionar os aros.

Minimalista em madeira

Casa  por Wood BC
Wood BC

Sapin COURCHEVEL

Wood BC

Mais uma árvore conceptual, feita em madeira, muito ecológica! Não nos devemos esquecer do planeta. Todos os Natais toneladas de desperdícios são depositados nos ecopontos e é nosso dever diminuir esta agressão ao meio ambiente.

Nesta ideia também a árvore foi minimalizada ao conceito da estrutura. Foi elaborada com ripas de madeira justapostas em estrela e fixadas num eixo, também ele de madeira. Nas extremidades foram escavadas depressões circulares onde se colocaram velas. Os elementos decorativos, como bolas e sinos são em tons de vermelho. Relativamente simples de executar esta árvore fica muito decorativa e luminosa com todas as velas, inserindo-se perfeitamente num ambiente rústico e campestre. E se no ano que vem não a quiser usar de novo pode sempre servir de combustível para a lareira!

Para fazer com as crianças

Sala de estar  por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

Uma árvore bem fácil de fazer e um excelente projeto para envolver as crianças. Utilize papel de embrulho com diferentes motivos, colados sobre cartolina e recorte losangos, deixando duas abas num dos ângulos. Dobre os losangos pelo meio e cole-os quatro a quatro usando as abas, de modo a construir estrelas. As estrelas devem progressivamente diminuir de diâmetro. Empilhe-as num eixo, que pode ser por exemplo um pau de espetada e um pedaço de sabão e remate a parte superior com uma pequena estrela. Faça o vaso colando uma tira de cartolina de modo a fazer uma argola à volta do sabão e já está, fez uma decoração única para enfeitar a sua casa. Experimente, os miúdos vão adorar!

Um calendário do advento em feltro

Casa  por Mundo Raquel
Mundo Raquel

Calendario de Adviento

Mundo Raquel

Esta ideia de decoração poderá ser colocada no quarto das crianças, na sala na cozinha, onde lhe apetecer. Serve para iniciar a contagem decrescente até ao Natal e chama-se calendário do advento. Este foi executado em feltro colorido recortado e colado com a forma de árvore. Os motivos pendurados são também executados em feltro. O feltro é um tecido feito de lã ou outros pelos de animais, unidos por um processo mecânico, que depois é tingido. Faça os moldes, recorte e cole. Chame os miúdos e passem uma tarde divertida em família. Uma ideia muito engraçada para fazer numa tarde de chuva!

Chegou o pai natal, e trepou pelo monte da lenha!

Pai Natal em Cerâmica com gorro teciso: Casa  por Maravilhas do Berço Lda
Maravilhas do Berço Lda

Pai Natal em Cerâmica com gorro teciso

Maravilhas do Berço Lda

Esta decoração natalícia tão gira foi idealizada pela loja de decorações  Maravilhas do Berço, Lda., de Guimarães. Utilizando troncos de madeira serrados, simples, empilhados, dois pais natais de cerâmica com gorros de tecido e uma pequena árvore com neve artificial conseguiu-se um pormenor decorativo rustico muito divertido, simples e barato. Fantástico para uma casa com crianças!

O requinte dos metais, usando cabaças

Candeeiros: Casa  por NOficina
NOficina

Candeeiros

NOficina

Estes candeeiros com um ar natalício foram executados pelo atelier ’NOficina’, de Parede. Parecem feitos de metal, certo? Mas não são! São feitos com cabaças, secas e limpas por dentro, que posteriormente foram perfuradas fazendo motivos e pintadas com tintas metalizadas. Um pequeno candeeiro é depois colocado lá dentro pela abertura da base, e quando é ligado a luz sai pelas perfurações projetando os motivos nas paredes em luz! A ideia, embora excelente não será fácil de executar, nomeadamente no que toca a encontrar os materiais necessários, se não vive no campo. Mas são lindos, não são? A solução passa mesmo por adquirir na loja!

Castiçais rústicos

Castiçais: Casa  por Second Life
Second Life

Castiçais

Second Life

Feitos de materiais bastante simples de encontrar, estes castiçais dão ótimos centros de mesa e têm lugar em qualquer decoração natalícia! Saia de casa, dê um passeio, e traga materiais. Tente encontrar folhas bonitas para secar. Arranje cascas de pinheiro. Um pedaço de madeira depois de limpo e tratado fica muito bonito. Depois é só agregar vários elementos em volta de um copo com pé ou mesmo uma pequena taça de vidro, colocar uma vela e tem um castiçal! Simples, não? O que conta é a imaginação!

Gostou, mas quer continuar a ver ideias para decorações de Natal? Então veja também o nosso artigo ’Decorações de Natal’.

Decidiu-se a fazer as suas próprias decorações neste Natal? Tem mais ideias? Conte-nos tudo na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!