Jardins modernos por Egue y Seta

8 dicas para tornar a sua casa mais segura

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

O que é mais importante é a sua segurança e a da sua família, é tomar cuidado para que a casa onde vivem seja o mais seguro possível. Às vezes, não é apenas a casa que deve ter toda a segurança possível, é também a atitude das pessoas que vivem nela…  

Hoje vamos partilhar convosco alguns conselhos, que pode pôr em prática para ter uma casa mais segura. Mais vale prevenir do que remediar, já diz o ditado…  

Embora hajam muitas técnicas que pode cumprir para proteger a sua casa, deve ainda, implementar pequenas rotinas de segurança, para evitar sustos. Estas medidas irão ajudá-lo no dia-a-dia, sem por isso proceder a grandes obras ou despesas.

Veja as dicas que temos para si e esperamos que lhe seja útil.

1. As fechaduras em portas e janelas são pontos fracos, verificá-las regularmente!

Casas minimalistas por Bojorquez Arquitectos SA de CV

Confira, regularmente, as fechaduras nas portas e janelas. Lembre-se que as fechaduras podem ser um ponto fraco na segurança da sua casa. Estes podem estar usadas e esta é uma informação sabida dos seus familiares, amigos e vizinhos. Se estiver em casa sozinho ou estiver fora por um dia ou dois, é necessário inspecionar todas as pequenas e grandes fechaduras que tiver em casa, de forma a preservar a sua segurança.

2. Atenção: Não saia fora de casa, mesmo por um curto período de tempo, com uma janela aberta!

Janelas   por Productos Cristalum
Productos Cristalum

Ventana de Proyección

Productos Cristalum

Afinal, quem sabe se não há alguém a controlar a sua rotina ou esperar que saia para poder entrar em sua casa… Tenha atenção e não deixe as janelas abertas.

3. Instale na porta um sistema de segurança e um alarme

Janelas   por Excelencia en Diseño
Excelencia en Diseño

la puerta de ingreso

Excelencia en Diseño

Nas portas de entrada, da sua casa, deve ter um sistema de segurança e alarme instalado, com a placa da empresa visível. Pôr mais do que uma fechadura e reforçar a parte das dobradiças da sua porta com ângulos de metal, pinos de aço, etc..

Tome cuidado para que não haja espaço entre o piso e as portas. Se tiver algum espaço, pode ser colocado uma haste de aço.

4. Faça com que o portão da sua garagem possa ser aberto à distância

Instale luzes na sua garagem e perto do portão da garagem automático. Alguns ladrões têm por hábito esperar que saia da garagem com o carro e infiltrar-se dentro do espaço ou num caso mais dramático, irão obrigá-lo a sair do carro, para poder ter acesso à casa. Aproveitarão para roubar material. E neste caso, não consegue fazer nada, a não ser deixar…

No entanto, para evitar isso, não abra a porta, sobretudo se não conhecer as pessoas. Mantenha-se no seu carro e deve contactar as outras pessoas que estão dentro de casa, para não saírem. Dê várias voltas de carro, até considerar o terreno seguro, para finamente abrir o portão da garagem e entrar.

Nota: é importante averiguar o bom funcionamento do comando da garagem para que possa abri-lo a uma boa distância de casa. Além disso, confira o tempo que o portão da garagem demora a fechar, pois este tem de fechar o mais rapidamente possível. 

5. Guarde documentos importantes, títulos de propriedade, informações bancárias…

Todos os documentos importantes como títulos, cartões bancários, passaportes, informações bancárias e jóias devem ser armazenados numa gaveta especial, como por exemplo numa parte discreta do seu closet, armário ou qualquer área que é pouco comum, improvável e que não esteja à vista. 

Prepare uma lista com os nomes de todos os dispositivos electrónicos que tiver em sua casa, incluindo o número de série, o modelo, a marca e mesmo uma fotografia indicando as suas características importantes. Ajudará imenso no processo de averiguação com a polícia. 

6. As redes sociais… serão seguras?!

Escritórios e Espaços de trabalho  por Mezquite
Mezquite

Estudio

Mezquite

Não diga a toda a gente que vai viajar ou sair fora… Ao dar este conhecimento pelas redes sociais estará a fornecer importantes informações. Já sabe que as redes sociais podem ser traiçoeiras e que a informação passada, pode não envolver só a nossa rede de amigos. Tenha o cuidado de ao menos bloquear os seus perfis e manter tudo em privacidade. 

Para induzir em erro os ladrões e assaltantes, pode colocar temporizadores e controlar remotamente a televisão, para funcionar em certos momentos do dia, para fazê-los sentir que a casa está ocupada.

7. Coloque barras de ferro nas janelas, como aquelas que não estão à vista nos jardins e caves

As grandes janelas da parte de trás da casa podem ser uma excelente oportunidade para os assaltantes, já que estão mais resguardados e pouco visíveis, ao contrário da parte de frente da casa, que estão mais expostos. Para uma maior proteção pode colocar umas barras em ferro, que protegerão o espaço e impedirão o acesso à sua casa. 

8. Tenha um sistema de iluminação exterior e interior que pode ser programado

Casas modernas por Imativa Arquitectos
Imativa Arquitectos

Residencia R53

Imativa Arquitectos

Se estiver a passar umas férias longe de casa, pode instalar um programa que controla certas luzes do exterior e do interior, em determinados momentos do dia. Isso já traz alguma segurança. 

Por outro lado, peça a um vizinho para recolher o seu correio e deixe algumas cortinas ligeiramente abertas, na parte da frente, mas não as abre num ponto fulcral da casa, para não ser vistos eletrodomésticos e outros itens caros.

Leitura Sugerida - Vai de férias? Shhhhhh ninguém precisa de saber!!

A sua casa já foi assaltada? Desconhecia alguns destes conselhos? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!