Estantes com inspiração Bauhaus

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Apesar dos cem anos que passaram desde a inauguração da primeira Bauhaus, os princípios estabelecidos por esta escola revolucionária – pelas mãos de Walter Gropius - ainda estão muito presentes nos projectos dos nossos tempos. Esta escola de arquitectura e de artes decorativas fundada em 1919, foi a mais influente do século XX e lançou as bases do design contemporâneo, principalmente na investigação por uma linguagem visual funcionalista, despojada de ornamentos, em relação directa com a estética industrial e alinhada com vanguardas artísticas, como o Cubismo e o Abstraccionismo. 

O objectivo desta escola esteve também em incentivar as relações entre os artistas modernos, os artesãos qualificados e a indústria. Para além disso, todas as esferas humanas eram importantes: sociais, culturais, antropológicas e estéticas. Por outro lado, a produção de um produto em baixo valor e com o padrão de qualidade, tornar-se-ia um conceito defendido pela escola. 

Hoje apresentamos -lhe algumas ideias Bauhaus aplicadas a estantes para quartos, salas e outros espaços. Olhamos para o passado com vista no presente, onde toda uma linguagem estética é testada e produzida para benefício do ser humano!

Prático e atraente

Sala de estar  por Dare Studio
Dare Studio

Dixon Modular Storage

Dare Studio

Apesar de sua aparência, esta prateleira com um aspecto retro inspira-se no mais famoso de todos os movimentos de design moderno. A hierarquia deste elemento é deveras interessante – no topo podemos salvaguardar os itens não são necessários durante as nossas tarefas diárias; a segunda parte sugere que livros ou molduras poderão ser aqui expostos ; na base da estante poderá encontrar um conjunto de gavetas, excepcionais para guardar certos itens. Para o seu quarto ou para a sua sala,  esta estante poderá ser a solução para a salvaguarda de todos os itens que são fáceis de perder, como controles remotos e baterias. Seja qual for o caso, esta estante retro, de inspiração Bauhaus, é um maravilhoso exemplo de mobiliário moderno, inspirado em tempos passados.

Brincando com as formas

Sala de estar  por design by nico
design by nico

bookcase TOTEM

design by nico

Este exemplo de estante é relativamente simples, mas com uma forte marca contemporânea na sua geometria. Apesar de sua aparência branca e escultural, a estante TOTEM cria uma noção lúdica de ritmo e de variância através das aberturas angulares e geométricas. Encarnando a noção de forma sempre segue a função, estas caixas originais podem ser empilhadas até a uma altura desejável.  Para todo o tipo de espaço, o leitor poderá salvaguardar os seus livros, recordações, ou fotos de família, de uma forma funcional e prática.

Simplicidade modular

Sala de estar  por Delica

Esta proposta delicia-nos pelas formas geométricas, simplicidade e funcionalidade. A ideia parece-nos visualmente eficaz: três elementos verticais combinados com três horizontais.  A sua construção poderá ser diferente, consoante a necessidade de espaço, e com isto conseguiremos outra estante, completamente original.  O segredo está no nome desta estante modular - Phi 60. Todas as medidas   multiplicam-se ou dividem-se com 60 por Phi,  um número irracional, com propriedades muito especiais.

Geometria da cor

Em tempos de grande produção, a Bauhaus também se inspirou com as imagens e especialmente, pelas cores primárias. Neste modelo que apresentamos essas cores foram alteradas, no entanto, ocupam o espaço físico numa clara inspiração geométrica. Uma estante perfeita e que pode ser utilizada em quartos infantis ou estúdios.

Horizontal e vertical

Surpreendente e impressionante, esta prateleira caracteriza-se pela composição equilibrada e simétrica, mas ao mesmo tempo apresenta um dinamismo visual. Em madeira e combinada com dois tons diferentes, esta prateleira brinca com a verticalidade e  horizontalidade.  Por fim, a nossa revisão de algumas prateleiras de uma forma ou de outra, são herdeiras dessas linhas que marcaram os designers e arquitectos da Bauhaus.

Interessou-lhe o nosso artigo de hoje? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!