Uma casa rústica com um look contemporâneo | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Uma casa rústica com um look contemporâneo

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
SH HOUSE Casas escandinavas por PAULO MARTINS ARQ&DESIGN Escandinavo
Loading admin actions …

Implantada em apenas 35m2,  a casa que lhe mostramos neste livro de ideias destina-se a refúgio de fim de semana. Trata-se de uma  recuperação fantástica de uma casa rústica. Foi imperativo manter o traçado original da mesma, optando-se apenas por demarcar os vãos existentes recorrendo ao uso do aço corten e dimensionando a sua aplicação consoante o peso visual pretendido por forma a hierarquizar a ausência de massa. Desta forma, segundo os arquitectos PAULO MARTINS ARQ & DESIGN foi possível equilibrar volumetricamente o conjunto. 

A casa divide-se em dois pisos, sendo que a zona social, organizada no r/c, aproveita o relacionamento directo com as zonas exteriores, enquanto que a suíte, localizada no piso superior, privilegia de um acesso realizado por uma escadaria interna que se desmaterializa, servindo não só para arrumos como também para separar fisicamente os espaços/usos. Foi tão intencional preservar a essência histórica do objecto construído como foi a intervenção de carácter contemporâneo que se acrescentou ao edifício. Cores claras e linguagem minimalista contribuem para maximizar os limites construídos e desobstruir visualmente o espaço que por si só já é bastante reduzido.

Fachada

A nova fachada da habitação permite imaginar com bastante clareza aquilo que seria a casa anteriormente. Assim, poderá determinar o que terá sido aproveitado e reinterpretado e aqueles que são os novos elementos. 

Facilmente percebemos que esta casa rústica com fachada de pedra tradicional sofreu uma intervenção recente e que agora está melhor adaptada aos tempos que correm e com um aspecto contemporâneo.

O espaço envolvente

A casa encontra-se rodeada por um jardim amplo onde podem ser encontradas por exemplo árvores de fruto e alguns pinheiros. Como pode ver é uma pequena casa, com fachada de pedra, vãos de dimensões tradicionais e um telhado também tradicional. Uma moradia agradável que nos remete para o passado.

Sala de estar

A sala de estar é bastante moderna tendo um estilo minimalista. Aqui domina o branco, existe um tapete e sofás muito confortáveis e ainda, para os dias mais frios uma lareira. Este é certamente um  lugar super agradável para se estar, sobretudo no inverno.

Cozinha e sala

Repare bem que mesmo com pouco espaço este não perde qualidades, é preciso saber aproveitar bem, que é o que acontece aqui. A cozinha, com todas as funcionalidades necessárias e espaço para cozinhar tem uma zona inclinada que dá lugar à escadaria. No mesmo espaço está integrada a sala de jantar, com mobiliário simples e moderno.

Sistema de arrumação

Mostramos-lhe uma imagem semelhante à anterior para lhe mostrar o sistema de arrumação, mais uma forma de organizar o espaço. Repare na parte inicial das escadas em ambas as imagens, são três degraus passíveis de serem movimentados e onde se podem colocar objectos como por exemplo livros. 

Casa de banho

A casa de banho é espaçosa e tem o privilégio de ter uma janela que permite contemplar uma vista fantástica, para além de trazer imensa luz ao espaço. 

O chão é em madeira, o espelho é comprido o que faz o espaço parecer ainda mais amplo. A combinação dos diferentes elementos com os azulejos azuis claros resulta bastante bem. Repare como também aqui, no interior, a pedra está presente.

Veja outras ideias para recuperar a casa de banho aqui.

Quarto de casal

Não tendo muito espaço o quarto é muito agradável porque tem duas janelas que para além de permitirem a entrada de luz proporcionam uma vista magnífica, que pode mesmo ser vista para quem está na cama, bem confortável.

Um cenário idílico

Um cenário idílio, perfeito para ter uma casa para o refúgio dos fins de semana. Conheça aqui o exemplo de outra casa no estilo rústico, neste caso no alto douro.

Gostou? Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!